Avançar para o conteúdo principal

Etapa e liderança de Adrien Petit no Gabão

Adrien Petit (Direct Energie) alcançou hoje a terceira vitória de etapa na 11ª edição de La Tropicale Amissa Bongo (2.1). Com este triunfo, o francês de 25 anos subiu à liderança da camisola amarela destronando o eritreu Tesfom Okubamariam (Eritrea).

A sexta e penúltima etapa da prova disputada no Gabão foi curta, mas com percurso suficiente para a geral mudar de mãos. À velocidade média de 45,714 km/h, Adrien Petit (Direct Energie) demorou 5m15s a conquistar o triunfo do contra-relógio individual de 4 km em redor do Stade de L’Amitié.

Os franceses Anthony Delaplace (Fortuneo-Vital Concept) e Tony Hurel (Direct Energie) foram os corredores que mais se aproximaram de Petit, finalizando nos restantes lugares do pódio da etapa, gastando mais 2 e 7s respectivamente.

Adrien Petit assumiu assim a liderança da geral, permanecendo o italiano Andrea Palini (Skydive Dubai-Al Ahli Club) em segundo à distância de 12s, seguido do francês Anthony Delaplace (Fortuneo-Vital Concept) e com Tesfom Okubamariam (Eritrea) a cair para a quarta posição ao perder hoje 21s na luta individual contra o relógio.

“Eu sei que nada está terminado até à última meta, amanhã ainda vai ser uma etapa muito difícil para o lugar de vencedor. Teremos de vigiar Andrea Palini do primeiro ao último quilómetro para trazer essa vitória final”, afirmou Petit no final do dia.

Na última etapa, o pelotão irá pedalar 132 km entre Cap Esterias e Libreville. Adrien Petit lidera a geral, Andrea Palini os pontos, Patrick Byukusenge (Rwanda) a montanha e Abderrahmane Bechlaghem (Algeria)  a juventude.

Adrien Petit vence etapa e assume liderança
(foto www.tropicaleamissabongo.com)
Adrien Petit no contra-relógio individual(foto www.tropicaleamissabongo.com)
Andrea Palini líder dos pontos e 2º na geral
(
foto www.tropicaleamissabongo.com)

Resultados Et6
1 Adrien Petit (Fra) Direct Energie 0:05:15
2 Anthony Delaplace (Fra) Fortuneo-Vital Concept +2”
3 Tony Hurel (Fra) Direct Energie +7”
4 Bryan Nauleau (Fra) Direct Energie +9”
5 Flavio Cardoso (Bra) Funvic Soul Cycles-Carrefour +9”
6 Andrea Palini (Ita) Skydive Dubai-Al Ahli Club +12”
7 Brice Feillu (Fra) Fortuneo-Vital Concept +12”
8 Thomas Voeckler (Fra) Direct Energie +12”
9 Francisco Mancebo (Esp) Skydive Dubai-Al Ahli Club +14”
10 Yohann Gene (Fra) Direct Energie +14”

CG
1 Adrien Petit (Fra) Direct Energie 15:14:39
2 Andrea Palini (Ita) Skydive Dubai-Al Ahli Club +12”
3 Anthony Delaplace (Fra) Fortuneo-Vital Concept +14”
4 Tesfom Okubamariam (Eri) Eritrea +20”
5 Adil Jelloul (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club +31”
6 Armindo Fonseca (Fra) Fortuneo-Vital Concept +34”
7 Bryan Nauleau (Fra) Direct Energie +34”
8 Benoît Jarrier (Fra) Fortuneo-Vital Concept +36”
9 Soufiane Haddi (Mor) Skydive Dubai-Al Ahli Club +42”
10 Elias Afewerki (Eri) Eritrea +42”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Volta a Portugal, o começo

Em tempos idos, mas não esquecidos, saiu para a estrada a 1ª Volta a Portugal em Bicicleta. Corria o ano de 1927 e no mês de Abril, a 26, um total de 42 corredores formou o primeiro pelotão daquela que viria a tornar-se a prova rainha do calendário nacional. Na altura eram 24 os favoritos à sua conquista, bem diferente do selecto lote de candidatos à vitória na actualidade. António Augusto de Carvalho (Carcavelos) foi o primeiro a assinar o nome no palmarés da Volta.

Regresso de Sérgio Ribeiro com equipa Maia-Ribeiro’s Bike Shop

O ano de 2015 dá início a uma nova parceria no ciclismo português. A União Ciclista da Maia e a Ribeiro’s Bike Shop unem esforços para dar continuidade ao projecto da equipa de formação sub-23 sob a designação Maia-Ribeiro’s Bike Shop.