Avançar para o conteúdo principal

Et2 VAlgarve: Geraint Thomas vence etapa e lidera em Monchique

Um ataque desferido nos últimos quilómetros garantiu ao britânico Geraint Thomas (SKY) a vitória em solitário da segunda etapa e liderança da 41ª Volta ao Algarve.

 
Geraint Thomas vence etapa e lidera Algarvia [Foto Volta ao Algarve]
O segundo dia da Algarvia reservou ao pelotão 197,2 km de Lagoa a Monchique. Ao km 15 já andava um sexteto em fuga, que se reduziu a quinteto constituído por Marcel Sieberg (LTS), Andreas Schillinger (BOA), Fabricio Ferrari (CJR), Wesley Kreder (ROO) e Ivan Balykin (RVL). Os cinco aventureiros pontuaram na frente as três metas volantes do dia no Autódromo Internacional do Algarve (km 46,4), em Vila do Bispo (km 90,6) e Aljezur (km 128,8), bem como a 3ª categoria em Monchique (km 136,3), coroada em primeiro por Sieberg.

Com a líder Etixx-Quick Step sempre atenta e a marcar o ritmo no pelotão, a fuga terminou a 28 km da meta, antes da última e decisiva subida. Contudo, o grande grupo não se manteve unido, seguindo-se um ataque de cinco homens que não chegou a bom porto. Com as duas passagens pela meta superadas (km 166,5 / km 179,8), o pelotão já bastante fragmentado rumou à derradeira 3ª categoria em Monchique (km 191,7).

Na aproximação à subida, Rein Taaramäe (AST) desferiu um ataque seguido de Geraint Thomas (SKY), que o superou e coroou a última dificuldade do dia fugindo em solitário à conquista da meta, onde chegou com 19s e 23s sobre a dupla da Astana Taaramäe e Valerio Agnoli.

Entre os corredores lusos foi o internacional Tiago Machado (KAT) a brilhar no pódio, sendo o primeiro português a cruzar a meta e subindo a 10º da geral.

Nas contas das coloridas camisolas, Geraint Thomas (SKY) agarrou a amarela, que pertencia a Gianni Meersman (EQS), e também as camisolas da montanha e dos pontos. A Sky comanda ainda por equipas e na juventude com o colombiano Sebastian Henao.

Amanhã, a terceira etapa disputa-se num contra-relógio individual de 19 km entre Vila do Bispo e o Cabo de São Vicente.

19/02/2015 - Volta ao Algarve em Bicicleta (2.1) Stage 2 (197.2k)

Stage General  Results powered by ProCyclingStats
Pos.RiderTeamTime
1 THOMAS GeraintTeam Sky4:59:13
2 TAARAMäE ReinAstana Pro Team0:19
3 AGNOLI ValerioAstana Pro Team0:23
4 SANCHEZ Luis LeonAstana Pro Team,,
5 FERNáNDEZ RubénMovistar Team,,
6 KWIATKOWSKI MichalEtixx - Quick Step,,
7 ŠTYBAR ZdeněkEtixx - Quick Step,,
8 LOSADA AlbertoTeam Katusha,,
9 CHERNETCKII SergeiTeam Katusha,,
10 NORDHAUG Lars PetterTeam Sky,,
Go to full results
______
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...