Avançar para o conteúdo principal

Et8 TDF: Vitória de Kadri no duelo Contador vs Nibali

Este sábado, o Tour de France presenteou-nos com duas corridas em simultâneo. Na frente, uma fuga vitoriosa de Blel Kadri (ALM). Atrás, um testar de forças entre Vincenzo Nibali (AST) e Alberto Contador (TCS), com o italiano seguro na liderança e o espanhol a mostrar garra e vontade de ganhar a batalha final.
 
Vitória de Blel Kadri (Foto © ASO/B.Bade)

A primeira chegada em alto da 101ª Grande Boucle prometia espectáculo e assim aconteceu. A calmaria inicial dos 161 km com partida em Tomblaine contrastou com o turbilhão final de três montanhas na chegada a Gérardmer La Mauselaine (3ª cat.).

Na 8ª etapa, a fuga contou a vitória da jornada e antecipou a dureza que o pelotão iria enfrentar. Niki Terpstra (OPQ), Blel Kadri (ALM), Sylvain Chavanel (IAM), Adrien Petit (COF) e Simon Yates (OGE) saíram do pelotão em busca de uma sonhada vitória. A sintonia foi perfeita até ao início da primeira ascensão, chegando a atingir uma vantagem de 10 minutos para o pelotão. Em Col de la Croix des Moinats (2ª cat. km 142), o francês Chavanel impôs um ritmo mais forte, sendo apenas seguido pelo conterrâneo Kadri.

A meio da escalada, Chavanel começou a ceder, enquanto Kadri acreditou que este seria o seu dia. E assim foi… o ciclista de 27 anos da AG2R La Mondiale pedalou em solitário a restante subida de Croix des Moinats, continuou rumo a Grosse Pierre (2ª cat. km 150) e conquistou a primeira vitória francesa desta edição do Tour. Somou ainda o maillot da montanha e o prémio da combatividade.

A alguns minutos de distância travava-se outra batalha no pelotão. Logo na primeira escalada, a Tinkoff-Saxo tomou o comando do grupo querendo realçar a sua força e, simultaneamente, a fraqueza dos rivais. Primeiramente com Sérgio Paulinho, seguindo-se Rafal Majka, Michael Rogers e Nicolas Roche, a esquadra russa desfez o pelotão, deixando para trás nomes como Kwiatkowski (OPQ), que manteve o 4º lugar geral aumentando a distância em minutos. Mas na roda de Contador continuava Nibali.
 
Duelo Contador versus Nibali (Foto © ASO/B.Bade)

Com as duas primeiras subidas superadas, restava um último assalto em Gérardmer La Mauselaine. No duelo Contador versus Nibali, o ‘Pistolero’ cruzou a meta em segundo, ganhando 3 segundos ao ‘Squalo’, terceiro na linha de todas as decisões. Mais importante do que os segundos ganhos, a mostra de força da esquadra russa, não só no seu líder como também no trabalho dos seus escudeiros. Ainda assim, o campeão italiano manteve a liderança do maillot jaune bem segura, mantendo os mais fortes adversários a cerca de 2 minutos.

Quanto à jornada dos heróis lusos na luta por uma boa classificação geral, Rui Costa (LAM) e Tiago Machado (TNE) subiram posições, apesar da perda de algum tempo em relação a Nibali. Rui escalou ao 8º lugar, apesar da adversidade na última subida ao ver saltar a corrente da bicicleta, e Tiago subiu à 20ª posição.
 
Campeão do mundo Rui Costa (Foto © ASO/B.Bade)

Resultado Et8 dos heróis lusos e luso-descendente:
12 Rui Costa (Por) LAM +3:01”
34 Tiago Machado (Por) TNE +4:29”
77 Nelson Oliveira (Por) LAM +16:22”
79 Sérgio Paulinho (Por) TCS +16:22”
95 Armindo Fonseca (Fra) BSE +17:51”
103 José Mendes (Por) TNE +17:51”

CG após Et8:
8 Rui Costa (Por) LAM +2:52”
20 Tiago Machado (Por) TNE +6:08”
94 Nelson Oliveira (Por) LAM +45:39”
137 Sérgio Paulinho (Por) TCS +59:23”
161 Armindo Fonseca (Fra) BSE +1:05:56”
172 José Mendes (Por) TNE +1:10:48”

Resultados Et8 TDF (Foto Helena Dias)
CG após Et8 TDF (Foto Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.