Avançar para o conteúdo principal

22ª Volta a Portugal do Futuro

O coração das jovens promessas do ciclismo luso já deve estar a bater mais depressa. Está a chegar a mais importante corrida do calendário nacional destinada aos sub-23… A 22ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros disputa-se entre os dias 17 e 20 de Julho e este ano internacionaliza-se, estando inscrita na UCI na categoria 2.2U. No total serão pedalados 585,7 km em 4 etapas, com o tiro de partida a ser dado em Águeda e o coroar do sucessor de António Carvalho (LAA) na Maia, Cidade Europeia do Desporto 2014.

Na ementa, a Volta do Futuro oferece aos jovens heróis três metas volantes diárias e montanha q.b., focando-se maioritariamente no norte do país. Somente a 1ª etapa visita um pouco do centro de Portugal em 146 km entre Águeda e Oliveira do Bairro, tendo um prémio de montanha de 3ª cat. (km 71,4) em Varzielas.

A partir da 2ª etapa o pelotão pedala em asfalto nortenho, começando com 133,1 km desde Santa Maria da Feira até Arouca, com 3 montanhas por pontuar. As primeiras de 3ª cat. em Chão de Ave (km 43,1), Gamarão (km 62,7) e logo em seguida Santo António (km 74,7), contando ainda com uma 4ª cat. bem perto do final da jornada (km 124,3). O dia mais duro chega na 3ª etapa, reservando 148,4 km entre Castelo de Paiva e Montalegre com 3 escaladas, primeiramente a 3ª cat. em Fojos (km 74,4), seguida da 1ª cat. em Salto (km 94,9) e o final com a meta a coincidir com a 1ª cat. na Serra do Larouco, em Montalegre.

Para o último dia está guardada a mais longa jornada. A 4ª etapa percorre 157,5 km de Montalegre à Maia, num terreno propício para uma chegada ao sprint. Em pleno coração da Cidade Europeia do Desporto 2014 será coroado o grande vencedor da camisola amarela da 22ª Volta a Portugal do Futuro, bem como o vencedor da classificação dos pontos, da montanha e da juventude.

A abrilhantar o jovem pelotão vão estar 6 equipas lusitanas: Anicolor, Atlantic Service/Clube Xelb, CC José Maria Nicolau, Liberty Seguros/Feira/KTM, Maia-Bicicletas Andrade e Selecção Nacional. De além-fronteiras chegam 6 formações: Café Baque-Conservas Campos (Esp), Caja Rural-Seguros RGA (Esp), Fundación Contador (Esp), Supermercados Froiz (Esp), CT 2020 (Bel) e Lokosphinx (Rus).

ETAPAS:
17/Jul – Et.1 146,7 km
Águeda (12h20) / Oliveira do Bairro (16h10)
18/Jul – Et.2 133,1 km
Santa Maria da Feira (12h45) / Arouca (16h25)
19/Jul – Et.3 148,4 km
Castelo de Paiva (12h35) / Montalegre (16h27)
20/Jul – Et.4 157,5 km
Montalegre (12h25) / Maia (16h26)

Etapa 1
Etapa 2
Etapa 3
Etapa 4

Apoio das Autarquias: Águeda, Oliveira do Bairro, Santa Maria da Feira, Arouca, Castelo de Paiva, Montalegre e Maia.
Patrocinadores Oficiais: Liberty Seguros, Banco BIC, RTP, Delta Cafés, Kia, Raposeira, Fundação INATEL, jornal A BOLA, Antena 1, Ciclismo a Fundo, Vitalis, KTM Bikes, Shimano, Dietsport, Pacto, Gráfica Simões & Gaspart, Instituto Geográfico de Portugal, Estradas de Portugal, Maia Cidade Europeia do Desporto.

Percurso detalhado aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.