Avançar para o conteúdo principal

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta segunda-feira: Amaro Antunes: Venci! (Imagem); Fernando Grijalba vence etapa no Tour de Filipinas; Wildcards Paris-Roubaix; Entrevista a Francisco Campos; Alejandro Valverde e as 100 vitórias; Melhores momentos 4º dia Campus Actívate Calpe (Vídeo).


Amaro Antunes: Venci! (Imagem)


Garra, trabalho, dedicação, perseverança, entrega, humildade, respeito, simpatia… se um grande atleta deve combinar algumas destas características, o português Amaro Antunes (W52-FC Porto) soma todas as características referidas e ainda alia a enorme qualidade enquanto ciclista profissional.

Como o Cycling & Thoughts escreveu há dois anos, quando realizámos o seu perfil, «Amaro Antunes distingue-se pela lufada de ar fresco que traz ao ciclismo. Pedala com leveza e alegria, juntando um toque de elegância e crescente maturidade. Revela frescura no estilo de pedalar, um pouco à imagem de como observamos o jovem colombiano Esteban Chaves», ambos do mesmo ano de nascimento, 1990.

Acrescentámos nesse perfil que «Amaro Antunes alia a capacidade na montanha à desenvoltura no contra-relógio, mostrando margem de progressão nas duas vertentes. Assume-se sempre com vontade de vencer, bem alicerçada por uma mentalidade humilde e conhecedora das capacidades dos adversários com quem disputa as metas. Brilha a nível nacional e enfrenta com destreza o asfalto internacional. Os nomes com quem se bateu nas metas além-fronteiras são bem reveladores do seu valor. É uma pérola no pelotão nacional à espera de ser revelada aos olhares do mundo.»

Na imagem que elegemos para esta edição, a lente do fotógrafo João Fonseca reflecte as palavras com que definimos Amaro Antunes, nesta fotografia de celebração da sua vitória no Alto do Malhão, Volta ao Algarve.

Celebração de Amaro Antunes no Alto do Malhão (© João Fonseca)


Fernando Grijalba vence etapa no Tour de Filipinas


O ciclista espanhol Fernando Grijalba, de 26 anos, venceu a terceira etapa do Tour de Filipinas, dando à Kuwait-Cartucho.es a primeira vitória do ano da equipa continental.

Fernando afirmou que se sentia melhor depois de cada etapa e não estava enganado. Após o 9º e 3º lugares nas primeiras etapas, a vitória chegou à terceira jornada na chegada a Daet, superando ao sprint o australiano Benjamin Hill (Attaque Team Gusto) e o japonês Ryu Suzuki (Bridgestone Anchor Cycling Team), que o ano passado esteve em Portugal no Troféu Joaquim Agostinho.

Com o seu característico sorriso, Fernando Grijalba declarou logo após a vitória: “Estou muito feliz com esta vitória. É a primeira da minha carreira e também a primeira da equipa. É uma forma de agradecer a confiança da equipa e de todas as pessoas, que me apoiaram durante estes momentos.”

Sobre a corrida, Fernando fez a seguinte leitura: “Vi que o líder ficou sem companheiros de equipa muito cedo. Decidi esperar até aos últimos 30 km, que era a parte mais dura da corrida. Depois disso, vários corredores tentámos a nossa oportunidade e trabalhámos muito duro para obter a maior distância para o líder e resultou. Sinto-me mais forte a cada etapa e, por isso, pensei que era o momento de testar as minhas opções. Estou tão feliz por ganhar!”

Com esta vitória, Fernando Grijalba lidera a classificação por pontos e subiu a 2º da geral, estando a 23s da liderança do britânico Daniel Whitehouse (Terengganu Cycling Team).

Fernando Grijalba triunfa nas Filipinas (© Kuwait-Cartucho.es)


Wildcards Paris-Roubaix


Depois do anúncio do percurso com mais empedrado, a organização da rainha das clássicas Paris-Roubaix divulgou hoje a lista completa das equipas presentes na 115ª edição, a 9 de Abril de 2017.

Às 18 equipas WorldTour irão juntar-se 7 equipas convidadas: as francesas Cofidis, Direct Energie, Fortuneo Vital Concept e Delko-Marseille Provence KTM, as belgas Wanty-Groupe Gobert e Sport Vlaanderen Baloise e a holandesa Roompot-Nederlandse Loterij.

As WorldTour completam um pelotão de 25 equipas: AG2R La Mondiale, Astana, Bahrain Merida, BMC, BORA-hansgrohe, Cannondale-Drapac, FDJ, Lotto Soudal, Movistar Team, Orica-Scott, Quick-Step Floors, Dimension Data, Katusha-Alpecin, LottoNL-Jumbo, Team Sky, Team Sunweb, Trek-Segafredo e UAE Abu Dhabi.

(© Paris-Roubaix)


Entrevista a Francisco Campos


Com apenas 19 anos, Francisco Campos deu a pedalada de saída na temporada 2017 triunfando frente aos profissionais. Na Prova de Abertura – Região de Aveiro, o jovem corredor, em estreia pela equipa Miranda-Mortágua, bateu a concorrência do pelotão sub-23 e elite com um arrebatador sprint na meta em Ovar. O Cycling & Thoughts esteve à conversa com Francisco Campos. Ler artigo completo aqui.

O triunfo de Francisco Campos na Prova de Abertura (© João Fonseca)


Alejandro Valverde e as 100 vitórias


Alejandro Valverde fala dos seus sentimentos, depois de entrar no selecto grupo de ciclistas centenários em triunfos profissionais. É o quarto do pelotão actual e o segundo espanhol da história a consegui-lo. Ler artigo completo aqui.

Alejandro Valverde (© Movistar Team)


Melhores momentos 4º dia Campus Actívate Calpe (Vídeo)


O Cycling & Thoughts fecha esta edição trazendo os melhores momentos do quarto e último dia da 12ª edição do Campus de Ciclismo Actívate, de Eduardo Chozas, imagens de autoria Pedaleo.


Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...