Avançar para o conteúdo principal

Gerrans sprinta para a liderança do Tour Down Under

Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) arrancou a photo-finish o triunfo na meta de Campbeltown sobre o conterrâneo Rohan Dennis (BMC), deixando em terceiro o canadiano Michael Woods (Cannondale). Com esta vitória o australiano de 35 anos, três vezes vencedor do Santos Tour Down Under (2.UWT), subiu à liderança da camisola ocre.

Gerrans supera Dennis sobre o risco em Campbeltown
(foto www.tourdownunder.com)

O pelotão da corrida inaugural do calendário World Tour partiu ao terceiro dia de Glenelg rumo a Campbeltown. A acção não se fez esperar e logo ao início dos 139 km de jornada Laurens De Vreese (Astana) aventurou-se numa fuga a solo, consentida pelo pelotão até à aproximação da única e decisiva dificuldade do dia.

O corredor belga da Astana esteve sempre a uma distância controlada, passando na frente os dois sprints intermédios de McLaren Flat (km 33,8) e Oakbank (km 95,2) com cerca de 2m de vantagem. Atrás, no grande grupo a luta pelas restantes bonificações foi renhida com Juanjo Lobato (Movistar Team), Jay McCarthy (Tinkoff) e Caleb Ewan (Orica-GreenEdge) a arrecadarem os restantes segundos de bonificação dessas metas intermédias, importantes no combate pela geral.

A aventura de De Vreese (Astana) terminou a 21 km do desfecho da jornada. A equipa russa Tinkoff liderou a aproximação à subida de Corkscrew Road (km 133,3) para o líder McCarthy, mas logo aos primeiros metros de escalada viu-se superado pelo ataque de Richie Porte (BMC) e Simon Gerrans (Orica-GreenEdge). As movimentações não ficaram por aqui, seguindo-se o assalto de Michael Woods (Cannondale) correspondido por Sergio Henao (Team Sky), sendo o colombiano a coroar o alto e assim vestir a camisola de líder da montanha.

Até à meta restavam 5,7 km de descida pedalada a toda a velocidade, formando-se um grupo de dez corredores, que iria disputar entre si a linha da vitória ao sprint. Quando o triunfo parecia ficar nos pedais de Rohan Dennis (BMC), em cima do risco Simon Gerrans (Orica-GreenEdge) superou-o para a vitória da etapa e liderança da prova. “Foi muito dura a subida de Corkscrew. Obviamente há bons trepadores na corrida e eu tive de me esforçar bastante para me manter lá. Só consegui alcançar os fugitivos que vinham na minha frente no início da descida. Os meus companheiros posicionaram-me perfeitamente para aquela subida e é muito graças a eles que consegui obter este resultado. Pela queda de ontem, não estava com boas pernas ao início da etapa e não consegui pontuar no primeiro sprint, deixei o segundo para tentar salvar alguma energia para o final e valeu a pena”, referiu Gerrans após o suado triunfo.

Os portugueses cruzaram a meta mais tarde, Tiago Machado (Team Katusha) em 32º e Nelson Oliveira (Movistar Team) em 68º, ocupando na geral o 21º e 65º lugar respectivamente.

A quarta etapa irá ligar Norwood a Victor Harbor em 138 km, com Gerrans líder da geral, Henao no comando da montanha e McCarthy dos pontos e juventude.
 
Simon Gerrans líder do Santos Tour Down Under
(foto www.tourdownunder.com)


Resultados Et3
1 Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge 3:37:34
2 Rohan Dennis (Aus) BMC m.t.
3 Michael Woods (Can) Cannondale m.t.
4 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff m.t.
5 Steve Morabito (Sui) FDJ m.t.
6 Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal m.t.
7 Sergio Henao (Col) Team Sky m.t.
8 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale m.t.
9 Richie Porte (Aus) BMC m.t.
10 Rubén Fernández (Esp) Movistar Team m.t.
32 Tiago Machado (Por) Team Katusha +22”
68 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +3:47”

CG
1 Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge 10:28:12
2 Jay McCarthy (Aus) Tinkoff +3”
3 Rohan Dennis (Aus) BMC +5”
4 Michael Woods (Can) Cannondale +11”
5 Sergio Henao (Col) Team Sky +15”
6 Rafael Valls (Esp) Lotto Soudal +15”
7 Rubén Fernández (Esp) Movistar Team +15”
8 Steve Morabito (Sui) FDJ +15”
9 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale +15”
10 Richie Porte (Aus) BMC +15”
21 Tiago Machado (Por) Team Katusha +37”
65 Nelson Oliveira (Por) Movistar Team +4:02”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.