Avançar para o conteúdo principal

Porte conquista Willunga Hill pelo terceiro ano

O australiano de 30 anos Richie Porte (BMC) conquistou pelo terceiro ano consecutivo Willunga Hill. Sergio Henao (Team Sky) e Michael Woods (Cannondale) completaram o pódio da jornada, Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) segurou a liderança do Santos Tour Down Under (2.UWT).

A quinta e penúltima etapa da prova australiana ligou McLaren Vale a Willunga Hill em 151,5 km. A mais longa jornada da 18ª edição coincidiu com a única chegada em alto, o famoso Willunga Hill de 2,9 km de extensão a 7% de pendente média. Antes de o coroar na linha de meta, o pelotão teve de superá-lo uma primeira vez ao km 129,1.

A fuga do dia teve como protagonistas o português Nelson Oliveira (Movistar Team), o sul-africano Reinardt Janse Van Rensburg (Team Dimension data) e os holandeses Pim Ligthart (Lotto Soudal) e Lars Boom (Astana). Este quarteto chegou a ter o máximo de 6m de vantagem para o pelotão.

À medida que a jornada se aproximou do momento crucial da primeira abordagem a Willunga Hill, a vantagem diminuiu e na fuga foi Rensburg quem desferiu o primeiro ataque, coroando o alto da 1ª categoria e cruzando a primeira passagem pela meta com uma curta vantagem sobre os companheiros de fuga, que logo o alcançaram em seguida. O quarteto não resistiu muito mais na frente, terminando a aventura a 4 km do desfecho da etapa.

A batalha pela vitória começou com uma primeira movimentação protagonizada pelo jovem Lucas Hamilton (UniSA-Australia), de 19 anos, depressa correspondida pelos mais fortes candidatos ao triunfo do dia.

Richie Porte (BMC), o senhor de Willunga Hill em 2014 e 2015, repetiu o recital dos anos anteriores, não deixando margem para dúvidas quanto ao seu poderio neste terreno. O líder da montanha Sergio Henao (Team Sky) e Michael Woods (Cannondale) ainda chegaram junto do australiano, mas Porte foi mais forte nos metros finais, conquistando a meta a 6 e 9s dos perseguidores, subindo a segundo da geral. “Para ser honesto, nunca esperei isto. Os companheiros da BMC foram absolutamente incríveis. É sempre bom ganhar na Austrália e no topo de Willunga pela terceira vez consecutiva, estou muito feliz. A multidão é incrível, o público australiano acompanha tanto esta corrida. Parece que estamos a correr o Tour de France nesta subida, sensação incrível. É bom alcançar a primeira vitória com a camisola da BMC”, afirmou Richie Porte após o triunfo.

A cruzar a meta em oitavo, Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) segurou a liderança da camisola ocre estando a uma etapa de se sagrar pela quarta vez campeão do Santos Tour Down Under.

Após protagonizar a fuga da jornada, o português Nelson Oliveira (Movistar Team) finalizou o dia a 7m38s na 93ª posição, estando na geral em 59º (+11m35s). Tiago Machado (Team Katusha) cruzou a linha de Willunga Hill entre os primeiros, em 23º a 38s de Porte, subindo na geral para 19º (+1m11s).

Na sexta e última etapa pedalam-se 90 km em Adelaide. Simon Gerrans parte líder da geral e dos pontos, Sergio Henao no comando da montanha e Jay McCarthy da juventude.

Richie Porte triunfa em Willunga Hill
(foto Getty Images Sport)


Resultados Et5
1 Richie Porte (Aus) BMC 3:34:16
2 Sergio Henao (Col) Team Sky +6”
3 Michael Woods (Can) Cannondale +9”
4 Diego Ulissi (Ita) Lampre-Merida +17”
5 Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal +17”
6 Rubén Fernández (Esp) Movistar Team +17”
7 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +17”
8 Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge +17”
9 Jarlinson Pantano (Col) IAM Cycling +17”
10 Patrick Bevin (Aus) Cannondale +17”
23 Tiago Machado (Por) Team Katusha +38”
93 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +7:38”

CG
1 Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge 17:16:31
2 Richie Porte (Aus) BMC +9”
3 Sergio Henao (Col) Team Sky +11”
4 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff +20”
5 Michael Woods (Can) Cannondale +20”
6 Rubén Fernández (Esp) Movistar Team +28”
7 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +28”
8 Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal +36”
9 Steve Morabito (Sui) FDJ +49”
10 Patrick Bevin (Aus) Cannondale +50”
19 Tiago Machado (Por) Team Katusha +1:11”
59 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +11:35”
Resultados completos aqui
______
Et1 Ewan lidera Santos Tour Down Under

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.