Avançar para o conteúdo principal

Troféu Joaquim Agostinho: a glória de Delio Fernández

Delio Fernández conquistou o 37º Troféu Joaquim Agostinho. No alto da Carvoeira, o galego de 28 anos defendeu o título ganho na edição anterior pela sua equipa OFM-Quinta da Lixa, na altura pelas pedaladas do conterrâneo Eduard Prades. Nesta 3ª etapa, a vitória na linha de meta sorriu ao checo Karel Hnik (Etixx).


Delio Fernández (Foto www.trofeujoaquimagostinho.com)

De São Martinho do Porto ao Parque Eólico da Carvoeira, o pelotão pedalou este domingo 164 km da etapa rainha. Com duas montanhas por coroar antes da chegada em alto, várias foram as tentativas de escapada que pontuaram a derradeira jornada.

Uma primeira fuga viu o intento terminar após a 3ª cat. na Carvoeira (km 102), seguindo apenas na frente Bruno Sancho (Banco BIC-Carmim), a quem se juntou mais tarde o japonês Hiroshi Stubaki (Bridgestone Anchor). Contudo, na aproximação à 1ª cat. de Montejunto (km 134,8), já o pelotão tinha alcançado o duo em fuga. Em plena escalada, o espanhol David Belda (Burgos BH) atacou coroando o alto, recebendo logo em seguida a companhia de Edson Calderón (4-72 Colombia), mas o colombiano não aguentou a pedalada do espanhol, seguindo Belda em solitário, mas apenas até à entrada da derradeira escalada.

A meta esperava os últimos golpes de pedal no alto da Carvoeira, uma 2ª categoria fustigada impiedosamente pelo vento. A OFM-Quinta da Lixa voou para anular a fuga de Belda e defender a amarela de Delio Fernández. Em plenas rampas do Parque Eólico da Carvoeira, os ataques surgiram com o camisola amarela a defender-se da dupla mais perigosa, o 2º à geral Victor de la Parte e o companheiro Sérgio Sousa (Efapel-Glassdrive).

Contudo, a vitória na linha de todas as decisões coube ao vencedor de uma das etapas da Volta ao Alentejo. O jovem Karel Hnik (Etixx) lançou-se para o triunfo da jornada nos 800m finais, deixando a 5 segundos Jordi Simon (Team Ecuador) e César Fonte (Rádio Popular-Boavista).

Na 5ª posição cruzou a meta Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), conquistando esta primeira gloriosa vitória da temporada para o seu palmarés. Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive) e Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte) completaram o pódio do 37º Troféu Joaquim Agostinho, no ano em que se cumprem 30 anos do falecimento do carismático corredor português.

Na juventude, o pódio pertenceu a Kirill Sveshnikov (Lokosphinx), Juan Felipe Osorio e Bernardo Suaza (4-72 Colombia), surgindo na 4ª e 5ª posições os lusos Gaspar Gonçalves (Anicolor) e Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista).

A 4-72 Colombia triunfou por equipas, a camisola cinza dos pontos coube a Jordi Simon (Team Ecuador), a azul da montanha ficou em Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) e a branca das metas volantes em Raúl Alarcón (Louletano-Dunas Douradas).

Resultados Et3
1 Karel Hnik (Cze) Etixx 4:04:24 [40,262 km/h]
2 Jordi Simon (Esp) Team Ecuador +5”
3 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +5”
4 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +5”
5 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa +5”
6 Higinio Fernández (Esp) Team Ecuador +5”
7 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +5”
8 Kirill Sveshnikov (Rus) Lokosphinx +11”
9 Thomas Lebas (Fra) Bridgestone Anchor +11”
10 Hernâni Brôco (Por) Louletano-Dunas Douradas +11”

Geral Final
1 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa 12:17:06
2 Victor de la Parte (Esp) Efapel-Glassdrive  +10”
3 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +13”
4 Karel Hnik (Cze) Etixx +38”
5 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +40”
6 Kirill Sveshnikov (Rus) Lokosphinx +48”
7 Hernâni Brôco (Por) Louletano-Dunas Douradas +51”
8 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive +53”
9 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +59”
10 Higinio Fernández (Esp) Team Ecuador +1:04”

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.