Avançar para o conteúdo principal

Et2 VAlgarve: Geraint Thomas vence etapa e lidera em Monchique

Um ataque desferido nos últimos quilómetros garantiu ao britânico Geraint Thomas (SKY) a vitória em solitário da segunda etapa e liderança da 41ª Volta ao Algarve.

 
Geraint Thomas vence etapa e lidera Algarvia [Foto Volta ao Algarve]
O segundo dia da Algarvia reservou ao pelotão 197,2 km de Lagoa a Monchique. Ao km 15 já andava um sexteto em fuga, que se reduziu a quinteto constituído por Marcel Sieberg (LTS), Andreas Schillinger (BOA), Fabricio Ferrari (CJR), Wesley Kreder (ROO) e Ivan Balykin (RVL). Os cinco aventureiros pontuaram na frente as três metas volantes do dia no Autódromo Internacional do Algarve (km 46,4), em Vila do Bispo (km 90,6) e Aljezur (km 128,8), bem como a 3ª categoria em Monchique (km 136,3), coroada em primeiro por Sieberg.

Com a líder Etixx-Quick Step sempre atenta e a marcar o ritmo no pelotão, a fuga terminou a 28 km da meta, antes da última e decisiva subida. Contudo, o grande grupo não se manteve unido, seguindo-se um ataque de cinco homens que não chegou a bom porto. Com as duas passagens pela meta superadas (km 166,5 / km 179,8), o pelotão já bastante fragmentado rumou à derradeira 3ª categoria em Monchique (km 191,7).

Na aproximação à subida, Rein Taaramäe (AST) desferiu um ataque seguido de Geraint Thomas (SKY), que o superou e coroou a última dificuldade do dia fugindo em solitário à conquista da meta, onde chegou com 19s e 23s sobre a dupla da Astana Taaramäe e Valerio Agnoli.

Entre os corredores lusos foi o internacional Tiago Machado (KAT) a brilhar no pódio, sendo o primeiro português a cruzar a meta e subindo a 10º da geral.

Nas contas das coloridas camisolas, Geraint Thomas (SKY) agarrou a amarela, que pertencia a Gianni Meersman (EQS), e também as camisolas da montanha e dos pontos. A Sky comanda ainda por equipas e na juventude com o colombiano Sebastian Henao.

Amanhã, a terceira etapa disputa-se num contra-relógio individual de 19 km entre Vila do Bispo e o Cabo de São Vicente.

19/02/2015 - Volta ao Algarve em Bicicleta (2.1) Stage 2 (197.2k)

Stage General  Results powered by ProCyclingStats
Pos.RiderTeamTime
1 THOMAS GeraintTeam Sky4:59:13
2 TAARAMäE ReinAstana Pro Team0:19
3 AGNOLI ValerioAstana Pro Team0:23
4 SANCHEZ Luis LeonAstana Pro Team,,
5 FERNáNDEZ RubénMovistar Team,,
6 KWIATKOWSKI MichalEtixx - Quick Step,,
7 ŠTYBAR ZdeněkEtixx - Quick Step,,
8 LOSADA AlbertoTeam Katusha,,
9 CHERNETCKII SergeiTeam Katusha,,
10 NORDHAUG Lars PetterTeam Sky,,
Go to full results
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.