Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts deste sábado: Volta ao Alentejo: Logan Owen triunfa, Barbero mantém amarela; Rui Costa triunfa e lidera Abu Dhabi Tour; Daniela Reis cumpre objectivo Omloop; Etapa 3 Volta ao Alentejo (Vídeo).


Volta ao Alentejo: Logan Owen triunfa, Barbero mantém amarela


O jovem norte-americano Logan Owen, de 21 anos, vencedor da Liège-Bastogne-Liège U23 em 2016, conquistou a primeira vitória da temporada para a Axeon Hagens Berman na quarta etapa da Volta ao Alentejo. Na meta bateu ao sprint o líder da amarela Carlos Barbero (Movistar Team) e o holandês Jasper De Laat (Metec-TKH).

O penúltimo dia na Alentejana ligou Odemira a Alcácer do Sal em 175,2 km, apenas com uma dificuldade de 4ª categoria em Santiago do Cacém (km 86). A fuga do dia teve como protagonistas Adam Jamieson (An Post Chain Reaction), Artem Nych (Gazprom-Rusvelo), Rob Britton e Evan Huffman (Rally Cycling).

À passagem pela subida de Santiago do Cacém, coroado pelo canadiano Rob Britton, vencedor do Tour of the Gila 2015, o quarteto contava com 5 minutos de vantagem. Manzana Postobón, Movistar Team e Metec-TKH uniram forças na frente do pelotão para apagar a distância para o quarteto, sendo o objectivo alcançado perto do final dentro dos derradeiros 3 km.

Na luta pela meta, o jovem norte-americano Logan Owen destacou-se entre a concorrência, agarrando o triunfo em Alcácer do Sal. As equipas lusas voltaram a estar na frente com Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) em 5º e Edgar Pinto (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) em 6º lugar.

Na geral, as equipas lusas continuam na luta pelo pódio com Rinaldo Nocentini em 2º e Edgar Pinto em 6º.

Carlos Barbero (Movistar Team) esteve novamente em destaque, lutando pelo triunfo da jornada e mantendo a camisola amarela e dos pontos. Aldemar Reyes (Manzana Postobón) permaneceu no comando da montanha e Jasper De Laat (Metec-TKH) da juventude, enquanto o comando colectivo pertence à equipa vencedora do dia Axeon Hagens Berman.

Amanhã, a quinta e última etapa liga Ferreira do Alentejo a Évora em 168,9 km.

Resultados, Top 10 [resultados completos]
Logan Owen (USA) Axeon Hagens Berman
3:58:53
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
m.t.
Jasper De Laat (Ned) Metec-TKH
m.t.
Edward Dunbar (Irl) Axeon Hagens Berman
m.t.
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
m.t.
Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
m.t.
Jan Tratnik (Slo) CCC Sprandi Polkowice
m.t.
Evgeny Shalunov (Rus) Gazprom-Rusvelo
m.t.
Adrien Costa (USA) Axeon Hagens Berman
m.t.
10º
Garikoitz Bravo (Esp) Euskadi-Murias
m.t.

Classificação Geral, Top 10
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
16:22:13
Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira
+17s
Jasper De Laat (Ned) Metec-TKH
+23s
Krister Hagen (Den) Team Coop
+26s
Edward Dunbar (Irl) Axeon Hagens Berman
+27s
Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack
+29s
Jan Tratnik (Slo) CCC Sprandi Polkowice
+29s
Garikoitz Bravo (Esp) Euskadi-Murias
+29s
Logan Owen (USA) Axeon Hagens Berman
+29s
10º
Jhonatan Narvaez (Ecu) Axeon Hagens Berman
+29s

Pódio da 4ª etapa Volta ao Alentejo (© Jim Anderson)


Rui Costa triunfa e lidera Abu Dhabi Tour


O campeão do mundo de 2013 Rui Costa entregou hoje à UAE Team Emirates uma importante vitória. No alto de Jebel Hafeet, o campeão português ergueu os braços para a conquista da terceira etapa e subida ao comando da geral do Abu Dhabi Tour. Ler artigo completo, aqui.

Rui Costa triunfa em Jebel Hafeet (© Helena Dias)


Daniela Reis cumpre objectivo Omloop


A campeã nacional Daniela Reis continua a escrever novos horizontes no ciclismo feminino português. Depois de ser a primeira ciclista lusa a ingressar numa equipa feminina do mais alto escalão UCI, a belga Lares-WaowDeals, Daniela abriu hoje a temporada numa das mais duras clássicas belgas, terminando em 70º a Omloop Het Nieuwsblad.

A prova feminina, de categoria 1.1, decorreu ao longo de 122 km, mais curta do que a prova masculina de 198,3 km e pertence ao calendário UCI WorldTour, ambas com partida e chegada em Gent. No menu, as nove subidas de Nokereberg, Tiegemberg, Kluisberg, Cote de Trieu, Paterberg, Kortekeer, Ladeuze, Wolvenberg e Molenberg, e os seis troços de empedrado de Ruiterstraat, Karel Marteistraat, Holleweg, Paddestraat, Lippenhovestraat e Lange Munte.

Daniela Reis cumpriu a prova na totalidade, cruzando a meta em 70º lugar, sendo a segunda ciclista da equipa Lares-WaowDeals na classificação geral, a seguir a Sofie De Vuyst em 20º. O pódio feminino foi totalmente holandês, com a vitória em solitário de Lucinda Brand (Team Sunweb), seguida de Chantal Blaak (Boels-Dolmans) e Annemiek Van Vleuten (Orica-Scott), a 15 segundos.

Na prova masculina, o belga Greg Van Avermaet (BMC) conquistou pelo segundo ano consecutivo a vitória da Omloop Het Nieuwsblad, batendo novamente na meta o campeão do mundo Peter Sagan (BORA-hansgrohe) e completando o pódio Sep Vanmarcke (Cannondale-Drapac), vencedor em 2012.

Resultados Femininas, Top 10
Lucinda Brand (Ned) Team Sunweb
3:19:58
Chantal Blaak (Ned) Boels-Dolmans
+15s
Annemiek Van Vleuten (Ned) Orica-Scott
+15s
Ellen Van Dijk (Ned) Team Sunweb
+15s
Elisa Longo Borghini (Ita) Wiggle High5
+15s
Amanda Spratt (Aus) Orica-Scott
+28s
Jolien D’Hoore (Bel) Wiggle High5
+1:47s
Sheyla Gutiérrez (Esp) Cylance Pro Cycling
+1:47s
Danielle King (GBr) Cylance Pro Cycling
+1:47s
10º
Gracie Elvin (Aus) Orica-Scott
+1:47s
70º
Daniela Reis (Por) Lares-WaowDeals
+9:21s

Resultados Masculinos, Top10
Greg Van Avermaet (Bel) BMC
4:48:04
Peter Sagan (Svk) BORA-hansgrohe
m.t.
Sep Vanmarcke (Bel) Cannondale-Drapac
m.t.
Fabio Felline (Ita) Trek-Segafredo
+43s
Oscar Gato (Ita) Astana
+50s
Luke Rowe (GBr) Team Sky
+50s
Oliver Naesen (Bel) AG2R La Mondiale
+50s
Jasper Stuyven (Bel) Trek-Segafredo
+50s
Matteo Trentin (Ita) Quick-Step Floors
+50s
10º
Adrien Petit (Fra) Direct Energie
+50s

Daniela Reis (© Hinnink Paul)


Etapa 3 Volta ao Alentejo (Vídeo)


Hoje fechamos a edição com o vídeo da 3ª etapa da Volta ao Alentejo, disputada ontem entre Mourão e Mértola, com vitória do colombiano Juan Sebastian Molano (Manzana Postobón) ao final dos 208 km.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...