Avançar para o conteúdo principal

Et10 TDF: Que dia!

Que dia! Esperava-se que La Planche des Belles Filles mudasse o Tour, mas hoje assistiu-se a uma verdadeira revolução. À partida de Mulhouse, ninguém sonharia que ao início dos 161,5 km o Tour iria perder mais um dos principais ‘contenders’ da 101ª edição. Depois do adeus de Froome (SKY), o adeus de Contador (TCS). E Nibali (AST), mais forte que nunca, regressou à liderança com a vitória da 10ª etapa, apesar da luta de Tony Gallopin (LTB) em tentar manter a camisola amarela em mãos francesas neste 14 de Julho, ‘Dia da Bastilha’.

Das sete montanhas do dia, a segunda a ser superada em Petit Ballon (km 55) marcou definitivamente a jornada. Na descida da 1ª categoria, vimos cair o 3º da geral Tiago Machado (TNE) e o favorito à geral Alberto Contador (TCS). Heróis como já nos habituámos a ver, ambos voltaram às bicicletas para continuar em prova. Infelizmente, para Contador o esforço foi demasiado, abandonando o Tour poucos quilómetros depois, confirmando-se mais tarde a tíbia partida logo abaixo do joelho. Já Machado, apesar de terminar fora do tempo limite, os comissários decidiram repescar o herói luso pelo esforço e forma como terminou o dia.


Mas este dia também teve momentos de beleza pura. A fuga iniciada por Thomas Voeckler (EUC) levou consigo um numeroso grupo para a frente de corrida. Entre os aventureiros, destacou-se a luta do francês com o espanhol Joaquim Rodríguez (KAT) pelos pontos da montanha, alcançando Rodríguez no final a liderança da camisola às bolinhas. Também a dupla Tony Martin e Michal Kwiatkowski (OPQ) pedalaram nesse grupo, com o alemão a ser considerado pelo segundo dia consecutivo o mais combativo e o jovem polaco a tentar ganhar tempo ou a etapa, perdendo ambos os objectivos no final ao descer para 13º da geral (+4:39). Ainda assim, valeu pela forma destemida com que enfrentou a etapa.

E quando tudo parecia levar à vitória da jornada por ‘Purito’ Rodríguez, que seguia isolado em plenas rampas da 1ª categoria de La Planche des Belles Filles, do grupo já muito restrito dos actuais favoritos à geral saltou Nibali (AST) a 3 km da meta. Sem resposta, o campeão italiano rumou em busca de Rodríguez, passou o espanhol e conquistou a meta ao mesmo tempo que regressava à liderança do Tour, deixando os demais rivais a mais de 2 minutos na geral, Richie Porte (SKY) em segundo e Alejandro Valverde (MOV) em terceiro.

Assim parte o Tour para o primeiro dia de descanso.

Resultado Et10 dos heróis lusos e luso-descendente:
13 Rui Costa (Por) LAM +1:06”
64 Nelson Oliveira (Por) LAM +16:07”
126 Armindo Fonseca (Fra) BSE +29:16”
133 José Mendes (Por) TNE +30:27”
138 Sérgio Paulinho (Por) TCS +30:45”
180 Tiago Machado (Por) TNE +43:06”

CG após Et10:
9 Rui Costa (Por) LAM +3:58”
47 Tiago Machado (Por) TNE +44:12”
73 Nelson Oliveira (Por) LAM +1:01:46”
125 Sérgio Paulinho (Por) TCS +1:25:07”
148 José Mendes (Por) TNE +1:41:15”
157 Armindo Fonseca (Fra) BSE +1:46:50”

Resultado Et10 TDF (Foto Helena Dias)
CG após Et10 TDF (Foto Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.