Avançar para o conteúdo principal

Sepúlveda triunfa no alto de Cerro El Amago

O argentino Eduardo Sepúlveda (Fortuneo-Vital Concept), 24 anos, ganhou a quarta etapa do Tour de San Luis (2.1) subindo à liderança da prova na qual terminou em quarto no ano transacto. No alto de Cerro El Amago seguiram-se no pódio da etapa Janier Acevedo (Team Jamis) e Roman Villalobos (Costa Rica), destacando-se o luso André Cardoso (Cannondale) pelo segundo dia consecutivo entre os primeiros a cruzar a meta na 12ª posição.

O quarto dia do Tour de San Luis prometia mudanças na geral pelo duro final servido aos corredores. De Terrazas del Portezuelo a Cerro El Amago, o pelotão percorreu 140 km de aparente calmaria inicial rumo a um duro final com duas subidas, o aperitivo Alto de la Candela de 3ª categoria (km 128,7) prontamente seguido do Alto del Amago de 1ª categoria (km 138,1), numa extensão de 10,5 km a 7,2% de pendente média e máxima 11,5%. Aqui venceu em 2015 Daniel Díaz (Delko Marseille Provence KTM) e em 2014 Nairo Quintana (Movistar Team).

Um grupo de 12 aventureiros iniciou a fuga do dia, que ficou reduzida a 7 resistentes: Gonzalo Najar (Sindicato Empleados Públicos de San Juan), Jonathan Hornbeck (Holowesko-Citadel Racing Team), Ricardo Stacchiotti (Nippo-Vini Fantini), Ignacio Sarabia (Inteja-MMR Dominican), Carlos Eduardo Alzate (Unitedhealthcare), Lucas Gaday e Rubén Ramos (Argentina). Com a aproximação às duas escaladas da jornada, e o pelotão à distância de 1m, o jovem argentino Gonzalo Najar foi quem mais lutou contra a velocidade furiosa do pelotão no encalço da sua aventura solitária, que terminou antes de se iniciar a montanha.

A primeira subida do Alto de la Candela fez estragos com Peter Koning (Drapac) a ficar para trás, perdendo a liderança da prova. Também Daniel Díaz (Delko Marseille Provence KTM), vencedor da etapa no ano transacto, perdeu o contacto com o pelotão cada vez mais reduzido pela velocidade imposta pela Movistar e Astana.

O primeiro assalto surgiu pelos pedais de Dayer Quintana (Movistar Team), serpenteando as duras rampas que destroçavam o pelotão. No encalço do colombiano surgiu o conterrâneo Janier Acevedo (Team Jamis) e logo em seguida Eduardo Sepúlveda (Fortuneo-Vital Concept), que sem olhar atrás superou os dois rivais, coroou o Alto de la Candela, derrubou o Alto del Amago e pedalou os derradeiros 1,9 km até agarrar o triunfo em Cerro El Amago.

Pouco a pouco o pelotão foi chegando à meta e, uma vez mais, o luso André Cardoso (Cannondale) brilhou entre os primeiros. A 2m14s cruzou a linha em 12º, subindo a 11º da geral.

A quinta etapa unirá Renca a Juana Koslay em 168.7 km. Eduardo Sepúlveda parte de amarela e na liderança da montanha, estando no comando da juventude Rodrigo Contreras (Etixx-Quick Step).
 
Pódio da 4ª etapa: Sepúlveda, Acevedo e Villalobos
(foto www.toursanluis.com)

Resultados Et4
1 Eduardo Sepúlveda (Arg) Fortuneo-Vital Concept 4:00:35
2 Janier Acevedo (Col) Team Jamis +54”
3 Roman Villalobos (Crc) Costa Rica +1:31”
4 Dayer Quintana (Col) Movistar Team +1:31”
5 Ilia Koshevoy (Blr) Lampre-Merida +1:43”
6 Miguel Ángel Lopez (Col) Astana +2:10”
7 Rafal Majka (Pol) Tinkoff +2:10”
8 Nairo Quintana (Col) Movistar Team +2:10”
9 Jonathan Millan (Col) Strongman-Campagnolo Wilier +2:12”
10 Anderson Maldonado (Uru) Uruguay +2:14”
12 André Cardoso (Por) Cannondale +2:14”

CG
1 Eduardo Sepúlveda (Arg) Fortuneo-Vital Concept 12:00:16
2 Dayer Quintana (Col) Movistar Team +3”
3 Rodrigo Contreras (Col) Etixx-Quick Step +38”
4 Nairo Quintana (Col) Movistar Team +42”
5 Miguel Ángel Lopez (Col) Astana +51”
6 Daniel Moreno (Esp) Movistar Team +56”
7 Roman Villalobos (Crc) Costa Rica +1:06”
8 Janier Acevedo (Col) Team Jamis +1:09”
9 Ilia Koshevoy (Blr) Lampre-Merida +1:22”
10 Rafal Majka (Pol) Tinkoff +1:36”
11 André Cardoso (Por) Cannondale +1:37”
Resultados completos aqui
______
Et1 Etixx inaugural Tour de San Luis com vitória

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.