Avançar para o conteúdo principal

Greipel vence em Mallorca, Domingos Gonçalves sobe ao pódio

André Greipel (Lotto Soudal) alcançou a primeira vitória da temporada no primeiro dos quatro Troféus do Challenge Mallorca (1.1). No final do Trofeo Felanitx-Ses Salines-Campos-Porreres, o alemão de 33 anos bateu ao sprint o irlandês Sam Bennett (Bora-Argon 18) e o norueguês Edvald Boasson Hagen (Team Dimension Data).

Um pelotão de 166 corredores tomou a partida da primeira prova em Mallorca. Os 176,8 km de percurso foram maioritariamente vividos em fuga por um trio composto pelo português Domingos Gonçalves em estreia pela Caja Rural-Seguros-RGA, acompanhado de Eneko Lizarralde (Euskadi-Murias) e Grischa Janorschke (Team Roth). A escapada durou até 36 km para o desenlace, tendo os três subido ao pódio no final da jornada, Gonçalves como vencedor da classificação do combinado e metas volantes, Lizarralde da montanha e Janorschke da combatividade.

O espanhol Xavier Cañellas (Selección España) ainda tentou em seguida a sorte ao km 159, mas a fuga solitária durou apenas 10 quilómetros, levando para casa o prémio dos sprints especiais.

Na meta, André Greipel respondeu com um sprint vitorioso ao trabalho efectuado ao longo da jornada pela equipa Lotto Soudal no comando do pelotão, sucedendo ao italiano Matteo Pelucchi (IAM Cycling) no palmarés de vencedores do Trofeo Felanitx-Ses Salines-Campos-Porreres.

A presença lusa fez-se representar pelo trio da Caja Rural-Seguros RGA, com José Gonçalves a finalizar entre os primeiros no 12º lugar, Domingos Gonçalves 44º e Ricardo Vilela 84º, precedido por Bruno Pires (Team Roth) em 83º lugar.


"Estou muito feliz com a forma como correu o primeiro dia de competição da equipa, por ir escapado e ainda ter subido ao pódio duplamente como vencedor das metas volantes e do combinado. Senti-me muito bem, amanhã irei tentar ir novamente na fuga para evitar a tensão do pelotão. Mas o meu grande objectivo será ajudar o meu irmão José, levando-o o mais à frente possível, já que lhe é um dia muito propício”, afirmou Domingos Gonçalves.

Amanhã disputa-se a segunda prova do Challenge Mallorca, Trofeo Pollenca-Port de Andratx (1.1).

Domingos Gonçalves vence combinado e metas volantes
(foto @ciclismallorca)
André Greipel conquista Trofeo Felanitx-Ses Salines-Campos-Porreres
(foto @ciclismallorca)

Resultados
1 André Greipel (Ger) Lotto Soudal 4:05:15
2 Sam Bennett (Irl) Bora-Argon 18 m.t.
3 Edvald Boasson Hagen (Nor) Team Dimension Data m.t.
4 Ramunas Navardauskas (Ltu) Cannondale m.t.
5 Matteo Trentin (Ita) Etixx-Quick Step m.t.
6 Jonas Van Genechten (Bel) IAM Cycling m.t.
7 Andrew Fenn (GBr) Team Sky m.t.
8 Filippo Fortin (Ita) GM Europa Ovini m.t.
9 Marc Sarreau (Fra) FDJ m.t.
10 Albert Torres (Esp) Selección España m.t.
12 José Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
44 Domingos Gonçalves (Por) Caja Rural-Seguros RGA m.t.
83 Bruno Pires (Por) Team Roth +19”
84 Ricardo Vilela (Por) Caja Rural-Seguros RGA +19”
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro