Avançar para o conteúdo principal

Itzulia: Wout Poels vence 4ª etapa em Arrate

Wout Poels (Foto @BiciGoga)

O holandês Wout Poels (Omega Pharma-Quick Step) conquistou a meta no Santuário de Arrate da etapa rainha de Itzulia. Entre ataques nos últimos quilómetros e defesa da camisola amarela, Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) manteve a liderança da Vuelta al País Vasco.

A meta em Arrate esperava um desenlace vibrante ao final dos 151 km da quarta jornada. Ao cruzar o km 20, após o tiro de partida dado em Vitoria-Gasteiz, um quinteto rumou à aventura do dia composto pelo português Nelson Oliveira (Lampre-Merida), Luis León Sánchez (Caja Rural-Seguros RGA), Alexandr Dyachenko (Astana), Ben King (Garmin-Sharp) e Jean-Marc Marino (Cannondale).

Após a fuga coroar a primeira dificuldade do dia, a 2ª cat. de Asentzio (km 59), um ataque no pelotão nessa primeira subida protagonizado pelo campeão do mundo Rui Costa (Lampre-Merida), respondido por Contador (Tinkoff-Saxo) e Valverde (Movistar), levou ao ponto final da aventura do quinteto.

Na subida seguinte, a 2ª cat. de Karabieta (km 88), Jérémy Roy (FDJ.fr) tomou a iniciativa de formar uma nova fuga com vários corredores a seguirem na sua roda. O francês não conseguiu manter-se na frente, tal como a maioria dos aventureiros. Apenas Kristijan Durasek (Lampre-Merida), Tom Dumoulin (Giant-Shimano) e Ben Gastauer (AG2R La Mondiale) continuaram com a companhia mais tarde de Romain Sicard (Europcar) e José Herrada (Movistar), que foi o primeiro a não resistir à alta velocidade imposta pela Tinkoff de Contador no comando do pelotão na subida de 1ª cat. de Ixua (km 116,3).

O quarteto na frente voltou a resistir e na subida seguinte, a 2ª cat. de Aiastia (km 130,5), teve a companhia de Ion Izagirre (Movistar). Mas a vantagem de apenas 30 segundos depressa se desvaneceu na aproximação da última dificuldade da jornada. Com o alto a 2 km da meta, a decisiva escalada de 1ª cat. de Usartza (km 149) foi atacada logo ao início por vários corredores, mas sem êxito.

O grupo foi reduzindo metro a metro da subida e, a 4,7 km do final, Contador desferiu o primeiro ataque respondido por Valverde e mais alguns corredores. O líder da Tinkoff e de Itzulia voltou a desferir mais ataques, sempre com resposta do líder da Movistar e dos principais adversários. No entanto, no alto de Usartza coroou em primeiro Wout Poels (Omega), que na descida foi ganhando uma curta vantagem, suficiente para agarrar o triunfo na meta instalada no Santuário de Arrate. A somente 1 segundo, cruzou a linha a dupla espanhola Alejandro Valverde (Movistar) e Samuel Sánchez (BMC). O líder Contador defendeu a amarela, cruzando a meta a 3 segundos na 10ª posição.

Quanto aos heróis lusos presentes em Itzulia, após uma jornada de grande trabalho, os cinco terminaram na meta minutos depois do vencedor, partindo para a penúltima etapa de 160,2 km, entre Eibar e Markina-Xemein, em 25º André Cardoso (Garmin-Sharp), 59º Rui Costa e 95º Nelson Oliveira (Lampre-Merida), 114º Sérgio Paulinho e 134º Bruno Pires (Tinkoff-Saxo).


Resultados Etapa 4
1 Wout Poels (Ned) Omega Pharma-Quick Step 3:39:29
2 Alejandro Valverde (Esp) Movistar +0:01
3 Samuel Sánchez (Esp) BMC +0:01
4 Tom Jelte Slagter (Ned) Garmin-Sharp +0:03
5 Bauke Mollema (Ned) Belkin +0:03
6 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +0:03
7 Cadel Evans (Aus) BMC +0:03
8 Mikel Landa (Esp) Astana +0:03
9 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:03
10 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:03
32 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +2:11
78 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +13:09
84 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +18:01
87 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +18:01
116 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +22:18
------
Montanha: Davide Villella (Ita) Cannondale
Metas Volantes: Omar Fraile (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
Regularidade: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
Equipas: BMC
------
Geral
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 16:33:35
2 Alejandro Valverde (Esp) Movistar +0:12
3 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:36
4 Cadel Evans (Aus) BMC +0:36
5 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +0:36
6 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +0:36
7 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:41
8 Mikel Landa (Esp) Astana +0:54
9 Wout Poels (Ned) Omega Pharma-Quick Step +0:55
10 Samuel Sánchez (Esp) BMC +0:56
25 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +3:06
59 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +22:13
94 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +38:41
112 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +45:18
132 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +1:03:46

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.