Avançar para o conteúdo principal

Isabel Caetano domina CX português

Ciclocrosse português é sinónimo de Isabel Caetano. Não é exagerado apelidar de rainha do ciclismo luso a atleta nacional que mais medalhas possui no palmarés. Entre os 21 títulos de campeã nacional alcançados em 21 anos de entrega à modalidade, no início de 2016 arrecadou o 6º ouro consecutivo no Campeonato Nacional de Ciclocrosse celebrado em Paredes.

Isabel Caetano no Campeonato Nacional CX em Paredes
(foto UVP-FPC)

Aos 36 anos de idade, acabados de completar no mês de Dezembro, Isabel Caetano já conquistou praticamente todas as metas que havia para conquistar no ciclismo nacional. Ciclista de extrema versatilidade pedalou nas vertentes de Estrada [linha e contra-relógio], Ciclocrosse, Pista e BTT-XCO, não deixando escapar triunfos e títulos nacionais em todas elas. Portugal, Espanha e França receberam-na nas equipas do Núcleo Sportinguista de Leiria (1996-1997), Club Ciclista Spol (1998-2009) e Epinay Sur Seine (2010-2013), continuando em competição a título individual desde 2014.

Na vertente de Ciclocrosse tem superado a concorrência com supremacia e larga vantagem sobre a linha de meta. Desde que a vertente ressurgiu no país no ano de 2010, Isabel Caetano é presença assídua nos Nacionais e nas provas pontuáveis da Taça de Portugal, conquistando por seis vezes a medalha de ouro e todas as edições da Taça à excepção do ano transacto, que fugiu somente por 10 pontos para a galega Desiree Castro.

O segredo do seu sucesso nesta vertente de inverno é simples. Apesar do interregno competitivo de Ciclocrosse no nosso país por vários anos, Isabel Caetano ganhou paixão e experiência na vizinha Espanha, onde se entrega há 18 anos. Ainda no final do ano transacto esteve presente no CX de Alcobendas, Cidade Europeia do Desporto 2015, alcançando o 6º lugar num elevado nível competitivo entre um pelotão mais numeroso do que o presente em provas nacionais.

Em território lusitano, a temporada 2015/2016 de Ciclocrosse foi plena de brilhantismo. Com um desempenho exceptual em cada corrida, Isabel Caetano coroou de vitórias todas as metas ao triunfar nas três provas do troféu Open Sentir Penafiel, nas três provas da Taça de Portugal (Vouzela, Vizela e Sobrado) e no Campeonato Nacional, tendo neste último uma prestação assinalável pelas difíceis condições climatéricas que se fizeram sentir, endurecendo o circuito tornando-o nas suas próprias palavras em “um verdadeiro cross belga”. Somou ainda o título de campeã regional da A.C. Porto com a vitória da prova celebrada em Vila do Conde. Como mais directa adversária teve Joana Monteiro, de 21 anos, vice-campeã nacional e campeã regional da A.C. Minho.

Lutadora pelos seus objectivos, persistente nos seus ideais, guerreira na bicicleta e na vida, Isabel Caetano é uma atleta singular no ciclismo feminino português.

Isabel Caetano no abraço emocionado à Mãe pelo 6º ouro
no Campeonato Nacional de Ciclocrosse (foto UVP-FPC)

Campeonato Nacional CX
1 Isabel Caetano (Individual) 0:45:21
2 Joana Monteiro (ASC/Focus Team-Vila do Conde) +2:00”
3 Ana Rita Vale (Batotas/Ponte de Lima) +4:10”
4 Ana Rita Vigário (Santa Cruz/Bicicastro) +7:30”
5 Cecília Araújo (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) +9:34”
Resultados completos aqui

Ranking Final Taça de Portugal CX
1 Isabel Caetano (Individual) 60pts
2 Joana Monteiro (ASC/Focus Team-Vila do Conde) 45pts
3 Ana Rita Vigário (Santa Cruz/Bicicastro) 32pts
4 Cecília Araújo (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) 23pts
5 Ana Rita Vale (Batotas/Ponte de Lima) 14pts
6 Maria Fernandez (Concello Porriño/Abanca) 12pts
7 Ana Tomás (Viseu 2001/BTT 100 Rumo) 10pts
8 Xoana Rodríguez (TB Transportes Salvaterra de Miño) 3pts
Resultados completos aqui


Ranking Final Open Sentir Penafiel

1 Isabel Caetano (Individual) 90pts
2 Joana Monteiro (ASC/Focus Team-Vila do Conde) 60pts
3 Cecília Araújo (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão) 42pts
4 Ana Patrícia Ramalho (BTT Matosinhos) 34pts
5 Ana Rita Vigário (Santa Cruz/Bicicastro) 15pts
Resultados completos aqui

Comentários

  1. Mais uma vez parabéns pelo excelente artigo.Parabéns também a Isabel Caetano.Pergunto muitas vezes se Portugal sabe dar valor a quem realmente o tem.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.