Avançar para o conteúdo principal

37º Troféu Joaquim Agostinho

O Troféu Joaquim Agostinho celebra a sua 37ª edição entre os dias 10 e 13 de Julho. Regressa ao formato de quatro dias de prova, contando novamente com o contra-relógio individual disputado no prólogo, seguindo-se três etapas.


Na quinta-feira, o esforço individual será pedalado em Torres Vedras ao longo de 7,6 km, com o primeiro corredor a dar o tiro de partida na Av. 5 de Outubro. Na sexta-feira, a 1ª etapa percorre 170,3 km entre Manique do Intendente e Sobral de Monte Agraço. Sábado, na 2ª etapa, pedala-se o circuito em Torres Vedras com partida em Atouguia da Baleia, num total de 147,5 km. Para domingo está guardada a etapa rainha, na qual o pelotão parte para a 3ª jornada em São Martinho do Porto para mais tarde, ao final de 164 km, consagrar o grande vencedor no Parque Eólico da Carvoeira.

No total serão pedalados 489,4 km por 18 equipas, 9 nacionais e 9 estrangeiras. Portugal estará representado pelas equipas continentais Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa e Rádio Popular-Boavista, além das equipas de clube Anicolor, CC José Maria Nicolau e Liberty Seguros/Feira/KTM. No panorama internacional, juntam-se ao pelotão as equipas estrangeiras Andalucía (Esp), Burgos BH (Esp), Bridgestone Anchor Cycling Team (Jpn), Etixx (Cze), GSC Blagnac Vélo Sport 31 (Fra), Keith Mobel-Partizan (Srb), Lokomotiv (Rus), Team Ecuador (Ecu) e 4-72 Colombia (Col).

A mais cobiçada camisola, a flamejante amarela (Liberty Seguros) ditará o sucessor de Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa) na vitória do Troféu, podendo o espanhol repetir o brilhante triunfo de 2013. Estarão também em disputa a camisola azul da montanha (Adega Alma Vitis), a cinza dos pontos (Modecort), a branca das metas volantes (Pretrab) e a laranja da juventude (Inst. Português do Desporto e Juventude).

Este ano, o Troféu irá assinalar os 30 anos do falecimento de Joaquim Agostinho, à semelhança do que será feito aquando da última etapa da 76ª Volta a Portugal. No dia 10 de Agosto, antes de cruzar a última linha de meta em Lisboa, o pelotão da Grandíssima irá passar junto à estátua de Agostinho, em Torres Vedras, homenageando o carismático ciclista português.

Não posso terminar este artigo sem referir o facto de uma das quatro principais equipas de clube (sub-23) lusas não ter sido convidada a participar na histórica prova do calendário nacional. A Maia-Bicicletas Andrade é uma das equipas lusas de maior longevidade, que tem aprimorado a formação dos jovens corredores, somando ainda o facto de celebrar 20 anos de existência em 2014, ano em que a Maia é também a Cidade Europeia do Desporto. O ano transacto, vivi uma etapa do Troféu Joaquim Agostinho acompanhando esta equipa na estrada (crónica), percebendo a importância para os jovens em correr esta específica prova, que lembra e homenageia tão importante ciclista português. Num ano de suma importância para a UC Maia, lamento não ver a equipa dos Maiatos a abrilhantar o pelotão em Torres Vedras.

ETAPAS
10/Jul – Prólogo 7,6 km
CRI Torres Vedras (17h)
11/Jul – Et.1 170,3 km
Manique do Intendente (11h45) / Sobral de Monte Agraço (15h40)
12/Jul – Et.2 147,5 km
Atouguia da Baleia (12h50) / Torres Vedras (16h10)
13/Jul – Et.3 164 km
São Martinho do Porto (12h) / Parque Eólico da Carvoeira (15h50)


(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.