Avançar para o conteúdo principal

Dayer Quintana conquista Tour de San Luis

O colombiano de 23 anos Dayer Quintana (Movistar Team) é o grande vencedor do 10º Tour de San Luis (2.1). A última etapa foi ganha pelo italiano Jakub Mareczko (Italy) num sprint muito apertado frente ao conterrâneo e companheiro de equipa Elia Viviani (Italy).

Os últimos 119,6 km foram hoje pedalados no Tour de San Luis. A sétima e derradeira etapa decorreu no circuito em San Luis com um quinteto em fuga até perto do desfecho.

Antes de se formar a fuga do dia, o argentino Eduardo Sepúlveda (Fortuneo-Vital Concept) foi em busca da única montanha pontuável em Los Puquios (3ªcat. km 15,7). Ao coroar o alto em primeiro, destronou Roman Villalobos (Costa Rica) da liderança, conquistando em definitivo a camisola da montanha para si.

À passagem do primeiro sprint intermédio (km 34,6), já a fuga seguia na frente com Emanuel Guevara (San Luis), Juan Ignacio Curuchet (Argentina), Robin Carpenter (Holowesko), Mauricio Muller (SEP San Juan) e Elías Tello (Chile). Guevara pontuou em primeiro nesse sprint e Curuchet no segundo (km 85,6), coincidente com a terceira passagem pela linha de meta.

Na entrada da última volta, restavam quatro em fuga e o pelotão comandado pela russa Tinkoff na sua roda. O mais resistente na frente de corrida foi Carpenter, alcançado dentro dos 15 km finais.

A batalha pela vitória fez-se a alta velocidade e o último quilómetro voou autenticamente nos pedais dos sprinters. Sobre o risco em San Luis, o triunfo foi arrancado a photo-finish entre os dois italianos primeiros a cruzar a linha. As imagens ditaram o triunfo de Jakub Mareczko sobre Elia Viviani, ficando em terceiro o australiano Jason Lowndes (Drapac).

Dayer Quintana (Movistar Team) conquistou assim a amarela do Tour de San Luis, ficando o seu irmão Nairo em terceiro da geral. Eduardo Sepúlveda (Fortuneo-Vital Concept) levou para casa a camisola da montanha e o segundo lugar da geral. A camisola da juventude pertenceu a Miguel Ángel López (Astana), dos sprints a Emanuel Guevara (San Luis) e a espanhola Movistar triunfou por equipas.

O ciclista André Cardoso (Cannondale) fechou o Tour de San Luis em 10º da geral (+3:31"), um resultado que espelha o brilhante desempenho do corredor português nesta 10ª edição.

Movistar celebra vitória do Tour de San Luis por Dayer Quintana
(foto @Movistar_Team)

Resultados Et7
1 Jakub Mareczko (Ita) Italy 2:36:51
2 Elia Viviani (Ita) Italy m.t.
3 Jason Lowndes (Aus) Drapac m.t.
4 Peter Sagan (Svk) Tinkoff m.t.
5 Maximiliano Richeze (Arg) Etixx-Quick Step m.t.
6 Mauro Richeze (Arg) San Luis Somos Todos m.t.
7 Grega Bole (Svk) Nippo-Vini Fantini m.t.
8 Carlos Alzate (Col) Unitedhealthcare m.t.
9 Francesco Chicchi (Ita) Androni-Sidermec m.t.
10 Julian Gaday (Arg) Los Matanceros m.t.
31 André Cardoso (Por) Cannondale m.t.

CG Final
1 Dayer Quintana (Col) Movistar Team 22:52:12
2 Eduardo Sepúlveda (Arg) Fortuneo-Vital Concept +20”
3 Nairo Quintana (Col) Movistar Team +35”
4 Miguel Ángel Lopez (Col) Astana +38”
5 Ilia Koshevoy (Blr) Lampre-Merida +1:42”
6 Rodolfo Torres (Col) Androni-Sidermec +2:15”
7 Rafal Majka (Pol) Tinkoff +2:31”
8 Janier Acevedo (Col) Team Jamis +2:44”
9 Roman Villalobos (Crc) Costa Rica +2:59”
10 André Cardoso (Por) Cannondale +3:31”
Resultados completos aqui
______

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.