Avançar para o conteúdo principal

Troféu Joaquim Agostinho: etapa de Edgar Pinto, amarela de Delio Fernández

Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte) venceu a 1ª etapa do Troféu Joaquim Agostinho e o 3º lugar alcançado por Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa) levou-o à liderança da camisola amarela.



Vitória de Edgar Pinto (Foto www.trofeujoaquimagostinho.com)

A jornada de 170,3 km ligou Manique do Intendente ao Sobral de Monte Agraço, tendo a incrementar o espectáculo a 1ª cat. de Montejunto (km 110,5) e as 3ªs cats. de Serra da Vila (km 150,9) e na chegada à meta.
Sempre com o sol abrasador por companhia, uma fuga conseguiu rumar à aventura do dia passados 20 km de percurso. Dela fizeram parte os corredores de equipas lusas Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte), Micael Isidoro (Louletano-Dunas Douradas), Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista), Samuel Magalhães (Liberty Seguros/Feira/KTM), Hugo Vaz e Rui Rodrigues (Anicolor), acompanhados por José Ragonessi (Team Ecuador), Camilo Suárez (4-72 Colombia) e Diego Cuervo (Burgos BH).

Enquanto os nove mantinham a esperança de chegar a bom porto, no pelotão a Efapel-Glassdrive marcava o ritmo na defesa da liderança de Victor de la Parte, sempre a uma distância a rondar os 2 minutos. A fuga chegou à primeira dureza do dia e, em plena escalada, Alberto Gallego deixou os companheiros para trás, coroando isolado o alto de Montejunto. No entanto, na descida seria alcançado por Luís Afonso, Samuel Magalhães e Micael Isidoro, enquanto os demais aventureiros regressavam ao pelotão.

Pressentindo a aproximação do grande grupo, o jovem luso Samuel Magalhães, vice-campeão nacional sub-23 de fundo, tentou uma aventura em solitário, sendo alcançado na aproximação à subida seguinte, na Serra da Vila, enquanto Evgeny Shalunov (Lokosphinx) atacava no pelotão e chegava à sua companhia, levando consigo os fugitivos Gallego e Micael Isidoro, luso que viria a coroar o alto.

O quarteto não iria longe, pois o ritmo imposto pela Efapel acabou com a fuga a cerca de 8 km para o desenlace. Mário Costa (OFM-Quinta da Lixa) ainda tentou a sua sorte a 2 km da meta, mas sem êxito. Na subida final Edgar Pinto fez a diferença, pedalando para a vitória da jornada, a 5 segundos da dupla espanhola Jordi Simon (Team Ecuador) e Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), o novo líder do Troféu, que irá tentar defender o título conquistado pelo companheiro Eduard Prades na edição anterior.

Nos sub-23, o colombiano Bernardo Suaza (4-72 Colombia) foi o primeiro a cruzar a meta na 12º posição, assumindo a liderança da juventude. Seguiu-se em 17º o luso Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista) e em 22º o russo Kirill Sveshnikov (Lokosphinx), respectivamente 3º e 2º na geral deste escalão.

Na geral por equipas, a 4-72 Colombia lidera no final da jornada, enquanto nos pontos impera Edgar Pinto, na montanha reina Alberto Gallego e nas metas volantes comanda Rui Rodrigues.

Para amanhã, a 2ª etapa reserva ao pelotão 147,5 km entre Atouguia da Baleia e Torres Vedras, onde se irá pedalar o tradicional final da etapa em circuito.

Resultados Et1
1 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte 4:27:02 [38,265 km/h]
2 Jordi Simon (Esp) Team Ecuador +5”
3 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa +5”
4 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +8”
5 Victor de la Parte (Esp) Efapel-Glassdrive +10”
6 Julien Loubet (Fra) GSC Blagnac Velo Sport31 +10”
7 David Belda (Esp) Burgos BH +10”
8 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +10”
9 Edson Calderón (Col) 4-72 Colombia +10”
10 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive +13”

Geral
1 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa 4:36:34
2 Victor de la Parte (Esp) Efapel-Glassdrive +3”
3 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +6”
4 Julien Loubet (Fra) GSC Blagnac Velo Sport31 +13”
5 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive +23”
6 Edson Calderón (Col) 4-72 Colombia +30”
7 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +37”
8 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim +37”
9 Bernardo Suaza (Col) 4-72 Colombia +37”
10 Hernâni Brôco (Por) Louletano-Dunas Douradas +38”

Resultados completos aqui
Prólogo - "Victor de la Parte vence prólogo"
Apresentação - 37º Troféu Joaquim Agostinho
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.