Avançar para o conteúdo principal

McCarthy vence etapa e lidera Tour Down Under

O australiano Jay McCarthy (Tinkoff), de 23 anos, subiu à liderança do Santos Tour Down Under (2.UWT) após uma vitória apertada frente ao italiano Diego Ulissi (Lampre-Merida). A fechar o pódio da jornada ficou o australiano Rohan Dennis (BMC).

A segunda etapa do Santos Tour Down Under contou com um total de 132 km desde Unley até ao circuito de cinco voltas em Stirling, cada volta de 21 km. A primeira parte da jornada foi marcada pela luta pela montanha, onde o italiano Manuele Boaro (Tinkoff) conquistou a máxima pontuação na única montanha pontuável do dia, em Carey Gully (km 13,8), vestindo no final do dia a camisola de líder desta classificação.

Na aproximação à entrada do circuito de Stirling, a fuga onde Boaro se fazia acompanhar de Thomas De Gendt (Lotto Soudal), Yoann Offredo (FDJ) e Patrick Lane (UniSA-Australia) terminou com a líder Orica-GreenEdge no comando do pelotão, a fim de Simon Gerrans arrecadar o máximo de bonificações à passagem pelos sprints intermédios, conseguindo o objectivo logo ao primeiro em Heathfield.

Mas tranquilidade era tudo o que não existia no pelotão e o experiente Adam Hansen (Lotto Soudal) lançou um ataque solitário, terminando esta aventura ao início da última volta ao circuito.

Nos derradeiros metros, o campeão britânico Peter Kennaugh (Team Sky) ainda tentou um assalto final à vitória da etapa, momento marcado por uma queda na frente do pelotão que levou ao chão, entre outros, o líder da Orica-GreenEdge Simon Gerrans, sem consequências para os tempos da geral por ser a 500m da meta.

Sem olhar para trás, a luta pela conquista da etapa continuou e num sprint apertado, lado a lado, Jay McCarthy (Tinkoff) mostrou-se mais forte impondo-se a Diego Ulissi (Lampre-Merida), cruzando em seguida o risco Rohan Dennis (BMC).

McCarthy mostrou-se grato pelo trabalho da equipa: “Tenho feito esta etapa há já alguns anos, por isso, certamente tínhamos um plano. Vim para esta corrida em muito boa forma e hoje antes da partida estava à espera de me ser dada uma oportunidade. A equipa apoiou-me totalmente e também me foi dada a oportunidade de lutar esta semana pela CG [geral]. É óptimo chegar e conseguir a vitória de hoje, mas a semana não terminou. Espero recuperar para Corkscrew amanhã. Há muito trabalho pela frente, espero continuar a obter resultados.”

Os portugueses finalizaram o dia integrados no pelotão, Tiago Machado (Team Katusha) em 26º e Nelson Oliveira (Movistar Team) 72º lugar, ocupando na geral o 33º e 60º lugar respectivamente.

A terceira etapa irá ligar Glenelg a Campbeltown em 139 km, com McCarthy líder da geral e juventude, Caleb Ewan (Orica-GreenEdge) dos pontos e Manuele Boaro (Tinkoff) no comando da montanha.
 
McCarthy triunfa sobre Ulissi
(foto www.tourdownunder.com)
McCarthy sobe à liderança do Tour Down Under
(foto www.tourdownunder.com)

Resultados Et2
1 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff 3:26:40
2 Diego Ulissi (Ita) Lampre-Merida m.t.
3 Rohan Dennis (Aus) BMC m.t.
4 Danilo Wyss (Sui) BMC m.t.
5 Petr Vakoc (Cze) Etixx-Quick Step m.t.
6 Patrick Bevin (Aus) Cannondale m.t.
7 Juan José Lobato (Esp) Movistar Team m.t.
8 Sergio Henao (Col) Team Sky m.t.
9 Anthony Roux (Fra) FDJ m.t.
10 Enrico Battaglin (Ita) LottoNL-Jumbo m.t.
26 Tiago Machado (Por) Team Katusha m.t.
72 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team m.t.

CG
1 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff 6:50:43
2 Diego Ulissi (Ita) Lampre-Merida +4”
3 Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge +5”
4 Rohan Dennis (Aus) BMC +6”
5 Reinardt Janse Van Rensburg (Rsa) Team Dimension Data +9”
6 Patrick Bevin (Aus) Cannondale +10”
7 Enrico Battaglin (Ita) LottoNL-Jumbo +10”
8 Juan José Lobato (Esp) Movistar Team +10”
9 Anthony Roux (Fra) FDJ +10”
10 Tobias Ludvigsson (Swe) Team Giant-Alpecin +10”
33 Tiago Machado (Por) Team Katusha +10”
60 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +10”
Resultados completos aqui
______

Comentários

  1. Como simpatizante de ciclismo e fiel seguidora do blogue quero realçar mais uma vez o belíssimo trabalho no acompanhamento de provas fora do País. O meu agradecimento e mais uma vez parabéns pelo trabalho que em Portugal infelizmente não é comum.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.