Avançar para o conteúdo principal

Fuga de Peter Koning para vitória e liderança em San Luis

O holandês Peter Koning (Drapac) protagonizou uma fuga solitária de 40 km rumo à vitória da terceira etapa e subida à liderança do Tour de San Luis (2.1).

Koning, de 25 anos, viveu quase na sua totalidade em fuga a jornada de 131 km entre Potrero de Los Funes e La Punta. Num percurso montanhoso de duas escaladas de 3ª categoria, Alto de los Puquios (km 23,9) e Alto de la Florida (km 56,4), e a 2ª categoria de El Mirador del Potrero (km 119,6), o ciclista da Drapac teve a companhia de Emanuel Guevara (San Luis Somos Todos), Gonzalo Najar (Sindicato Empleados Públicos de San Juan) e Elias Tello (Chile) até à passagem do segundo sprint intermédio em El Durazno (km 90). Aí, Peter Koning deixou os companheiros de escapada, enfrentando em solitário os 40 km finais da etapa.

Pela frente, Koning teve a difícil subida do Mirador del Potrero, 5 km a 5,5% de pendente média, que desfez o pelotão que vinha no seu encalço. O esforço solitário foi recompensado ao coroar na frente o alto de 2ª categoria. Restavam 11 km a separar o holandês da vitória da etapa.

Apesar do aumento de ritmo na perseguição efectuada pelas grandes esquadras World Tour Tinkoff, Etixx-Quick Step e Movistar, na frente Peter Koning voou na descida, resistiu aos derradeiros quilómetros, superou a recta da meta e ergueu os braços para a vitória isolada em La Punta, abraçando com este triunfo a liderança da geral e da montanha.

A 1m37s chegou o restrito grupo perseguidor, que lutou ao sprint pelos lugares seguintes. O vencedor da jornada anterior e ex-líder Fernando Gaviria (Etixx-Quick Step) foi 2º, Travis McCabe (Holowesko-Citadel Racing Team) 3º e o campeão do mundo Peter Sagan (Tinkoff) 4º a cruzar a linha.

O luso André Cardoso (Cannondale) também protagonizou uma grande etapa, finalizando com este grupo na 13ª posição e subindo a 14º da geral.

A quarta etapa unirá Terrazas del Portezuelo a Cerro El Amago em 140 km. Peter Koning parte de amarela e na liderança da montanha, estando no comando da juventude Fernando Gaviria.
 
Peter Koning vence etapa e sobe à liderança do Tour de San Luis
(foto Bettini)

Resultados Et3
1 Peter Koning (Ned) Drapac 3:08:41
2 Fernando Gaviria (Col) Etixx-Quick Step +1:37”
3 Travis McCabe (USA) Holowesko-Citadel Racing Team +1:37”
4 Peter Sagan (Svk) Tinkoff +1:37”
5 Mauro Richeze (Arg) San Luis Team +1:37”
6 Alexis Vuillermoz (Fra) AG2R La Mondiale +1:37”
7 Julien Loubet (Fra) Fortuneo-Vital Concept +1:37”
8 Daniel Moreno (Esp) Movistar Team +1:37”
9 Dayer Quintana (Col) Movistar Team +1:37”
10 Miguel Ángel Lopez (Col) Astana +1:37”
13 André Cardoso (Por) Cannondale +1:37”

CG
1 Peter Koning (Ned) Drapac 7:57:43
2 Fernando Gaviria (Col) Etixx-Quick Step +6”
3 Maximiliano Richeze (Arg) Etixx-Quick Step +22”
4 Rodrigo Contreras (Col) Etixx-Quick Step +22”
5 Dayer Quintana (Col) Movistar Team +30”
6 Nairo Quintana (Col) Movistar Team +30”
7 Daniel Moreno (Esp) Movistar Team +30”
8 Peter Sagan (Svk) Tinkoff +39”
9 Miguel Ángel Lopez (Col) Astana +39”
10 Vincenzo Nibali (Ita) Astana +39”
14 André Cardoso (Por) Cannondale +1:21”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.