Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Volta Valenciana: Amaro Antunes 6º na vitória de Tony Martin; Dubai Tour: Degenkolb vence e Kittel golpeado; Portugueses na luta pela corrida Club La Santa; O melhor e o pior de ser ciclista profissional (Vídeo).

Volta Valenciana: Amaro Antunes 6º na vitória de Tony Martin


O português Amaro Antunes (W52-FC Porto) terminou em 6º a primeira etapa em linha da Volta a la Comunitat Valenciana. O alemão Tony Martin (Katusha-Alpecin) venceu em solitário, completando o pódio o holandês Pim Ligthart (Roompot-Nederslandse Loterij) e o esloveno Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo). O belga Greg Van Avermaet (BMC) assumiu o comando da geral.

A segunda etapa ligou Alicante a Denia num total de 180,6 km, contendo no percurso de sobe e desce constante o Alto de Maymo, Xixona, Benifallim e duas passagens pelo Alto de Montigó, a última a 6 km da chegada.

A fuga demorou a tomar forma, sendo apenas perto dos 30 km que um trio conseguiu construir alguma vantagem para o pelotão. Johan van Zyl (Dimension Data), Cyril Gautier (AG2R La Mondiale) e Hector Saez (Caja Rural-Seguros RGA) chegaram a ter 6 minutos de vantagem, mas nos quilómetros finais esfumou-se no asfalto, terminando a aventura a 15 km da meta.

À medida que o final do dia se aproximou, na última subida de Montigó lançou-se um grupo de corredores na frente, entre eles Tony Martin, que aproveitou a descida para ganhar uma decisiva vantagem e seguir até à conquista da linha em Denia, estreando o palmarés com as cores da Katusha-Alpecin.

“Conhecia o final pelos nossos estágios e sabia que estava em boa condição, por isso, tinha um plano na minha mente e o plano funcionou. É bom começar a temporada para a Katusha-Alpecin desta maneira, especialmente depois do mau dia de ontem. A equipa apoiou-me a 100% numa etapa que foi meio louca, com muitas quedas e muita chuva. Eu próprio caí duas vezes. Mas tinha um plano em mente e em condições de chuva não há muitos corredores a conseguirem acompanhar-me. Tomei alguns riscos, mas tudo resultou conforme o plano. Normalmente só ganho no contra-relógio, portanto é especial ganhar nesta corrida de fundo”, declarou Tony Martin.

No grupo que se seguiu na meta, a 11 segundos, destacou-se Amaro Antunes (W52-FC Porto) em 6º lugar, não representando qualquer surpresa, já que o ciclista português sempre obtém resultados destacados no confronto com equipas WorldTour. O novo líder da geral, Greg Van Avermaet (BMC) chegou em seguida na 8ª posição, a 19 segundos.

A terceira etapa irá ligar Canals a Riba-Roja de Túria em 161 km.

Resultados, Top 10 e Lusos
Tony Martin (Ger) Katusha-Alpecin
4:44:35
Pim Ligthart (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
+11s
Primoz Roglic (Slo) LottoNL-Jumbo
+11s
David de la Cruz (Esp) Quick-Step Floors
+11s
Michele Scarponi (Ita) Astana
+11s
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
+11s
Nairo Quintana (Col) Movistar Team
+11s
Greg Van Avermaet (Bel) BMC
+19s
Philippe Gilbert (Bel) Quick-Step Floors
+19s
10º
Kristian Sbaragli (Ita) Dimension Data
+19s
44º
Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto
+47s
52º
Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto
+56s
71º
Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto
+1:02s
72º
Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto
+1:02s
107º
Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto
+5:59s
117º
António Carvalho (Por) W52-FC Porto
+5:59s
146º
Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto
+12:03s
148º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+14:24s

Classificação Geral
Greg Van Avermaet (Bel) BMC
5:28:11
Manuel Senni (Ita) BMC
m.t.
Ben Hermans (Bel) BMC
m.t.
David Lopez (Esp) Team Sky
+21s
Nicolas Roche (Irl) BMC
+37s
David de la Cruz (Esp) Quick-Step Floors
+41s
Philippe Gilbert (Bel) Quick-Step Floors
+49s
Zdenek Stybar (Cze) Quick-Step Floors
+49s
Daniel Martin (Irl) Quick-Step Floors
+49s
10º
Nairo Quintana (Col) Movistar Team
+54s
61º
Amaro Antunes (Por) W52-FC Porto
+4:19s
67º
Joaquim Silva (Por) W52-FC Porto
+4:55s
69º
Samuel Caldeira (Por) W52-FC Porto
+5:04s
72º
Rui Vinhas (Por) W52-FC Porto
+5:10s
97º
Ángel Sánchez (Esp) W52-FC Porto
+7:33s
113º
Gustavo Veloso (Esp) W52-FC Porto
+10:07s
114º
António Carvalho (Por) W52-FC Porto
+10:07s
140º
Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto
+16:11s
148º
Rafael Reis (Por) Caja Rural-Seguros RGA
+17:55s

Tony Martin conquista a primeira vitória com as cores Katusha-Alpecin (© TDWSport.com)


Dubai Tour: Degenkolb vence e Kittel golpeado


A 4ª edição do Dubai Tour tem sido totalmente alemã nas linhas de meta. Ao terceiro dia, a vitória sorriu ao ciclista alemão John Degenkolb (Trek-Segafredo), que se impôs ao sul-africano Reinardt Janse Van Rensburg (Dimension Data) e ao italiano Sonny Colbrelli (Bahrain-Merida). Marcel Kittel (Quick-Step Floors) cruzou a meta 11º, mantendo a liderança da geral.

John Degenkolb mostrou-se radiante à chegada: “É de loucos! Estive no limite todo o dia. Nos ventos cruzados, não estava imediatamente no primeiro grupo, mas lutei muito para juntar-me a eles. Foi um trabalho incrível da equipa. Também mentalmente, eles fortaleceram-me. Fomos a todos o gás para a vitória e levaram-me na perfeição. Incrível! É muito bom começar a época assim. Não quero considerar isto como um regresso. Tive momentos difíceis, mas ficaram para trás. Estou somente a planear a minha temporada para as clássicas, tem corrido bem até ao momento. A equipa é muito forte e está muito motivada. É uma óptima sensação entregar esta vitória à minha nova equipa.”

Embora mantendo a liderança da geral, o dia não foi tão positivo para Marcel Kittel, que explicou o episódio passado a meio da jornada com o corredor Andrei Grivko da Astana, que acabou por ser excluído da prova. “Fui golpeado por Andrei Grivko da Astana. Por essa razão tinha sangue na cara, mas não caí. Houve alguma confusão na corrida. A minha equipa trabalhou bem para o sprint, mas eu não estava na melhor posição e talvez a minha cabeça também estivesse noutro lugar.”

A terceira etapa percorreu 200 km até à chegada a Al Aqah. A mais longa das jornadas desta 4ª edição viu a fuga formar-se com 20 km percorridos. Mark Christian (Aqua Blue Sport), Luka Pibernik (Bahrain-Merida), Loic Vliegen (BMC) e Alex Dowsett (Movistar Team) aguentaram a perseguição do pelotão quase toda a jornada, sendo a fuga alcançada a 3 km do final.

Na meta, John Degenkolb rematou o trabalho dos companheiros com uma vitória em Al Aqah, obtendo o segundo triunfo da temporada para a Trek-Segafredo.

O português Nelson Oliveira (Movistar Team) terminou mais uma jornada inserido no pelotão, cruzando a linha na 22ª posição.

A quarta etapa chegará a Hatta após 109 km, tendo sido encurtada dos seus iniciais 172 km para segurança do pelotão, devido às tempestades de areia.

Resultados, Top 10 e Lusos
John Degenkolb (Ger) Trek-Segafredo
4:03:08
Reinardt Janse Van Rensburg (RSA) Dimension Data
m.t.
Sonny Colbrelli (Ita) Bahrain-Merida
m.t.
Juan José Lobato (Esp) LottoNL-Jumbo
m.t.
Riccardo Minali (Ita) Astana
m.t.
Jean-Pierre Drucker (Ned) BMC
m.t.
Elia Viviani (Ita) Team Sky
m.t.
Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
m.t.
Adam Blythe (GBr) Aqua Blue Sport
m.t.
10º
Daniele Bennati (Ita) Movistar Team
m.t.
22º
Nelson Oliveira (Por) Movistar Team
m.t.

Classificação Geral
Marcel Kittel (Ger) Quick-Step Floors
12:34:54
Dylan Groenewegen (Ned) LottoNL-Jumbo
+8s
John Degenkolb (Ger) Trek-Segafredo
+10s
Nicola Boem (Ita) Bardiani-CSF
+13s
Jean-Pierre Drucker (Lux) BMC
+14s
Reinardt Janse Van Rensburg (RSA) Dimension Data
+14s
Alex Dowsett (GBr) Movistar Team
+14s
Thomas Stewart (GBr) One Pro Cycling
+14s
Jakub Mareczko (Ita) Wilier Triestina
+16s
10º
Mark Cavendish (GBr) Dimension Data
+16s
42º
Nelson Oliveira (Por) Movistar Team
+20s

John Degenkolb vence ao sprint a 3ª etapa em Al Aqah (© Dubai Tour)

Após a etapa, Marcel Kittel expressou no Twitter que não aceitava as desculpas de Grivko. Apesar do sucedido, o ciclista alemão não perdeu o humor, brincando com a situação ao dizer "Acabo de procurar Grivko no google e diz que ele tem 70 km. Cara, conhece os teus limites!!"

 

Portugueses na luta pela corrida Club La Santa


Sábado, dia 4 de Fevereiro, começa a emocionante corrida de Mountain Bike Club La Santa com o melhor pelotão de sempre e os melhores ciclistas lusos no campo de batalha. Dona de uma impressionante história, a prova chega a um novo patamar em 2017 ao estrear-se no calendário MTB da UCI na categoria S2.

Um total de 500 ciclistas de 22 países irá enfrentar os trilhos da prova de quatro etapas Club La Santa, no cenário paradisíaco da ilha vulcânica de Lanzarote. Em Elites, Portugal conta com a luxuosa representação do olímpico David Rosa (Tropix Factory Team), Luís Leão Pinto (Avimil-160k-Lionforce) e Valério Ferreira (BTT Loulé/BPI/Elevis), tendo no feminino a presença de Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI/Elevis).

Nos demais escalões, as cores nacionais estarão a cargo em Master 30 de André Henriques (BTT Loulé/BPI/Elevis), Rui Grilo (CC Cofete-Aloverafresca-Playitas), Bruno Rosa (Vasconha BTT Vouzela), José Silva (Individual) e em Master 40 de Rui Silvestre (G. Santa Cruz-Litoralmotors.pt).

A primeira das quatro etapas corre-se no sábado e tem uma extensão de 39 km com 600m de subida. Os corredores terão de enfrentar o possível vento, que normalmente se sente nesta área. A areia será também um elemento a ter em conta neste primeiros quilómetros de corrida.

Domingo, a segunda etapa irá atravessar uma área icónica da competição e da ilha de Lanzarote, os trilhos das montanhas de Fogo, Timanfaya. No total serão 52 km de percurso com 800m de subida e algumas descidas, nos quais os ciclistas terão a oportunidade de experimentar alguns trilhos divertidos no caminho de volta a Club La Santa, local de partida e chegada.

A terceira etapa é de vital importância para a geral, já que se disputa numa crono-escalada de 21 km desde a praia até à Ermita de las Nieves. Situada numa deslumbrante arriba com vista para o mar, quase a 600m de altura, é o ponto privilegiado para ver toda a ilha. Antes de lá chegar, os participantes terão de ter percorrido 600m de subida desde a praia Famara.

A quarta e última etapa, disputada na terça-feira, contém no menu 87 km de percurso exigente ao longo do norte de Lanzarote, além de 1500m de subida com uma longa e difícil descida no meio da corrida, que promete demonstrar quem são os melhores corredores. Um dia de percurso variado, que inclui pistas, asfalto, areia, trilhos, pedras e mais areia, tornando-o na etapa mais completa da corrida e, definitivamente, na mais dura.

Entre os ciclistas presentes destaca-se Sergio Mantecón. Vencedor da prova em 2014 e 2013, o ciclista espanhol chega em grande forma, após vencer na semana passada a Costa Blanca Bike Race, na qual estiveram os portugueses Mário Costa e Joana Monteiro (Primaflor-Mondraker-Rotor), tendo a atleta lusa terminado em 2º lugar da geral. Também presente estará o vencedor de 2015 Soren Nissen, o belga Sebastian Carabin, o russo Anton Sintsov e o austríaco Karl Markt.

Do lado feminino, destacam-se as espanholas Sandra Santanyes, Mayalen Noriega, Susana Alonso, Rocío Martín e a campeã nacional norueguesa de Maratonas Jeanette Persson.



O melhor e o pior de ser ciclista profissional (Vídeo)


O Global Cycling News foi tentar perceber junto ao pelotão do Dubai Tour qual a sua opinião sobre o melhor e o pior de se ser ciclista profissional.

Koen de Kort (Trek-Segafredo), Dylan Groenewegen (LottoNL-Jumbo), Bernie Eisel e Reinard Janse Van Rensburg (Dimension Data), Alex Dowsett e Rory Sutherland (Movistar Team), Christian Knees e Jon Dibben (Team Sky), Andy Fenn e Matt Brammeier (Aqua Blue Sport), Samuel Sanchez, Daniel Oss e Jempy Drucker (BMC), partilharam algumas interessantes e curiosas respostas. Conheçam-nas no vídeo!


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.