Avançar para o conteúdo principal

Miguel Ángel López vence etapa rainha em San Luis

A etapa rainha do Tour de San Luis (2.1) teve pódio totalmente colombiano. O jovem de 21 anos Miguel Ángel López (Astana) conquistou Sierra de Comechingones diante dos irmãos Nairo e Dayer Quintana (Movistar Team), novo líder da prova argentina.

Um total de 159,5 km foram pedalados na sexta e penúltima etapa do Tour de San Luis. Partindo de La Toma, o pelotão dirigiu-se a Filo Sierra de Comechingones, uma chegada de três montanhas encadeadas ao longo de 16 km com 7,9% de pendente média e 12% de máxima, a uma altitude de 2140m.

A fuga do dia surgiu pelos pedais do romeno Eduard Grosu (Nippo-Vini Fantini), do mexicano Juan Pablo Magallanes (Mexico) e do esloveno Matej Mohoric (Lampre-Merida), campeão do mundo júnior e sub-23 em 2012 e 2013. Este trio chegou a marcar no asfalto 7m de vantagem para o pelotão, que à falta de 42 km para o final começou a apagar drasticamente a distância alcançada. Com o ritmo na perseguição a aumentar, a fuga chegou ao sopé da montanha com cerca de 2m.

Pela frente, ergueram-se as três subidas do dia: Balneario El Rincon (3ªcat. km 146,4), Mirador del Sol (1ªcat. km 152) e Filo Sierras Comechingones (1ªcat. na meta). Na primeira subida a fuga foi perdendo gás restando Eduard Grosu na frente, logo alcançado na segunda subida pelo pelotão completamente fraccionado pelas duras rampas e o forte vento que se fez sentir.

Em plena escalada de Sierras Comechingones de ataques e contra-ataques, ficou na frente o trio colombiano que iria disputar a meta entre si. Miguel Ángel López acelerou nos metros finais, levando a vitória sobre Nairo e Dayer Quintana. O anterior detentor da camisola amarela, Eduardo Sepúlveda (Fortuneo-Vital Concept) caiu para segundo da geral ao cruzar a meta na 5ª posição a 23s.

Protagonista de um bom início de temporada, o ciclista luso André Cardoso (Cannondale) voltou a brilhar entre os mais fortes do dia, finalizando a etapa rainha em 13º (+1:57”) e mantendo o 10º lugar na geral (+3:31”).

Na sétima e última etapa irá pedalar-se 119,6 km com partida e chegada em San Luis. Dayer Quintana parte de amarela, Roman Villalobos (Costa Rica) na liderança da montanha e Miguel Ángel López no comando da juventude.
 
Miguel Ángel López vence etapa rainha em San Luis
(foto Bettini)

Resultados Et6
1 Miguel Ángel López (Col) Astana 4:35:49
2 Nairo Quintana (Col) Movistar Team +2”
3 Dayer Quintana (Col) Movistar Team +4”
4 Ilia Koshevoy (Blr) Lampre-Merida  +23”
5 Eduardo Sepúlveda (Arg) Fortuneo-Vital Concept +23”
6 Rodolfo Torres (Col) Androni-Sidermec +41”
7 Rafal Majka (Pol) Tinkoff +58”
8 Vincenzo Nibali (Ita) Astana +58”
9 Roman Villalobos (Crc) Costa Rica +1:38”
10 Janier Acevedo (Col) Team Jamis +1:38”
13 André Cardoso (Por) Cannondale +1:57”

CG
1 Dayer Quintana (Col) Movistar Team 20:15:21
2 Eduardo Sepúlveda (Arg) Fortuneo-Vital Concept +20”
3 Nairo Quintana (Col) Movistar Team +35”
4 Miguel Ángel Lopez (Col) Astana +38”
5 Ilia Koshevoy (Blr) Lampre-Merida +1:42”
6 Rodolfo Torres (Col) Androni-Sidermec +2:15”
7 Rafal Majka (Pol) Tinkoff +2:31”
8 Roman Villalobos (Crc) Costa Rica +2:41”
9 Janier Acevedo (Col) Team Jamis +2:44”
10 André Cardoso (Por) Cannondale +3:31”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.