Avançar para o conteúdo principal

Et1 VaPF: Samuel Magalhães, o triunfo da pista ao asfalto

Samuel Magalhães, 21 anos, agarrou a primeira vitória da Liberty Seguros/Feira/KTM na 22ª Volta a Portugal do Futuro. Uma equipa habituada a vencer a prova em anos transactos, começou com a pedalada direita a edição inscrita este ano no calendário continental sub-23 da UCI.

Na história do Sport Ciclismo São João de Ver, o clube já conquistou a mais importante corrida destinada aos sub-23 por seis vezes. João Cabreira iniciou uma verdadeira dinastia, seguindo-se André Cardoso (Garmin-Sharp), Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive), João Benta, Joni Brandão (Efapel-Glassdrive) e Rafael Silva (Efapel-Glassdrive). Hoje, a primeira linha de meta pertenceu a Samuel Magalhães.

Desde o início da jornada de 146,7 km em Águeda, ‘Samu’ tentou entrar nas fugas até vingar a que o levaria à vitória. Isolado na frente, pedalou desde o alto da única montanha em Varzielas (3ª cat. km 71,4) até à conquista da meta em Oliveira do Bairro, deixando toda a concorrência a 22 segundos de distância. Habituado aos triunfos do início da temporada em Pista, brilhando em Critérios na disciplina de perseguição, passando pelos Nacionais sagrando-se campeão nacional em omnium, também sentiu o gosto da medalha de prata nos Nacionais de Estrada sub-23 na prova de fundo. A busca vitoriosa numa linha de meta no asfalto português parecia estar próxima de concretizar-se e nesta jornada Samuel Magalhães saboreou finalmente a vitória tão desejada, somando-a ao triunfo alcançado em terras espanholas na Carrera de la Ascensión em Maio.

Tirando a camisola branca da juventude, que pertenceu a César Martingil (CC José Maria Nicolau), a Liberty Seguros/Feira/KTM finalizou esta primeira etapa em pleno, triunfando por equipas e vestindo a camisola amarela, dos pontos e da montanha com Samuel Magalhães. Além disso, contou também com mais dois jovens fortes para a luta pela geral no Top 10, Leonel Coutinho em terceiro e o vencedor da Taça de Portugal deste escalão Rúben Guerreiro em nono.
 
Samuel Magalhães (Foto Podium)

Resultados
1 Samuel Magalhães (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM 3:38:50
2 Rui Rodrigues (Por) Anicolor +22”
3 Leonel Coutinho (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM +22”
4 Eugeni Shalunov (Rus) Lokosphinx +22”
5 Carlos Jimenez (Esp) Café Baqué-Conservas Campos +22”
6 César Martingil (Por) CC José Maria Nicolau +22”
7 Peio Goikoetxea (Esp) Café Baqué-Conservas Campos +22”
8 Antonio Angulo (Esp) Café Baqué-Conservas Campos +22”
9 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM +22”
10 Dmitrii Strahov (Rus) Lokosphinx +22”

Resultados completos aqui
Apresentação Volta a Portugal do Futuro
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.