Avançar para o conteúdo principal

Et5 TDF: Bem-vindos ao Inferno do Norte!

Uma Grande Volta tem etapas para contra-relogistas, etapas para trepadores, etapas para sprinters e… etapas para os duros do pavé! O Tour de France visitou o ‘Inferno do Norte’ à 5ª etapa. Homenageando todos aqueles que perderam a vida na 1ª Guerra Mundial, o pelotão pedalou uma parte da rainha das clássicas, Paris-Roubaix, vendo abandonar o máximo favorito Chris Froome (SKY), tendo no actual maillot jaune Vincenzo Nibali (AST) uma actuação incrível e triunfando na meta Lars Boom (BEL). Mas não foram somente estes os nomes a destacar em tão épica jornada.
 
Vitória de Lars Boom (Foto © Presse Sports/B.Papon)

Dos 155,5 km programados para este dia, foram percorridos 152,5 km entre Ypres e Arenberg Porte du Hainaut. As más condições climatéricas levaram à supressão de 2 dos 9 sectores em pavé. Sem Mons-en-Pévèle (7º) e Orchies à Beuvry-la-Forêt (5º), o espectáculo não foi menor. O pelotão transmitiu a beleza e dureza da clássica a cada golpe de pedal.

Assim que a partida foi dada, nove corredores saltaram para a fuga, que se reduziria a sete e assim duraria até ao início dos desafiantes sectores. Samuel Dumoulin (ALM), Rein Taaramäe (COF), Lieuwe Westra (AST), Tony Martin (OPQ), Tony Gallopin (LTB), Simon Clarke e Matt Hayman (OGE) entraram no empedrado de Carrefour de l’Arbre (km 87) com uma mínima vantagem de cerca de 1 minuto, enquanto o pelotão perdia o favorito dos favoritos. Vítima de duas quedas (além da sofrida ontem), Chris Froome (SKY) disse adeus ao Tour ainda antes de pisar o temível pavé.

Os quilómetros foram passando, o empedrado fazendo a sua selecção e o pelotão a perseguição. Conclusão, a fuga estava terminada a 25 km do final, ao mesmo tempo que Nibali (AST) se impunha de forma notável na defesa da camisola amarela. Tendo consigo os companheiros Fuglsang e Westra, o qual ganharia a combatividade deste dia, o campeão italiano mostrou-se um lutador destemido, fazendo das pedras um meio de consolidar a liderança do Tour. Tomando o comando da corrida, num restrito grupo de 15 corredores, Nibali rumou aos últimos quilómetros e restantes sectores em pavé abrindo um fosso para o grupo perseguidor composto, entre outros, por Contador (TCS), Talansky (GRS), Valverde (MOV), Van Garderen (BMC), Porte (SKY) e o campeão do mundo Rui Costa (LAM).
 
A luta destemida de Nibali no pavé (Foto © Presse Sports/B.Papon)

Enquanto atrás se pedalava cautelosamente para apagar os 2 minutos de distância, na frente Nibali mantinha o ritmo com toda a atenção a eventuais quedas, num grupo que continha os especialistas na matéria Cancellara (TFR), Sagan (CAN), Boom e Vanmarcke (BEL). E precisamente no último sector, Hélesmes à Wallers (km 149), Lars Boom tentou um ritmo mais forte e seguiu sem contestação para a linha de meta, alcançando a vitória com 19 segundos de vantagem sobre a dupla da Astana, Fuglsang e Nibali.

A beleza do ciclismo também se faz da sua imprevisibilidade e a jornada de hoje demostrou isso mesmo. A dureza do dia foi cruel com Froome, mas majestosa com Nibali, que protagonizou, a par da equipa Astana, uma das mais impressionantes performances da sua carreira, conseguindo distanciar-se na geral do mais directo rival Contador (CG 19º +2:37”). Também mostrou um Kwiatkowski (OPQ) pronto para a batalha, estando em 4º da geral (+50”). Mas ainda há tanto Tour pela frente e esta foi apenas a primeira batalha da emocionante guerra que é a Grande Boucle.

Quanto aos corredores portugueses, os dois nomes que lutam por uma boa classificação na geral mostraram-se à altura do desafio. Rui Costa (LAM) e Tiago Machado (TNE) permaneceram atentos à entrada de cada sector, apenas perdendo algum tempo nos últimos troços de empedrado.

Resultado Et5 dos heróis lusos e luso-descendente:
25 Rui Costa (Por) LAM +2:28”
56 Tiago Machado (Por) TNE +4:16”
82 Nelson Oliveira (Por) LAM +8:10”
131 Armindo Fonseca (Fra) BSE +15:23”
154 José Mendes (Por) TNE +18:03”
180 Sérgio Paulinho (Por) TCS +22:40”

CG após Et5:
13 Rui Costa (Por) LAM +2:11”
26 Tiago Machado (Por) TNE +3:59”
69 Nelson Oliveira (Por) LAM +18:22”
154 Armindo Fonseca (Fra) BSE +36:46”
164 Sérgio Paulinho (Por) TCS +39:04”
172 José Mendes (Por) TNE +40:22”

Resultados Et5 (Foto Helena Dias)

CG após Et5 TDF (Foto helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.