Avançar para o conteúdo principal

Et3 TDF: ‘Au revoir’ Reino Unido!

O Tour de France despediu-se do Reino Unido à 3ª etapa. Na capital londrina, Marcel Kittel (GIA) repetiu o triunfo inaugural, oferecendo à multidão presente um ‘sprintazo’ inesquecível. Quanto a Vincenzo Nibali (AST), entrará em território francês de maillot jaune vestido.
 
Vitória de Kittel (Foto © ASO/X.Bourgois)

À imagem dos dias anteriores, a despedida não poderia ter sido mais bela. Desde a partida em Cambridge à chegada a Londres, a imagem do imenso público voltou a surpreender pela forma como a vinda do Tour cativou os britânicos. Na capital, a imagem fez lembrar os dias em que a multidão sai à rua para ver passar o ‘desfile Real’, aquando de cerimónias da Família Real Britânica. Pouco há a acrescentar sobre as imagens que ficarão para a história do Tour, a não ser um “Thank you United Kingdom”!
 
Multidão vê passar o Tour! (Foto © Presse Sports/B.Papon)

Regressando ao pelotão, os 155 km foram percorridos quase na totalidade controlando um duo em fuga. As equipas convidadas para este Tour, NetApp-Endura e Bretagne-Séché Environnement, marcaram o ritmo com Jan Barta e Jean Marc Bideau. Ainda entraram em Londres na frente, mas com o decisivo desfecho perto de chegar, as equipas com vista a um final ao sprint terminaram com a aventura a 6 km para a meta.

A Lotto-Belisol mostrou-se incansável na busca pela vitória, trabalhando para anular a fuga, mas esteve longe de alcançar a linha em primeiro. Superior nos metros finais, a Giant-Shimano e Kittel não deram hipóteses, alcançando o alemão de 26 anos mais uma vitória para o seu palmarés, a nona esta temporada. Em seguida, cruzaram a meta Peter Sagan (CAN) e Mark Renshaw (OPQ).

Uma curiosidade deste dia… a visita do treinador de futebol José Mourinho à esquadra do campeão do mundo Rui Costa e do campeão nacional Nelson Oliveira (LAM)!
 
Rui Costa e José Mourinho
(Foto Lampre-Merida)

Os heróis lusos e o luso-descendente terminaram a 3ª etapa em:
56 Nelson Oliveira (Por) LAM m.t.
59 Rui Costa (Por) LAM m.t.
62 Tiago Machado (Por) TNE m.t.
156 Sérgio Paulinho (Por) TCS +1:05”
167 Armindo Fonseca (Fra) BSE +1:52”
175 José Mendes (Por) TNE +1:58”
CG após Et3:
14 Tiago Machado (Por) TNE +2”
15 Rui Costa (Por) LAM +2”
79 Nelson Oliveira (Por) LAM +10:31”
132 Sérgio Paulinho (Por) TCS +15:53”
179 Armindo Fonseca (Fra) BSE +21:42”
181 José Mendes (Por) TNE +21:48”

CG após Et3 TDF (Foto Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...