Avançar para o conteúdo principal

Itzulia: Triunfo de Contador na 1ª etapa

(Foto www1.skysports.com/cycling)

Alberto Contador abriu a 54ª Itzulia com um ‘pistoletazo’ vencedor na etapa vivida em Ordizia. O líder da Tinkoff-Saxo começou assim a Vuelta al País Vasco alcançando a quinta vitória da temporada.

O primeiro de seis dias pelo montanhoso País Basco ofereceu ao pelotão de 151 corredores um menu de oito montanhas de 2ª e 3ª categorias. Logo ao início dos 153,4 km da jornada, um quarteto saiu em fuga composto por Fabricio Ferrari (Caja Rural-Seguros RGA), Matteo Montaguti (AG2R La Mondiale), Romain Sicard (Europcar) e Davide Villella (Cannondale).

A aventura coroou os altos de Abaltzisketa (km 19,7), Lazkaomendi (km 28,8),  Gabiria (km 46,4) e Abaltzisketa (km 91,4). Na chegada à escalada seguinte, em Gaintza (km 101,2), apenas a dupla Montaguti e Villella persistia na frente da corrida, enquanto no pelotão a Movistar e a Tinkoff-Saxo impunham um ritmo destrutivo, não deixando vingar nenhuma tentativa em busca da sorte na jornada. Philippe Gilbert (BMC) e posteriormente Amets Txurruka (Caja Rural-Seguros RGA) ainda tentaram, sem no entanto alcançarem qualquer êxito, o mesmo sucedendo com a dupla em fuga alcançada antes das últimas duas escaladas de 2ª categoria.

O pelotão coroou o alto de Orendain (km 132,1), surgindo logo em seguida mais um ataque, desta feita por Tom Dumoulin (Giant-Shimano), novamente sem chegar a bom porto. Uma nova cor tentou assumir o comando do grupo, a BMC, mas Movistar e Tinkoff-Saxo estavam decididas a liderar o desfecho da jornada.

Em plena última ascensão de Gaintza (km 146,7), os líderes de ambas as equipas retribuíram o trabalho incansável dos companheiros. Alejandro Valverde (Movistar) e Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) atacaram no restrito grupo que encabeçava a corrida, derretendo nos pedais a pendente de 13% em escalada, repleta de aficionados na estrada. Após 1 km em dupla, Contador arrancou numa pedalada solitária a 7 km para o final, coroando o alto de Gaintza com 15 segundos de vantagem sobre o perseguidor Valverde.

O ‘Pistolero’ não parou mais, dando o habitual recital de ciclismo espectáculo que tem vindo a oferecer na estrada desde o início da temporada. A vitória foi alcançada com 14 segundos sobre o ‘Bala’ Valverde e 34 segundos do terceiro a cruzar a meta, o jovem vencedor da Algarvia, Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quick Step).

A segunda etapa reserva ao pelotão 155,8 km entre Ordizia e Dantxarinea, para a qual os ciclistas lusos presentes partem em 25º André Cardoso (Garmin-Sharp), 58º Rui Costa e 77º Nelson Oliveira (Lampre-Merida), 93º Sérgio Paulinho e 137º Bruno Pires (Tinkoff-Saxo).


Resultados Etapa 1
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 4:05:07
2 Alejandro valverde (Esp) Movistar +0:14
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:34
4 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +0:36
5 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:36
6 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +0:36
7 Mikel Nieve (Esp) Sky +0:36
8 Cadel Evans (Aus) BMC +0:36
9 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +0:54
10 Mikel Landa (Esp) Astana +0:54
25 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:58
58 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +4:15
77 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +10:05
93 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +15:22
137 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +17:50
------
Montanha: Davide Villella (Ita) Cannondale
Metas Volantes: Matteo Montaguti (Ita) AG2R La Mondiale
Regularidade: Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo
Equipas: BMC
------
Geral
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 4:05:07
2 Alejandro valverde (Esp) Movistar +0:14
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:34
4 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +0:36
5 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:36
6 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +0:36
7 Mikel Nieve (Esp) Sky +0:36
8 Cadel Evans (Aus) BMC +0:36
9 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +0:54
10 Mikel Landa (Esp) Astana +0:54
25 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:58
58 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +4:15
77 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +10:05
93 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +15:22
137 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +17:50

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Marco Chagas... el Gene Kelly portugués

La magia de los clásicos perdura en el tiempo y en la memoria de aquellos que los aprecian. En las películas hay que mirar más allá del tema aparentemente simple de un romance entre los personajes principales. En el ciclismo la fórmula a utilizar es la misma, pero mirando al ciclista e intentando entender en su rostro el grado de superación a cada golpe de pedal, pues este es un deporte que deja al descubierto la personalidad de todos aquellos que nos hacen enamorar por esta modalidad. Así sucedió hace unos años, cerca de 30, con una niña que asistía por televisión a la Volta a Portugal en Bicicleta . En la pantalla, un nombre quedó grabado para siempre en la historia del ciclismo portugués: Marco Chagas ...