Avançar para o conteúdo principal

Está a chegar o 6º GP Liberty Seguros

Está a chegar o Grande Prémio Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria, actualmente uma das mais importantes provas do calendário português de estrada. Apesar de diminuir em número de dias, a 6ª edição sai para a estrada entre os dias 25 e 27 de Abril mantendo as quatro etapas.

O Grande Prémio tenta marcar pela diferença as corridas lusas. Por essa razão, apesar de passar de quatro a três dias de prova, a organização a cargo do Sport Ciclismo São João de Ver tem a preocupação de manter o contra-relógio por equipas, uma especialidade raramente disputada no país, apesar da beleza do trabalho em equipa que reflecte na estrada.

No total, o pelotão percorre 390 km entre duas etapas em linha, o contra-relógio por equipas e o circuito final. No dia 25 de Abril, histórico Dia da Liberdade em Portugal e que este ano celebra os 40 anos da 'Revolução dos Cravos', o pelotão parte para 148,5 km de Sta. Maria da Feira até Lordelo, com três prémios de montanha. No dia 26, a jornada vive os seus 147,3 km na Maia, Cidade Europeia do Desporto 2014, com duas montanhas a pontuar. No último dia, 27, disputa-se pela manhã o contra-relógio por equipas de 15 km no Europarque de Sta. Maria da Feira, composto por duas voltas de 7,4 km. De tarde, são dadas 12 voltas de 6,6 km ao Circuito do Castelo de Sta. Maria da Feira, num total de 79,2 km, certamente repleto de público ao longo da subida em pavé como é habitual.

O pelotão elite/sub-23 é composto pelas equipas continentais lusas Banco BIC-Carmim, Efapel-Glassdrive, LA Alumínios-Antarte, Louletano-Dunas Douradas, OFM-Quinta da Lixa, Rádio Popular-Boavista e a espanhola Euskadi, recente vencedora da Volta ao Alentejo. Às sete esquadras continentais unem-se as equipas de clube lusas Anicolor, CC José Maria Nicolau, Liberty Seguros/Feira/KTM, Maia-Bicicletas Andrade e a formação espanhola CC Rias Baixas.

Em jogo estão cinco camisolas: amarela Liberty Seguros (geral individual), verde Crédito Agrícola (pontos), azul Rádio Renascença (montanha), vermelha Jornal O Jogo (metas volantes) e dourada Município Sta. Maria da Feira (juventude sub-23). São premiadas igualmente a primeira equipa absoluto e de clube.

A homenagem a antigas estrelas do ciclismo português mantém-se, prática implementada pelo Sport Ciclismo São João de Ver como forma de perpetuar o nome dos heróis que escreveram a história do ciclismo português ao longo dos anos. Este ano recebem homenagem Joaquim Leite, tri-campeão nacional e vencedor da montanha na Volta a Portugal de 1974 pelo Benfica; a título póstumo Fernando Moreira de Sá, bi-campeão nacional sempre ao serviço do Porto pelo qual venceu a Volta a Portugal de 1952; Manuel da Costa, campeão do mundo de veteranos em 1998 e vice-campeão em 1999/2000, 5 vezes campeão nacional de veteranos e actual director do Sport Ciclismo São João de Ver.

Etapa 1 (By See Promotion)
25/Abr - Etapa 1
148,5 km Sta. Maria da Feira / Lordelo
Partida: 13h00 Largo Câmara Municipal Sta. Maria Feira
Chegada: 16h59 Frente à Estátua de Ribeiro da Silva
MV km 21
MV km 123,6 (1ª passagem meta Estátua Ribeiro da Silva)
PM Chão de Ave km 54,2 (5,5 km)
PM Semáforos km 117,4 (3 km)
PM Alto do Cruzeiro km 127,7 (2,3 km)
 
Etapa 2 (By See Promotion)
26/Abr - Etapa 2
147,3 km Maia / Maia
Partida: 13h00 Frente à CM Maia
Chegada: 16h45 Av. D. Manuel II
MV km 99,9 Crédito Agrícola de Paredes
MV km 134 (1ª passagem meta)
PM Baltar km 104,5 (2,9 km)
PM Placas km 120 (1,4 km)

Etapa 3 (By See Promotion)
27/Abr - Etapa 3
15 km CRE Europarque Sta. Maria da Feira
2 voltas de 7,4 km
Partida 1ª equipa: 10h30

Etapa 4 (By See Promotion)
27/Abr - Etapa 4
79,2 km Circuito do Castelo de Sta. Maria da Feira
12 voltas de 6,6 km
Partida: 15h30 Largo do Castelo
Chegada: 15h40 Castelo

Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa) irá defender a vitória alcançada em 2013, primeiro ano em que as duas provas se uniram numa só. Até então, tiveram vencedores distintos:

Palmarés GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria
2013 Délio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa

Palmarés GP Liberty Seguros
2012 Ricardo Mestre (Por) Carmim-Prio
2011 Sérgio Ribeiro (Por) Barbot-Efapel
2010 Santi Perez (Esp) CC Loulé
2009 Daniel Silva (Por) CC Loulé

Palmarés Volta às Terras de Santa Maria
2012 José Mendes (Por) LA Antarte
2011 André Cardoso (Por) Tavira-Prio
2010 Marco Coelho (Por) Liberty Seguros-Feira
2006 Tiago Machado (Por) Boavista
2005 Cândido Barbosa (Por) Liberty Seguros
2004 Luís Pinheiro (Por) LA Pecol
2003 Bruno Castanheira (Por) LA Pecol-Bombarral
2002 Cândido Barbosa (Por) LA Pecol-Bombarral
2001 Youri Sourkov (Mda) LA Pecol-Águias de Alpiarça
2000 Pedro Cardoso (Por) Maia-MSS
1999 Cesar Garcia (Esp) Recer-Boavista
1997 José Rosa (Por) LA Alumínios-Pecol
1996 Jesús Blanco Villar (Esp) W52-Paredes Móvel
1995 Carlos Carneiro (Por) Sicasal-Acral
1993 Joaquim Andrade (Por) Sicasal-Acral
1992 Joaquim Andrade (Por) Sicasal-Acral
1991 Fernando Carvalho (Por) Paternina Sport
1990 Manuel Cunha (Por) Avibom-Lousa
1989 António Pinto (Por) Sicasal-Torreense
1988 Orlando Neves (Por) Feirense
1987 José Poeira (Por) Sicasal-Torreense
1984 José Ferreira (Por)



Livro oficial da prova, aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Tour de France 2015: percurso e lusos da 102ª edição

A prova rainha do ciclismo mundial está a chegar. O 102º Tour de France estará entre nós de 4 a 26 de Julho, naquela que promete ser uma das edições mais emocionantes dos últimos anos. A razão prende-se com o luxuoso pelotão que irá percorrer 3360 quilómetros de Utrecht a Paris, onde nos magníficos Champs-Élysées se conhecerá o vencedor de 2015. Alberto Contador (TCS), Chris Froome (SKY), Nairo Quintana (MOV) e Vincenzo Nibali (AST) são os máximos favoritos ao maillot jaune , mas as surpresas sempre sucedem no decorrer de uma grande volta e esta, provavelmente, não será excepção na luta pelo pódio. Maior é a expectativa pelo desafio que o campeão espanhol e recente vencedor do Giro d’Itália traz nos pedais. Contador quer alcançar a dupla vitória Giro-Tour no mesmo ano , nesta que transparece ser uma edição de dureza extrema e de escaladas colossais nas duas últimas semanas. Na luta pelos lugares cimeiros da geral, há que ter em conta os nomes de Rui Costa (LAM) , Joaquim ‘Purito’ Ro