Avançar para o conteúdo principal

Et19 TDF: 1º triunfo lituano por Navardauskas

O 101º Tour de France recebeu na meta em Bergerac a primeira vitória lituana da sua história. Ramunas Navardauskas venceu a 19ª etapa, dando à equipa Garmin-Sharp a primeira vitória nesta edição. Vincenzo Nibali (AST) está a duas etapas de juntar ao seu brilhante palmarés a conquista da Grande Boucle.

Vitória histórica de Navardauskas (Foto www.letour.fr)


Sem grande história ao longo dos 208,5 km de jornada, o pelotão partiu de Maubourguet Pays du Val d'Adour com Cyril Gautier (EUC) a tentar a fuga logo aos primeiros quilómetros. O francês teve mais tarde a companhia de Martin Elmiger (IAM), Arnaud Gérard (BSE), Tom-Jelte Slagter (GRS) e Rein Taaramäe (COF). Sempre a rolar, apenas com a chuva como inimigo, o quinteto em fuga esteve em perfeita sintonia até Slagter tentar a sorte em solitário a 32 km da meta.

Com a única dificuldade do dia pela frente, a 4ª categoria de Côte de Monbazillac (km 196), Slagter viu a distância para o pelotão esfumar-se no asfalto. Premiado nesta jornada com o dorsal vermelho da combatividade, ainda coroou o alto sendo alcançado pelo grande grupo logo em seguida.

Contudo, a Garmin-Sharp não deixou de acreditar na conquista da etapa. Logo após cruzar o alto de Monbazillac, a equipa norte-americana teve em Navardauskas a carta a jogar nos quilómetros finais. Pedalando em modo de contra-relógio individual, especialidade na qual é campeão nacional, o corredor lituano de 26 anos foi ganhando uma curta mas sólida vantagem, fugindo à perseguição das equipas que tinham por objectivo uma chegada ao sprint.

Já dentro dos 3 km finais, sem comprometer os tempos da classificação geral, uma queda envolveu alguns corredores dos lugares cimeiros como Bardet (ALM) e König (TNE), além de um dos favoritos à vitória do dia Peter Sagan (CAN). Entretanto, longe da confusão e a cruzar a meta Navardauskas ergueu os braços para a histórica vitória no Tour, deixando a 7s John Degenkolb (GIA) e Alexander Kristoff (KAT).

Resultado Et19 dos heróis lusos e luso-descendente:
63 Armindo Fonseca (Fra) BSE +3:10”
100 Sérgio Paulinho (Por) TCS +5:12”
109 José Mendes (Por) TNE +5:58”
120 Tiago Machado (Por) TNE +5:58”
158 Nelson Oliveira (Por) LAM +7:57”

CG após Et19:
72 Tiago Machado (Por) TNE +3:03:48”
87 Nelson Oliveira (Por) LAM +3:29:19”
91 Sérgio Paulinho (Por) TCS +3:32:32”
124 José Mendes (Por) TNE +4:04:36”
136 Armindo Fonseca (Fra) BSE +4:22:49”

Resultados Et19 TDF (Foto Helena Dias)
CG após Et19 TDF (Foto Helena Dias)

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.