Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quarta-feira: Volta ao Alentejo: Nocentini triunfa na etapa inaugural; Carnaval italiano recorda Pantani; Apresentação Clássica da Arrábida; Apresentação Alcobaça Clube de Ciclismo; Dia 1 Abu Dhabi Tour by Velon (Vídeo).


Volta ao Alentejo: Nocentini triunfa na etapa inaugural


Rinaldo Nocentini deu à equipa Sporting-Tavira a primeira vitória da temporada na etapa inaugural da Volta ao Alentejo. O italiano da equipa continental lusa bateu ao sprint a concorrência, completando o pódio os espanhóis Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA) e Carlos Barbero (Movistar Team).

A 35ª Alentejana começou hoje com um percurso de 158 km entre Portalegre e Castelo de Vide, contendo quatro prémios de montanha na segunda parte da jornada: Cabeço do Mouro (2ªcat km 102,2), Monte Paleiros (3ªcat km 107,3), Marvão (4ªcat km 118) e Sra. da Penha (3ªcat km 138,6).

Cedo do pelotão saiu a fuga do dia, composta por Matteo Dal-Cin (Rally Cycling) e Sean McKenna (Na Post Chain Reaction). O duo chegou a ter 9 minutos para o pelotão, comandado primeiramente pela W52-FC Porto e depois pela Movistar Team e Caja Rural-Seguros RGA, sendo o trabalho de ambas equipas a determinar o término da aventura ao km 100.

Com dois dos quatro prémios de montanha superados, um quarteto destacou-se do grande grupo, composto por Alejandro Marque (Sporting-Tavira), Ricardo Vilela (Manzana Postobon), Logan Owen (Axeon Hagens Berman) e Nicholas Schultz (Caja Rural-Seguros RGA). Esta aventura também não chegou a bom porto, terminando antes da última dificuldade do dia.

Na derradeira subida de Sra. da Penha, Aldemar Reyes (Manzana Postobón) e Edward Dunbar (Axeon Hagens Berman) ganharam uma curta vantagem para o pequeno pelotão de 40 corredores, que se tinha formado. O colombiano coroou o alto, valendo-lhe com os pontos angariados nas anteriores subidas a camisola da montanha. O duo foi alcançado à falta de 5 km.

O pelotão de cerca de 40 corredores rumou à meta instalada em Castelo de Vide, onde a linha de todas as decisões foi disputada ao sprint. Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) foi o mais forte deste primeiro dia, vestindo a primeira camisola amarela da edição de 2017, liderando também a classificação dos pontos.

Aldemar Reyes (Manzana Postobón) comanda na montanha, Jasper de Laat (Metec-TKH) na juventude e a Manzana Postobón por equipas.

Amanhã, a segunda etapa liga Monforte a Portel em 171,3 km.

Resultados, Top 10 [resultados completos]
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
4:04:09
Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
m.t.
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
m.t.
David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé
m.t.
Jan Tratnik (Slo) CCC Sprandi Polkowice
m.t.
Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
m.t.
Jasper de Laat (Ned) Metec-TKH
m.t.
Andrey Amador (CRc) Movistar Team
m.t.
Jetse Bol (Ned) Manzana Postobón
m.t.
10º
Krister Hagen (Den) Team Coop
m.t.

Classificação Geral, Top 10
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
4:03:59
Eduard Prades (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
+4s
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
+6s
David de la Fuente (Esp) Louletano-Hospital de Loulé
+10s
Jan Tratnik (Slo) CCC Sprandi Polkowice
+10s
Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
+10s
Jasper de Laat (Ned) Metec-TKH
+10s
Andrey Amador (CRc) Movistar Team
+10s
Jetse Bol (Ned) Manzana Postobón
+10s
10º
Krister Hagen (Den) Team Coop
+10s

Rinaldo Nocentini venceu a 1ª etapa da Alentejana (© Volta ao Alentejo)


Carnaval italiano recorda Pantani


A Gazzetta dello Sport publicou hoje a emoção e os aplausos vividos no passado domingo no Carnaval de Cento (Fe), em Itália, pelo carro alegórico da Associação Risveglio com homenagem a Marco Pantani.

O famoso Pirata continua na memória de todos e nem nas festas de Carnaval falta a sua recordação, com a presença da mãe Tonina e do pai Paolo, que acompanharam desde o carro alegórico a homenagem a seu filho, juntamente com representantes do clube de fãs de Pantani.

Em declarações à Gazzetta dello Sport, a mãe de Pantani disse: “Foi belíssimo. É incrível o que Risveglio conseguiu fazer. Imaginei o Marco nas corridas e comovi-me. Se tivesse estado aqui, teria se divertido muito e teria dançado connosco. Até no Carnaval se pode fazer jstiça. Quis estar aqui, porque prometi ao Marco que estaria onde ele não pudesse estar e são 12 anos que luto. Agora estou um pouco mais serena.” O pai de Pantani, também afirmou: “Ouvi tantos aplausos para o meu Marco. O mundo todo o amou e eu senti esse calor.”

A imagem de Pantani foi representada tendo nas suas costas um galeão fantasma e tentáculos de um polvo, contendo na frente do carro uma faixa com a frase: ‘Ontem, hoje, amanhã, justiça para Pantani’.

(© Gazzetta dello Sport)


Apresentação Clássica da Arrábida


A Federação Portuguesa de Ciclismo deu a conhecer os pormenores da Clássica da Arrábida, segunda prova pontuável do Troféu Liberty Seguros, a realizar a 5 de Março.

O Troféu é composto por três provas, tendo já realizado a Provade Abertura – Região de Aveiro, ganha pelo jovem Francisco Campos (Miranda-Mortágua), seguindo-se a Clássica da Arrábida e a fechar, a 12 de Março, a Clássica Aldeias do Xisto.

O pelotão Elite/Sub-23 ruma à Arrábida para percorrer 186,6 km entre Setúbal e o Castelo de Palmela, num percurso onde os últimos 70 km contêm cinco prémios de montanha, o último dos quais na linha de meta de 2ª categoria. Segundo a FPC, “A Clássica da Arrábida terá um final espectacular e original. A subida para a meta tem 2,6 km, os primeiros 1500m em terra batida e os derradeiros 1100m em empedrado.”

Presentes vão estar as equipas portuguesas, continentais e de clube: Efapel, LA Alumínios-Metalusa-BlackJack, Louletano-Hospital de Loulé, RP-Boavista, Sporting-Tavira, W52-FC Porto, ACDC Trofa, Jorbi-Team José Maria Nicolau, Liberty Seguros-Carglass, Maia, Miranda-Mortágua, Moreira Congelados-Feira-Bicicletas Andrade e Sicasal-Constantinos-Delta Cafés.

Do estrangeiro completam o pelotão as espanholas Burgos BH e Caja Rural-Seguros RGA amateur, as norte-americanas Axeon Hagens Berman e Rally Cycling, a boliviana Equipo Bolivia, a norueguesa Team Sparebanken Sor e a russa Lokosphinx.

A Clássica da Arrábida insere-se num protocolo de três anos da Federação Portuguesa de Ciclismo e das edilidades de Palmela, Sesimbra e Setúbal, a fim de dinamizar a Arrábida como região de ciclismo. Segundo a FPC, “O protocolo prevê a identificação e mapeamento de percursos cicláveis e das infra-estruturas de apoio aos praticantes, assim como a realização de eventos que projectem, nacional e internacionalmente, a Arrábida.”

Perfil Clássica da Arrábida (© UVP-FPC)


Apresentação Alcobaça Clube de Ciclismo


O Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola apresentou no passado domingo as suas equipas de formação para a temporada de 2017.

O Clube declarou: “Fazer do desporto uma escola de formação de valores humanos e desportivos foi o objectivo traçado para a época num Clube que assume que a sua ambição é que os atletas sejam alegres e felizes a praticar esta popular modalidade desportiva. Sem metas pré-definidas, porque os vencedores não se conhecem à partida, as equipas mostraram-se determinadas em dar o seu melhor para que cada um consiga atingir os seus objectivos, num Clube que assume que a sua finalidade é a formação, criando as condições para que todos os jovens tenham condições para a prática da modalidade e os melhores possam desenvolver as suas aptidões.”

A equipa Júnior é composta por Pedro Lopes, Gonçalo Aranha, Carlos Rosa, Bruno Mendes, Gonçalo Silva, Bernardo Santos e Guilherme Mota.

A equipa de Cadetes conta com Daniel Fortes, José Madeira, Henrique Fróis, Julian Espinoza, Carlos Fernandes, Gabriel Casal e Daniel Prata.

No escalão Escolas, a equipa conta em Juvenil com Diogo Sousinha e Gonçalo Santo; em Infantil com Tiago Santos, Tomás Garcia, Amílcar Madeira, David Casal e Jorge Rosa; em Iniciados Ana Rita Carvalho; em Benjamins Madalena Santos; em Pupilos Rafaela Garcia, Mafalda Garcia, Matilde Ferreira e Madalena Ferreira.

Compõem a equipa técnica Aurélio Sardinha (Treinador Grau II), Carlos Ferreira (Treinador Grau II), Levi Patrício (Treinador Grau I), Ana Salomé (Treinadora Grau I), Pedro Garcia (Fisioterapeuta), Ana Marques (Massagista), José Gomes (Médico), Nuno Santos (Monitor) e Paulo Sousinha (Monitor). Em Masters, Mauro Jorge e Raquel Badilha.

Alcobaça CC 2017 (© Facebook Equipa)


Dia 1 Abu Dhabi Tour by Velon (Vídeo)


Começa amanhã o Abu Dhabi Tour, competição que se segue no calendário UCI WorldTour. Antes da pedalada de saída, a Velon traz-nos neste vídeo a incursão das equipas à pista de Fórmula 1, a fim de testar as condições que irão enfrentar na quarta etapa, no circuito F1 Yas Marina de 26 voltas. A prova contará com a presença do português Rui Costa (UAE Team Emirates).


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.