Avançar para o conteúdo principal

Itzulia: Triunfo de Contador na 1ª etapa

(Foto www1.skysports.com/cycling)

Alberto Contador abriu a 54ª Itzulia com um ‘pistoletazo’ vencedor na etapa vivida em Ordizia. O líder da Tinkoff-Saxo começou assim a Vuelta al País Vasco alcançando a quinta vitória da temporada.

O primeiro de seis dias pelo montanhoso País Basco ofereceu ao pelotão de 151 corredores um menu de oito montanhas de 2ª e 3ª categorias. Logo ao início dos 153,4 km da jornada, um quarteto saiu em fuga composto por Fabricio Ferrari (Caja Rural-Seguros RGA), Matteo Montaguti (AG2R La Mondiale), Romain Sicard (Europcar) e Davide Villella (Cannondale).

A aventura coroou os altos de Abaltzisketa (km 19,7), Lazkaomendi (km 28,8),  Gabiria (km 46,4) e Abaltzisketa (km 91,4). Na chegada à escalada seguinte, em Gaintza (km 101,2), apenas a dupla Montaguti e Villella persistia na frente da corrida, enquanto no pelotão a Movistar e a Tinkoff-Saxo impunham um ritmo destrutivo, não deixando vingar nenhuma tentativa em busca da sorte na jornada. Philippe Gilbert (BMC) e posteriormente Amets Txurruka (Caja Rural-Seguros RGA) ainda tentaram, sem no entanto alcançarem qualquer êxito, o mesmo sucedendo com a dupla em fuga alcançada antes das últimas duas escaladas de 2ª categoria.

O pelotão coroou o alto de Orendain (km 132,1), surgindo logo em seguida mais um ataque, desta feita por Tom Dumoulin (Giant-Shimano), novamente sem chegar a bom porto. Uma nova cor tentou assumir o comando do grupo, a BMC, mas Movistar e Tinkoff-Saxo estavam decididas a liderar o desfecho da jornada.

Em plena última ascensão de Gaintza (km 146,7), os líderes de ambas as equipas retribuíram o trabalho incansável dos companheiros. Alejandro Valverde (Movistar) e Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) atacaram no restrito grupo que encabeçava a corrida, derretendo nos pedais a pendente de 13% em escalada, repleta de aficionados na estrada. Após 1 km em dupla, Contador arrancou numa pedalada solitária a 7 km para o final, coroando o alto de Gaintza com 15 segundos de vantagem sobre o perseguidor Valverde.

O ‘Pistolero’ não parou mais, dando o habitual recital de ciclismo espectáculo que tem vindo a oferecer na estrada desde o início da temporada. A vitória foi alcançada com 14 segundos sobre o ‘Bala’ Valverde e 34 segundos do terceiro a cruzar a meta, o jovem vencedor da Algarvia, Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quick Step).

A segunda etapa reserva ao pelotão 155,8 km entre Ordizia e Dantxarinea, para a qual os ciclistas lusos presentes partem em 25º André Cardoso (Garmin-Sharp), 58º Rui Costa e 77º Nelson Oliveira (Lampre-Merida), 93º Sérgio Paulinho e 137º Bruno Pires (Tinkoff-Saxo).


Resultados Etapa 1
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 4:05:07
2 Alejandro valverde (Esp) Movistar +0:14
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:34
4 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +0:36
5 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:36
6 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +0:36
7 Mikel Nieve (Esp) Sky +0:36
8 Cadel Evans (Aus) BMC +0:36
9 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +0:54
10 Mikel Landa (Esp) Astana +0:54
25 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:58
58 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +4:15
77 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +10:05
93 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +15:22
137 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +17:50
------
Montanha: Davide Villella (Ita) Cannondale
Metas Volantes: Matteo Montaguti (Ita) AG2R La Mondiale
Regularidade: Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo
Equipas: BMC
------
Geral
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 4:05:07
2 Alejandro valverde (Esp) Movistar +0:14
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:34
4 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +0:36
5 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:36
6 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +0:36
7 Mikel Nieve (Esp) Sky +0:36
8 Cadel Evans (Aus) BMC +0:36
9 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +0:54
10 Mikel Landa (Esp) Astana +0:54
25 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:58
58 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +4:15
77 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +10:05
93 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +15:22
137 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +17:50

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.