Avançar para o conteúdo principal

Miguel Ángel López vence etapa rainha em San Luis

A etapa rainha do Tour de San Luis (2.1) teve pódio totalmente colombiano. O jovem de 21 anos Miguel Ángel López (Astana) conquistou Sierra de Comechingones diante dos irmãos Nairo e Dayer Quintana (Movistar Team), novo líder da prova argentina.

Um total de 159,5 km foram pedalados na sexta e penúltima etapa do Tour de San Luis. Partindo de La Toma, o pelotão dirigiu-se a Filo Sierra de Comechingones, uma chegada de três montanhas encadeadas ao longo de 16 km com 7,9% de pendente média e 12% de máxima, a uma altitude de 2140m.

A fuga do dia surgiu pelos pedais do romeno Eduard Grosu (Nippo-Vini Fantini), do mexicano Juan Pablo Magallanes (Mexico) e do esloveno Matej Mohoric (Lampre-Merida), campeão do mundo júnior e sub-23 em 2012 e 2013. Este trio chegou a marcar no asfalto 7m de vantagem para o pelotão, que à falta de 42 km para o final começou a apagar drasticamente a distância alcançada. Com o ritmo na perseguição a aumentar, a fuga chegou ao sopé da montanha com cerca de 2m.

Pela frente, ergueram-se as três subidas do dia: Balneario El Rincon (3ªcat. km 146,4), Mirador del Sol (1ªcat. km 152) e Filo Sierras Comechingones (1ªcat. na meta). Na primeira subida a fuga foi perdendo gás restando Eduard Grosu na frente, logo alcançado na segunda subida pelo pelotão completamente fraccionado pelas duras rampas e o forte vento que se fez sentir.

Em plena escalada de Sierras Comechingones de ataques e contra-ataques, ficou na frente o trio colombiano que iria disputar a meta entre si. Miguel Ángel López acelerou nos metros finais, levando a vitória sobre Nairo e Dayer Quintana. O anterior detentor da camisola amarela, Eduardo Sepúlveda (Fortuneo-Vital Concept) caiu para segundo da geral ao cruzar a meta na 5ª posição a 23s.

Protagonista de um bom início de temporada, o ciclista luso André Cardoso (Cannondale) voltou a brilhar entre os mais fortes do dia, finalizando a etapa rainha em 13º (+1:57”) e mantendo o 10º lugar na geral (+3:31”).

Na sétima e última etapa irá pedalar-se 119,6 km com partida e chegada em San Luis. Dayer Quintana parte de amarela, Roman Villalobos (Costa Rica) na liderança da montanha e Miguel Ángel López no comando da juventude.
 
Miguel Ángel López vence etapa rainha em San Luis
(foto Bettini)

Resultados Et6
1 Miguel Ángel López (Col) Astana 4:35:49
2 Nairo Quintana (Col) Movistar Team +2”
3 Dayer Quintana (Col) Movistar Team +4”
4 Ilia Koshevoy (Blr) Lampre-Merida  +23”
5 Eduardo Sepúlveda (Arg) Fortuneo-Vital Concept +23”
6 Rodolfo Torres (Col) Androni-Sidermec +41”
7 Rafal Majka (Pol) Tinkoff +58”
8 Vincenzo Nibali (Ita) Astana +58”
9 Roman Villalobos (Crc) Costa Rica +1:38”
10 Janier Acevedo (Col) Team Jamis +1:38”
13 André Cardoso (Por) Cannondale +1:57”

CG
1 Dayer Quintana (Col) Movistar Team 20:15:21
2 Eduardo Sepúlveda (Arg) Fortuneo-Vital Concept +20”
3 Nairo Quintana (Col) Movistar Team +35”
4 Miguel Ángel Lopez (Col) Astana +38”
5 Ilia Koshevoy (Blr) Lampre-Merida +1:42”
6 Rodolfo Torres (Col) Androni-Sidermec +2:15”
7 Rafal Majka (Pol) Tinkoff +2:31”
8 Roman Villalobos (Crc) Costa Rica +2:41”
9 Janier Acevedo (Col) Team Jamis +2:44”
10 André Cardoso (Por) Cannondale +3:31”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Notícias Diárias Cycling & Thoughts

Nas Notícias Diárias Cycling & Thoughts desta quinta-feira: Volta ao Alentejo: Ariesen vence, Barbero sobe à liderança; Abu Dhabi Tour: Cavendish não perdoa ao sprint; De novo o perigo dos travões de disco; Daniela Reis na Omloop Het Nieuwsblad; Etapa 1 Volta ao Alentejo (Vídeo).

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.