Avançar para o conteúdo principal

Brambilla vence segundo dia em Mallorca

Gianluca Brambilla (Etixx-Quick Step) venceu o segundo dos quatro Troféus do Challenge Mallorca. O italiano de 28 anos triunfou isolado na meta do Trofeo Pollença-Port de Andratx (1.1), completando o pódio o polaco Michal Kwiatkowski (Team Sky) e o checo Zdenek Stybar (Etixx-Quick Step).

O segundo dia do Challenge Mallorca contou com um pelotão de 168 corredores a enfrentar o percurso de 153 km e três prémios de montanha pontuáveis: Coll de Femenias (2ªcat. km 50), Coll des Grau (3ªcat. km 112,6) e Coll de Galilea (3ªcat. km 121,2).

A jornada foi muito atacada desde os primeiros quilómetros, levando à formação de uma fuga com mais de 30 corredores. À medida que o desfecho se aproximou, superadas as três escaladas, a fuga encontrava-se desfeita tal como o pelotão em perseguição totalmente fraccionado.

Com o final próximo, Gianluca Brambilla (Etixx-Quick Step) conseguiu abrir um curto espaço sobre o primeiro grupo, ganhando uma mínima vantagem a 18 km do fim. O italiano manteve o ritmo da pedalada, chegando isolado à meta e conquistando o Trofeo Pollença-Port de Andratx por escassos 2s sobre o grupo encabeçado por Kwiatkowski e Stybar.

Nas classificações secundárias, Imanol Estevez (Euskadi-Murias) conquistou a montanha, metas volantes, sprints especiais e combinado.

Quanto aos ciclistas lusos presentes, José Mendes (Bora-Argon18) integrou a primeira fuga, finalizando o dia 79º lugar. O trio da Caja Rural-Seguros RGA finalizou em 26º José Gonçalves, 60º Ricardo Vilela e 143º Domingos Gonçalves.

Amanhã disputa-se a terceira prova do Challenge Mallorca, Trofeo Serra de Tramuntana (1.1).

Vitória de Brambilla em Mallorca
(foto Iraia Calvo)

Resultados
1 Gianluca Brambilla (Ita) Etixx-Quick Step 3:32:23
2 Michal Kwiatkowski (Pol) Team Sky +2”
3 Zdenec Stybar (Cze) Etixx-Quick Step +2”
4 Tiesj Benoot (Bel) Lotto Soudal +2”
5 Dylan Van Baarle (Ned) Cannondale +2”
6 Fabian Cancellara (Sui) Trek-Segafredo +2”
7 Scott Thwaites (GBr) Bora-Argon18 +2”
8 Alejandro Valverde (Esp) Movistar Team +2”
9 Leopold König (Cze) Team Sky +2”
10 Giovanni Visconti (Ita) Movistar Team +2”
26 José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +3:13”
60 Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +4:03”
79 José Mendes (Por) Bora-Argon18 +4:07”
143 Domingos Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA +18:16”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.