Avançar para o conteúdo principal

Efapel-Glassdrive brilha no contra-relógio do GP Liberty Seguros

À semelhança da edição anterior do GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria, a Efapel-Glassdrive não deixou escapar a vitória do contra-relógio por equipas. Apesar de subir a toda a velocidade para o segundo lugar da geral com Rafael Silva, a formação de Lourosa não conseguiu destronar da liderança Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa), que segurou a amarela por 2s.

Esta manhã, o Europarque de Santa Maria da Feira recebeu uma vez mais a beleza da especialidade do contra-relógio pedalado no colectivo. No final das duas voltas de 7,4 km, perfazendo um total de 15 km, a Efapel-Glassdrive superou toda a concorrência com um tempo de 18m36s, a uma média de 48,387 km/h. Na segunda posição, a 6s, terminou a OFM-Quinta da Lixa do camisola amarela Ricardo Vilela. A fechar o pódio da jornada, a espanhola Euskadi gastou mais 10s.

Na juventude das equipas de clube, a Anicolor destacou-se em primeiro no contra-relógio colectivo com um tempo de 19m34s, seguida da Liberty Seguros/Feira/KTM (19m57s) e do CC José Maria Nicolau (21m09s).

Nas coloridas camisolas, apenas a vermelha das metas volantes mudou de dono para Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive), enquanto o companheiro de equipa Rafael Silva permaneceu líder na camisola verde dos pontos. Sem montanha na jornada, Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte) continuou de azul e Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) de dourado como líder da juventude. No colectivo, a OFM-Quinta da Lixa manteve a liderança por equipas e a Anicolor por equipas de clube.

Todas as decisões estão marcadas para esta mesma tarde, nos derradeiros 79,2 km do Circuito do Castelo de Santa Maria da Feira.

Efapel-Glassdrive (by Zé Paulo/Momento Certo Fotografia)

Resultados Etapa 3
1 Efapel-Glassdrive 0:18:36 [48,387 km/h]
2 OFM-Quinta da Lixa +6”
3 Euskadi +10”
4 LA Alumínios-Antarte +14”
5 Banco BIC-Carmim +41”
6 Anicolor +58”
7 Louletano-Dunas Douradas +1:04”
8 Rádio Popular-Boavista +1:05”
9 Liberty Seguros/Feira/KTM +1:21”
10 CC José Maria Nicolau +2:33”
------
Geral Juventude:
1 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM
2 António Barbio (Por) Anicolor
3 Hugo Vaz (Por) Anicolor
4 Joaquim Silva (Por) Anicolor
5 Luís Gomes (Por) Maia-Bicicletas Andrade
Pontos: Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive
Montanha: Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Antarte
Metas Volantes: Filipe Cardoso (Por) Efapel-Glassdrive
Equipas Absoluto: OFM-Quinta da Lixa
Equipas Clube: Anicolor
------
Geral
1 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa 7:46:43
2 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive +2”
3 Nuno Ribeiro (Por) OFM-Quinta da Lixa +5”
4 Hugo Sabido (Por) LA Alumínios-Antarte +12”
5 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +12”
6 Joni Brandão (Por) Efapel-Glassdrive +15”
7 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive +15”
8 Beñat Txoperena (Esp) Euskadi +16”
9 Carlos Oyarzún (Chi) Efapel-Glassdrive +18”
10 Luís Afonso (Por) LA Alumínios-Antarte +22”

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.