Avançar para o conteúdo principal

Et21 TDF: O Tour de Nibali, uma força da natureza

O italiano Vincenzo Nibali (Astana) deixou uma marca incontestável no 101º Tour de France. ‘Lo Squalo dello Stretto’ não se limitou a vencer a Grande Boucle. Destacou-se em diversas etapas pela vitória das mesmas e pelos ataques desferidos. Das 21 jornadas, 19 vestiu de amarelo. E fez duplamente história… Aos 29 anos é o sétimo italiano a conquistar o Tour, sucedendo 16 anos depois ao ‘Pirata’ Marco Pantani (1998), Felice Gimondi (1965), Gastone Nencini (1960), Fausto Coppi (1952/1949), Gino Bartali (1948/1938) e Ottavio Bottecchia (1925/1924). É o sexto ciclista a alcançar a ‘Tripla Coroa’ ao vencer as três grandes voltas –Tour, Giro e Vuelta–, feito somente alcançado pelo belga Eddy Merckx, o espanhol Alberto Contador, o italiano Felice Gimondi e os franceses Bernard Hinault e Jacques Anquetil.

Vincenzo Nibali vencedor 101º TDF (Foto www.letour.fr)
Nibali… O maillot jaune reflectiu uma presença perfeita em prova. Evitou as inúmeras quedas; atacou apesar da vantajosa liderança; superou com brilhantismo a etapa do pavé ao ganhar uma vantagem preciosa sobre os mais fortes adversários; venceu quatro etapas de dureza considerável, começando pela 2ª no Reino Unido ao estilo da Liège-Bastogne-Liège com 9 escaladas e vitória frente a Froome e Contador, triunfando depois em La Planche des Belles Filles, nos Alpes e nos Pirenéus. Esteve à altura de todos os desafios impostos e iguais para todos, mostrando à imagem da sua vitória o ano passado no Giro que é uma força da natureza, capaz de superar qualquer jornada de tormenta ou de sol abrasador. Um merecido vencedor do Tour, que desenhou um fosso de quase 8 minutos para os heróis franceses no pódio, Péraud e Pinot.

Os Franceses… Terminaram com três corredores no Top 10. Jean-Christophe Péraud (ALM), Thibaut Pinot (FDJ) e Romain Bardet (ALM) proporcionaram uma luta incansável pelos primeiros lugares. Desde 1984, há precisamente 30 anos, que a França não finalizava com dois corredores no pódio, ano do vencedor Laurent Fignon e do 2º Bernard Hinault. Na 101ª edição, a esquadra francesa AG2R La Mondiale brilhou em várias frentes vencendo por equipas, terminando 2ª da geral com Péraud de 37 anos e somando uma vitória em etapa por Blel Kadri. Na disputa pelo maillot da juventude, Pinot de 24 anos superou Bardet de 23, alcançando ainda o 3º lugar do pódio. Os franceses vestiram a amarela por um dia com Tony Gallopin (LTB), que dias mais tarde chegou à vitória de uma etapa.

Os Portugueses e luso-descendente… O sonho de ver o campeão do mundo Rui Costa (LAM) no Top 10 [pessoalmente no Top 5] desvaneceu-se com o seu abandono à 16ª etapa. Era até então 13º da geral, mas uma broncopneumonia foi mais forte do que todo o querer e persistência para continuar em prova. Tiago Machado (TNE) brilhou no 3º lugar da geral na 9ª etapa e possivelmente teria continuado nos lugares cimeiros não fosse a queda sofrida no dia seguinte. Contudo, batalhou por cada quilómetro até terminar a infeliz jornada, mostrando ao mundo a fibra de guerreiro que o caracteriza. Suportando a dor e melhorando nos dias seguintes, terminou em Paris o seu primeiro Tour na 72ª posição. Sérgio Paulinho (TCS), experiente nestas andanças do Tour, terminou a sua 7ª participação em 89º lugar. Nelson Oliveira (LAM) estreou-se com um 87º posto, trabalhando em prol da equipa e ainda alcançando uma boa performance no contra-relógio individual realizando o 17º melhor tempo, defendendo bem as cores de campeão nacional da especialidade. Também em estreia no Tour e igualmente incansável no trabalho de apoio à equipa, José Mendes (TNE) terminou em 124º da geral. Armindo Fonseca (BSE) realizou o sonho de pedalar o Tour, finalizou em 138º disputando ainda um sprint à 12ª etapa com o 12º posto.

Nelson Oliveira, Sérgio Paulinho e Tiago Machado (Foto Helena Dias)

Momentos Le Tour… O tsunami de fãs nos primeiros dias em Yorkshire (Reino Unido); o primeiro ataque pela camisola da montanha protagonizado pelo ‘Shut up Legs’ Jens Voigt (TFR); os quatro sprints vitoriosos de Marcel Kittel (GIA), dois deles a abrir e a fechar o Tour; as quase vitórias de Peter Sagan (CAN); a etapa do pavé; as duas vitórias de Rafal Majka com direito à conquista da camisola da montanha e uma de Michael Rogers para a Tinkoff-Saxo após a infortuna perda do líder Contador; as piscadelas de olho de Majka; as lágrimas de Jack Bauer (GRS) à 15ª jornada pela quase vitória após 222 km em fuga; o primeiro triunfo lituano no Tour por Ramunas Navardauskas (GRS); o 7º lugar de Leopold König (TNE) na geral; as duas vitórias de Tony Martin (OPQ) somando ao esperado triunfo do crono uma etapa em linha; as pedaladas na frente do pelotão de Cheng Ji (GIA), primeiro corredor chinês no Tour, ficando conhecido como o ‘assassino de fugas’ e lanterna vermelha desta edição; os abandonos de 34 corredores entre eles Cavendish (OPQ), Froome (SKY), Contador (TCS), Costa (LAM) e Talansky (GRS); a corrida feminina no último dia em Paris ‘La Course by Le Tour’.

Vencedores Le Tour…
Amarelo/Geral: Vincenzo Nibali (AST)
Branco/Juventude: Thibaut Pinot (FDJ)
Bolinhas/Montanha: Rafal Majka (TCS)
Verde/Pontos: Peter Sagan (CAN)
Equipa: AG2R La Mondiale
Mais Combativo: Alessandro De Marchi (CAN)
Vencedores Le Tour (Foto www.letour.fr)
Resultado Et21 dos heróis lusos e luso-descendente:
38 Nelson Oliveira (Por) LAM +9”
104 Sérgio Paulinho (Por) TCS +24”
116 Tiago Machado (Por) TNE +47”
121 José Mendes (Por) TNE +57”
123 Armindo Fonseca (Fra) BSE +57”

CG Final:
72 Tiago Machado (Por) TNE +3:08:03”
87 Nelson Oliveira (Por) LAM +3:30:36”
89 Sérgio Paulinho (Por) TCS +3:36:33”
124 José Mendes (Por) TNE +4:07:34”
138 Armindo Fonseca (Fra) BSE +4:30:52”
DNF Rui Costa (Por) LAM

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.