Avançar para o conteúdo principal

Etixx inaugura Tour de San Luis com vitória

A Etixx-Quick Step entrou a ganhar no Tour de San Luis (2.1). A esquadra belga imperou no contra-relógio por equipas inaugural, ficando a liderança entregue ao argentino Maximiliano Richeze.

Hoje viveu-se a primeira de sete etapas do Tour de San Luis, na Argentina. O contra-relógio colectivo disputou-se ao longo de 21 km planos, com partida e chegada em El Durazno. A australiana Drapac foi a primeira das 28 equipas presentes a tomar o asfalto para tentar a glória na etapa inaugural, não indo além do 10º lugar com um tempo de 24m53.

O melhor tempo foi alcançado pela Etixx-Quick Step, gastando apenas 23m53s a uma média de 52,756 km/h. Na segunda posição terminou a espanhola Movistar Team, a 8s, e em terceiro a cazaque Astana, a 17s. Logo em seguida com o quarto melhor tempo ficou a russa Tinkoff do campeão do mundo Peter Sagan, gastando mais 54s.

O argentino Daniel Diaz, em estreia pela Delko Marseille Provence KTM, equipa francesa onde pedala este ano Delio Fernández, por cinco anos corredor do pelotão lusitano pelas equipas Boavista e W52, envergou o dorsal 1 pela vitória da geral no ano transacto, tendo também ganho a geral em 2013. Na presente edição do Tour de San Luis, a equipa terminou a primeira jornada em 7º lugar, a 58s.

A presença lusa fez-se pelas pedaladas de André Cardoso com a norte-americana Cannondale, que terminou o dia com o 9º melhor tempo, gastando mais 59s do que a vencedora.

A segunda etapa irá percorrer 181,9 km de San Luis a Villa Mercedes.

Etixx-Quick Step vence CRE inaugural do Tour de San Luis
(foto Secretaría de Estado de Deportes - Gobierno Provincia San Luis)
André Cardoso e Cannondale na apresentação das equipas
(foto www.toursanluis.com)
Resultados Et1
1 Etixx-Quick Step 0:23:53
2 Movistar Team +8”
3 Astana +17”
4 Tinkoff +23”
5 UnitedHealthcare +54”
6 AG2R La Mondiale +58”
7 Delko Marseille Provence KTM +58”
8 Androni-Sidermec +59”
9 Cannondale +59”
10 Drapac +1:00”

CG
1 Maximiliano Richeze (Arg) Etixx-Quick Step 0:23:53
2 Rodrigo Contreras (Col) Etixx-Quick Step m.t.
3 Lukasz Wisniowski (Pol) Etixx-Quick Step m.t.
4 Fabio Sabatini (Ita) Etixx-Quick Step m.t.
5 Fernando Gaviria (Col) Etixx-Quick Step m.t.
6 Marc Soler (Esp) Movistar Team +8”
7 Nairo Quintana (Col) Movistar Team +8”
8 Adriano Malori (Ita) Movistar Team +8”
9 Daniel Moreno (Esp) Movistar Team +8”
10 Dayer Quintana (Col) Movistar Team +8”
42 André Cardoso (Por) Cannondale +59"
Resultados completos aqui

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Marco Chagas... el Gene Kelly portugués

La magia de los clásicos perdura en el tiempo y en la memoria de aquellos que los aprecian. En las películas hay que mirar más allá del tema aparentemente simple de un romance entre los personajes principales. En el ciclismo la fórmula a utilizar es la misma, pero mirando al ciclista e intentando entender en su rostro el grado de superación a cada golpe de pedal, pues este es un deporte que deja al descubierto la personalidad de todos aquellos que nos hacen enamorar por esta modalidad. Así sucedió hace unos años, cerca de 30, con una niña que asistía por televisión a la Volta a Portugal en Bicicleta . En la pantalla, un nombre quedó grabado para siempre en la historia del ciclismo portugués: Marco Chagas ...