Avançar para o conteúdo principal

Duas etapas, duas vitórias para Etixx no Tour de San Luis

A equipa belga Etixx-Quick Step alcançou a segunda vitória no Tour de San Luis (2.1), através do sprint vitorioso de Fernando Gaviria, de 21 anos, que bateu sobre a linha de meta o campeão do mundo Peter Sagan (Tinkoff) e Elia Viviani (Italy). O jovem colombiano subiu assim à liderança da camisola amarela.

A segunda etapa ligou San Luis a Villa Mercedes em 181,9 km. A mais longa das jornadas seguiu-se ao contra-relógio colectivo do dia inaugural com uma fuga de seis corredores a formar-se logo aos primeiros quilómetros. O sexteto chegou à primeira e única montanha do dia com cerca de 4m de vantagem e Ariel Sivori (Los Matanceros) a coroar em primeiro La Cumbre (km 18). Composta também por Juan Ignacio Curuchet (Argentina), Emiliano Ibarra (Sindicato Empleados Públicos de San Juan), Israel Nuño (Inteja-MMR Dominican), Genki Yamamoto (Nippo-Vini Fantini) e Caio Godoy (Brasil), a fuga chegou a atingir os 6m de vantagem para o pelotão maioritariamente comandado pela líder Etixx-Quick Step.

A sintonia existente entre os fugitivos foi-se diluindo no asfalto com o passar dos quilómetros e a 20 km do final o brasileiro Caio Godoy rompeu de vez a paz com os companheiros de aventura, obtendo apenas resposta do argentino Ariel Sivori e mais tarde do japonês Genki Yamamoto.

O trio resistiu até aos 1000m finais, momento em que a velocidade furiosa imposta pela Etixx no pelotão terminou com o sonho da fuga, onde Yamamoto foi o último resistente. Na linha de chegada em Villa Mercedes, Gaviria impôs-se dando à equipa o segundo triunfo no Tour de San Luis.

O luso André Cardoso (Cannondale) finalizou o dia integrado no pelotão em 18º, ocupando na geral o 33º lugar.

A terceira etapa unirá Potrero de los Funes a La Punta em 131 km. Fernando Gaviria parte de amarela e na liderança da juventude, estando no comando da montanha Ariel Sivori.
 
Gaviria triunfa na 2ª etapa Tour de San Luis
(foto Luis Barbosa @luisenciclismo)

Resultados Et2
1 Fernando Gaviria (Col) Etixx-Quick Step 4:23:54
2 Peter Sagan (Svk) Tinkoff m.t.
3 Elia Viviani (Ita) Italy m.t.
4 Eduard Grosu (Rou) Nippo-Vini Fantini m.t.
5 Lucas Haedo (Arg) Team Jamis m.t.
6 Mauro Richeze (Arg) San Luis Team m.t.
7 Francesco Chichi (Ita) Androni-Sidermec m.t.
8 Jason Lowndes (Aus) Drapac m.t.
9 Jakub Mareczko (Ita) Italy m.t.
10 Marco Canola (Ita) Unitedhealthcare m.t.
18 André Cardoso (Por) Cannondale m.t.

CG
1 Fernando Gaviria (Col) Etixx-Quick Step 4:47:37
2 Maximiliano Richeze (Arg) Etixx-Quick Step +10”
3 Rodrigo Contreras (Col) Etixx-Quick Step +10”
4 Lukasz Wisniowski (Pol) Etixx-Quick Step +10”
5 Dayer Quintana (Col) Movistar Team +18”
6 Adriano Malori (Ita) Movistar Team +18”
7 Nairo Quintana (Col) Movistar Team +18”
8 Marc Soler (Esp) Movistar Team +18”
9 Daniel Moreno (Esp) Movistar Team +18”
10 Peter Sagan (Svk) Tinkoff +27”
33 André Cardoso (Por) Cannondale +1:09”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.