Avançar para o conteúdo principal

Et6 TDF: Vitória de Greipel

O terreno chamava por um sprint e os heróis velocistas não fugiram às expectativas. A 6ª etapa do Tour de France viu vencer novamente um alemão na meta. Fora da frente de batalha por um problema mecânico, o favorito Marcel Kittel (GIA) viu o conterrâneo Andre Greipel (LTB) agarrar a 12ª vitória da temporada. Vincenzo Nibali (AST) continuou tranquilo de maillot jaune.
 
Vitória de Greipel  (Foto www.letour.fr)

Depois da jornada do pavé, o pelotão teve de ementa 194 km de Arras a Reims. O risco dos famosos ‘abanicos’ era forte, levando a um aumento redobrado de atenção por parte de todas as equipas, principalmente dos candidatos à geral. A aventura do dia foi permitida, controlada à distância maioritariamente pela Giant-Shimano na frente do pelotão.

O quarteto composto por Tom Leezer (BEL), Luis Ángel Maté (COF), Jérôme Pineau (IAM) e Arnaud Gérard (BSE) teve liberdade para andar em fuga até à marca dos 12 km para o final da jornada, com o espanhol Maté a ser o mais resistente e, consequentemente, o mais combativo do dia.

Nos 10 km finais, a Omega Pharma-Quick Step assumiu o comando do pelotão preparando o sprint para Renshaw. O companheiro Kwiatkowski aproveitou o posicionamento na frente, tentando a sua sorte a 1 km para o desfecho, mas a alta velocidade na sua roda depressa apagou no asfalto a curta vantagem obtida. Greipel (LTB) lançou logo em seguida o sprint, impondo-se categoricamente frente a Alexander Kristoff (KAT) e Samuel Dumoulin (ALM).

O dia passou tranquilo para a liderança de Nibali (AST), não podendo afirmar-se o mesmo relativamente a outras equipas. A jornada foi marcada pela chuva, levando a algumas quedas e consequentes abandonos de corredores importantes para o apoio aos líderes nas decisivas etapas de montanha. A Sky perdeu Xabier Zandio, a Katusha Egor Silin e a Tinkoff-Saxo Jesús Hernández.

Resultado Et6 dos heróis lusos e luso-descendente:
22 Rui Costa (Por) LAM m.t.
46 Tiago Machado (Por) TNE m.t.
95 Nelson Oliveira (Por) LAM +59”
125 José Mendes (Por) TNE +1:27”
147 Sérgio Paulinho (Por) TCS +4:51”
167 Armindo Fonseca (Fra) BSE +4:51”

CG após Et6:
13 Rui Costa (Por) LAM +2:11”
24 Tiago Machado (Por) TNE +3:59”
63 Nelson Oliveira (Por) LAM +19:21”
162 Armindo Fonseca (Fra) BSE +41:37”
164 José Mendes (Por) TNE +41:49”
172 Sérgio Paulinho (Por) TCS +43:55”

Resultado Et6 TDF (Foto Helena Dias)
CG após Et6 TDF (Foto Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.