Avançar para o conteúdo principal

Et11 TDF: Allez Gallopin, go Talansky!

O regresso do Tour após o dia de descanso trouxe uma jornada emocionante no seu final. O público dividiu-se entre vibrar com a vitória apertada de Tony Gallopin (LTB) e o cruzar de meta de Andrew Talansky (GRS) após 32m05s. Vincenzo Nibali (AST) permaneceu de amarela.
 
Vitória de Tony Gallopin (Foto © ASO)

De Besançon rumou-se a Oyonnax, já sem Cancellara (TFR) para pedalar os 187,5 km de jornada. ‘Spartacus’ arredou-se da restante Grande Boucle com o pensamento focado na preparação para os Mundiais, mas de mais nomes se faz o pelotão e dele saiu um trio para a fuga do dia. Cyril Lemoine (COF), Anthony Delaplace (BSE) e o campeão suíço Martin Elmiger (IAM) pedalaram tranquilos até à aproximação das montanhas. O início quase plano deu lugar a um final montanhoso, de quatro altos, onde a corrida mudou de cenário.

Na chegada a Côte de Rogna (3ª cat. km 141), a Garmin-Sharp encetou uma perseguição feroz no pelotão para alcançar a fuga, ao mesmo tempo que o seu corredor Talansky se debatia já atrasado para se manter em prova. O norte-americano, recente vencedor do Dauphiné, após várias quedas nos anteriores dias, viu quase chegar ao fim a sua incursão pelo Tour. Parou, o director da equipa falou com ele dando-lhe a escolha de abandonar ou continuar a pedalar. Talansky subiu à bicicleta e continuou sozinho, apenas acompanhado pelo carro da equipa.

O alto de Rogna foi superado apenas com o resistente Elmiger (IAM) na frente. Entretanto, no pelotão atacava Nicolas Roche (TCS) com Jan Bakelants (OPQ) na sua roda. O campeão suíço Elmiger ainda passou Côte de Choux (3ª cat. km 149), mas na aproximação de Côte de Désertin (4ª cat. km 153) já tinha a companhia da dupla perseguidora e também de Jesús Herrada (MOV) e Cyril Gautier (EUC).

Contudo, o quinteto seria apartado na última montanha, em Côte d’Échallon (3ª cat. km 168), onde Roche partiu em solitário com 21 km por pedalar e 12s a separá-lo do pelotão, agora comandado pela Cannondale, pensando na possível vitória de Sagan, juntamente com a Orica-GreenEdge para Gerrans. Alto coroado, a descida marcou o fim da aventura para o irlandês da Tinkoff-Saxo. A 16 km para o desenlace, Roche foi alcançado e um corte no pelotão levou a alguns ciclistas da geral a ficarem para trás, como o campeão do mundo Rui Costa (LAM), que desceu a 14º da geral.

Nesse momento, o ex-camisola amarela Tony Gallopin (LTB) começou uma luta contra todos. Atacou, pedalou, foi alcançado a 4 km da meta. Não desistiu, voltou a atacar a 2,5 km e sempre com os pedais adversários na sua roda, o pensamento era apenas um… allez allez Gallopin para a vitória da etapa! E assim triunfou, deixando na sua roda o grupo encabeçado por John Degenkolb (GIA) e Matteo Trentin (OPQ).

O público vibrou com a vitória francesa e meia hora mais tarde com o cruzar da linha de Talansky (GRS), que heroicamente terminou a jornada sozinho e dentro do tempo limite.

Por falar em heróis, fica ainda o registo de Tiago Machado (TNE) a ser entrevistado pelo Eurosport no final da jornada. O português, que emocionou o mundo do ciclismo na última jornada, afirmou sentir dores nas costas, perna e cotovelo, confessando a vontade de querer entrar novamente numa fuga e tentar lutar por uma vitória de etapa. Certamente, terá Portugal a torcer pelo minhoto guerreiro!
 
Tiago Machado no Eurosport (Foto Helena Dias)

Resultado Et11 dos heróis lusos e luso-descendente:
48 Rui Costa (Por) LAM +1:36”
62 Sérgio Paulinho (Por) TCS +1:36”
104 Nelson Oliveira (Por) LAM +18:25”
113 Armindo Fonseca (Fra) BSE +18:25”
115 José Mendes (Por) TNE +18:25”
116 Tiago Machado (Por) TNE +18:25”

CG após Et11:
14 Rui Costa (Por) LAM +5:34”
64 Tiago Machado (Por) TNE +1:02:37”
80 Nelson Oliveira (Por) LAM +1:20:11”
102 Sérgio Paulinho (Por) TCS +1:26:43”
152 José Mendes (Por) TNE +1:59:40”
158 Armindo Fonseca (Fra) BSE +2:05:15”
 
Resultados Et11 TDF (Foto Helena Dias)

CG após Et11 TDF (Foto Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.