Avançar para o conteúdo principal

Daniela Reis conquista Taça de Portugal 2014

Gondomar recebeu o final da Taça de Portugal Femininas nas quatro categorias. À excepção das elites, onde a vitória pertenceu a Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira), nos demais escalões triunfaram as campeãs nacionais de fundo. Em juniores Andreia Alves (Acreditar/AC Malveira), em cadetes Beatriz Lopes (CC Ouriquense) e em veteranas Teresa Fernandes (Atlantic Service/Clube Xelb). Por equipas, a vitória sorriu ao CC Ouriquense.

Na tarde do passado domingo, dia 20, disputou-se o 1º Grande Prémio Gondomar É D’Ouro, a 4ª e última prova pontuável do Troféu que premeia a regularidade das atletas. As elites pedalaram 20 voltas a um circuito de 3,5 km. No final dos 70 km, Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira) venceu com supremacia, deixando a 4m29s Ana Rita Vigário (BMC/Sram/Póvoa de Varzim) e a 5m03s a companheira de equipa Ana Valido. Ao agarrar o triunfo de duas das quatro provas pontuáveis, Daniela Reis conquistou a Taça dias após se destacar no Campeonato da Europa Sub-23 em Nyon, Suíça, integrando a fuga principal da prova apenas acompanhada por três atletas, que viriam a discutir a vitória final.

As juniores pedalaram 16 voltas ao circuito de 3,5 km. Ao fim de 56 km, Ana Lopes (CC Ouriquense) superou ao sprint Andreia Alves (Acreditar/AC Malveira), que conquistou o Troféu vencendo igualmente duas das quatro provas disputadas.

Cadetes e veteranas pedalaram 12 voltas ao circuito de 3,5 km, perfazendo um total de 42 km. Nas mais novas, Beatriz Lopes (CC Ouriquense) conquistou a Taça de forma categórica ao vencer todas as provas pontuáveis. Na meta em Gondomar deixou a 2m12s Inês Raimundo (Atlantic Service/Clube Xelb) e a 2m51s Alexandra Santos (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC).

Nas mais experientes, Teresa Fernandes (Atlantic Service/Clube Xelb) conquistou o primeiro lugar da Taça ao somar nesta última prova o segundo triunfo na meta, deixando a 2m12s Orieta Oliveira (CC Ouriquense) e a 5m18s Natália Mendes (Freebike Shop/Bike CSBrás).

Pódio Elites (Foto FPC)

______
Resultados completos 4ª Prova
Ranking Taça de Portugal Femininas
3ª Prova - "Celina Carpinteiro na liderança da Taça de Portugal"
2ª Prova - "Celina Carpinteiro triunfa na 2ª prova Taça de Portugal"
1ª Prova - "Daniela Reis triunfa na 1ª prova Taça de Portugal"
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.