Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts deste domingo: Fabio Felline conquista Trofeo Laigueglia; Reinardt JV Rensburg e Stefan de Bod campeões sul-africanos de fundo; Magnus Cort Nielsen conquista Clásica de Almería; Primaflor-Mondraker-Rotor com licença UCI Elite; Elites Ana Azenha e Soraia Silva vencem Taça de Portugal de Pista; Tour de France 2018 começa em Vendée (Vídeo).


Fabio Felline conquista Trofeo Laigueglia


O italiano Fabio Felline (Selecção de Itália) venceu a 54ª edição do Trofeo Laigueglia (1.HC). Completaram o pódio o francês Romain Hardy (Fortuneo-Vital Concept) e o italiano Mauro Finetto (Delko Marseille Provence KTM).

A prova italiana de 192,5 km, com partida e chegada em Laigueglia, viu surgir aos primeiros quilómetros muitas tentativas de fuga, que acabou por tomar forma pela iniciativa de Davide Orrico (Sangemini-MG.Kvis), Remy Di Gregorio (Delko Marseille Provence KTM), Antonio Di Sante (GM Europa Ovini) e Conor Dunne (Aqua Blue Spor), juntando-se mais tarde Ettore Carlini (d’Amico-Utensilnord). O quinteto conseguiu manter-se na frente até à falta de 58 km para o final da jornada, momento em que a fuga foi alcançada já após a primeira passagem pela meta.

Com o pelotão fragmentado, seguiu-se nova tentativa de fuga por parte de Mattia Cattaneo (Androni Giocattoli-Sidermec), Jan Polanc (UAE Abu Dhabi), Alexandre Geniez (AG2R La Mondiale), Mauro Finetto e Quentin Pacher (Delko Marseille Provence KTM), sendo alcançados à falta de 15 km.

Um novo e derradeiro ataque de Fabio Felline (Selecção Itália) ditou o desenlace da corrida, conseguindo manter o ritmo na frente até à linha de meta e triunfando em solitário com uma vantagem de 25 segundos para o grupo perseguidor. Com esta vitória, o ciclista de 26 anos da Trek-Segafredo alcançou o primeiro triunfo da temporada.

Resultados, Top 10 e Luso
Fabio Felline (Ita) Itália
4:54:01
Romain Hardy (Fra) Fortuneo-Vital Concept
+25s
Mauro Finetto (Ita) Delko Marseille Provence KTM
+25s
Matteo Trentin (Ita) Itália
+25s
Cyril Gautier (Fra) AG2R La Mondiale
+25s
Francesco Gavazzi (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec
+25s
Arthur Vichot (Fra) FDJ
+25s
Matej Mohoric (Slo) UAE Abu Dhabi
+25s
Mattia Cattaneo (Ita) Androni Giocattoli-Sidermec
+25s
10º
Romain Combaud (Fra) Delko Marseille Provence KTM
+25s
DNF
João Almeida (Por) Unieuro Trevigiani-Hemus 1896


Fabio Felline conquista Clásica de Almería (© Sirotti)



Reinardt JV Rensburg e Stefan de Bod campeões sul-africanos de fundo


Reinardt Janse Van Rensburg (Dimension Data) sagrou-se este domingo campeão nacional sul-africano de fundo. Completaram o pódio o sub-23 Stefan de Bod (Dimension Data for Qhubeka) e Willie Smit (Roadcover).

Elites e sub-23 disputaram em conjunto a prova de estrada dos Campeonatos Nacionais Sul-Africanos.

Fazendo parte da mesma equipa, Reinardt Janse Van Rensburg da esquadra WorldTour Dimension Data e Stefan de Bod da formação Dimension Data for Qhubeka aliaram esforços para serem os mais fortes neste dia. Quando Stefan de Bod atacou a 50 km do final, rapidamente viu chegar junto a si Rensburg e Willie Smit. O duo da Dimension Data tudo fez para deixar Smit para trás, conseguindo-o à falta de 20 km. Unidos num último esforço, trabalharam em sintonia até à linha de meta.

Após a medalha de bronze alcançada na prova de contra-relógio na passada quinta-feira, Reinardt Janse Van Rensburg agarrou o ouro ao final dos 179,5 km percorridos em Wellington. O campeão nacional sub-23 de contra-relógio, Stefan de Bod ficou no segundo lugar elite e primeiro sub-23, cruzando a meta com o mesmo tempo de Rensburg. A 1m24s terminou em terceiro Willie Smit (Roadcover), vice-campeão em contra-relógio.

“Esta é a primeira vez que ganho a prova de fundo dos Nacionais em qualquer categoria. É um momento muito especial para mim. A equipa foi fantástica, fizeram um grande trabalho. As condições eram-nos favoráveis com os fortes ventos cruzados, estivemos sempre à espera do vento, porque sem ele seria difícil endurecer a corrida e poderia ter sido mais complicado para nós. Mexemos na corrida após 90 km e depois tornou-se um jogo de números. Stefan foi realmente incrível, é um talento, mas agradeço a toda a equipa por esta vitória. É um sonho tornado realidade e irei vestir a camisola nacional na Europa com orgulho”, declarou Reinardt Janse Van Rensburg.

“A corrida sub-23 correu-nos muito bem. No final, o meu maior adversário foi o meu companheiro de equipa Nicholas e, obviamente, não estávamos a correr um contra o outro. Na corrida geral, vi a oportunidade de atacar e resultou bem com Reinardt a vir comigo, juntamente com Willie. Este é um grande começo de ano para mim e só espero conseguir levar esta forma para a Europa, já que o meu foco principal este ano é a Europa”, concluí-o Stefan de Bod.

Resultados, Top 10
Reinardt Janse Van Rensburg (Dimension Data)
4:33:11
Stefan de Bod (Dimension Data for Qhubeka)
m.t.
Willie Smit (Roadcover)
+1:24s
Ryan Gibbons (Dimension Data)
+2:33s
Jacques Janse Van Rensburg (Dimension Data)
+2:42s
Evan Carstens
+5:55s
Benjamin Fish
+8:11s
Carl Bonthuys
+8:12s
Slahde Seale
+8:13s
10º
Henry Liebenberg
+9:48s

Reinardt Janse Van Rensburg campeão nacional sul-africano (© @Cycle_Nation)
  

Magnus Cort Nielsen conquista Clásica de Almería


O dinamarquês Magnus Cort Nielsen (Orica-Scott) venceu a 30ª edição da Clásica de Almería (1.1), batendo ao sprint o alemão Rüdiger Selig (BORA-hansgrohe) e o belga Jens Debusschere (Lotto Soudal).

No final da prova espanhola de 190,9 km, Magnus Cort Nielsen agarrou o segundo triunfo da temporada, após a conquista da terceira etapa na Volta a la Comunitat Valenciana. Para a Orica-Scott, esta representa a nona vitória da temporada.

Resultados, Top 10
Magnus Cort Nielsen (Den) Orica-Scott
4:31:22
Rüdiger Selig (Ger) BORA-hansgrohe
m.t.
Jens Debusschere (Bel) Lotto Soudal
m.t.
Carlos Barbero (Esp) Movistar Team
m.t.
Amaury Capiot (Bel) Sport Vlaanderen-Baloise
m.t.
Baptiste Planckaert (Bel) Katusha-Alpecin
m.t.
Maciej Paterski (Pol) CCC Sprandi Polkowice
m.t.
Daniel López (Esp) Burgos BH
m.t.
Raymond Kreder (Ned) Roompot-Nederlandse Loterij
m.t.
10º
Jonas Van Genechten (Bel) Cofidis
m.t.

Pódio da Clásica de Almería 2017 (© BORA-hansgrohe / Stiehl Photography)


Primaflor-Mondraker-Rotor com licença UCI Elite


A equipa Primaflor-Mondraker-Rotor, dos ciclistas lusos Mário Costa e Joana Monteiro, viu confirmada a licença Elite por parte da União Ciclista Internacional, uma das doze reservadas às melhores esquadras do mundo na vertente de XCO.

A licença Elite, equivalente à WorldTour para as equipas de Estrada, permitirá à Primaflor-Mondraker-Rotor participar em todo o calendário da Taça do Mundo de XCO, bem como nas principais corridas internacionais sem necessitar de convite por parte das organizações das provas.

Os êxitos desportivos do plantel de 2017 tornaram possível esta distinção, que coloca em destaque o bom trabalho da direcção técnica. A Primaflor-Mondraker-Rotor obteve o 9º lugar na classificação mundial por equipas, diante de formações históricas e donas de um grande palmarés.

“Esta notícia é uma grande alegria e, sobretudo, a confirmação de que o trabalho que estamos a realizar vai no bom caminho. Trata-se de algo histórico para o BTT espanhol e vai-nos permitir estar presentes na Taça do Mundo em pleno, sem necessidade de esperar pelo convite dos organizadores. É claro que temos de agradecer aos patrocinadores pela sua aposta em nós. Este projecto continua a crescer dia-a-dia e estas novidades só nos motivam mais para continuar nesta linha”, declarou o manager da equipa Fran Pérez.

Recorda-se que, recentemente, Joana Monteiro finalizou no 2º lugar do pódio da Costa Blanca Bike Race, juntamente com a companheira de equipa Raiza Goulão, enquanto Mário Costa finalizou em 5º da geral com o companheiro Milton Ramos.

(© PMRA Racing Team)


Elites Ana Azenha e Soraia Silva vencem Taça de Portugal de Pista


O Velódromo Nacional em Sangalhos, Anadia, recebeu este sábado a Taça de Portugal de Pista. No escalão elite, a vitória ficou nos pedais da ciclista Ana Azenha (Individual) e da campeã nacional Soraia Silva (Bairrada). Ler artigo completo, aqui.

Prova Elite Feminina (© João Fonseca)


Tour de France 2018 começa em Vendée (Vídeo)


A organização confirmou hoje Vendée e Pays de la Loire como local do Grand Départ do Tour de France de 2018, repetindo assim o local de partida da edição de 2011.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.