Avançar para o conteúdo principal

André Cardoso 4º na vitória de Valverde no GP Indurain

O português André Cardoso (Garmin-Sharp) esteve próximo do pódio no GP Miguel Indurain, terminando em 4º na meta. Hoje, o triunfo ficou entregue ao espanhol Alejandro Valverde (Movistar), que soma sete vitórias na presente temporada.

A 16ª edição do Gran Premio esteve próxima de não se realizar, devido aos conhecidos problemas financeiros que várias corridas atravessam para se manterem na estrada. No entanto, o organizador CC Estella fez frente à adversidade e o pelotão pôde disputar os 187 km com partida e chegada na localidade de Estella.

A jornada ficou marcada por duas fugas, uma primeira de 18 corredores, entre os quais Raúl Alarcón da equipa lusitana Louletano-Dunas Douradas, que venceu a classificação dos sprints especiais. A aventura foi coroando os altos de Arradia (2ªcat. km 80,2), Eraul (2ªcat. km 104,9) e Guirguillano (1ªcat. km 134,2), perdendo companheiros pelo caminho até serem todos alcançados pelo pelotão.

Com cerca de 30 km ainda por pedalar, uma nova fuga foi tentada por 6 corredores. Entre eles, André Cardoso juntamente com o companheiro Nathan Haas, que tinha estado na primeira aventura, tentaram conquistar a vitória para a Garmin-Sharp. Mas no grupo seguiam três Movistar chegando ainda Valverde, que na ascensão de Eraul (2ªcat. km 177,7) tentou a sorte em solitário, ganhando vantagem até cruzar a meta e conquistar o seu primeiro GP Miguel Indurain, deixando a cerca de 1 minuto Tom-Jelte Slagter (Garmin-Sharp) e Sergei Chernetckii (Katusha) nos restantes lugares do pódio, finalizando André Cardoso na 4ª posição.

Na prova espanhola estiveram duas equipas lusitanas, Louletano-Dunas Douradas e Rádio Popular-Boavista, ambas com os seus corredores a cruzarem a meta a cerca de 7 minutos de Valverde.
 
Partida do GP Indurain (Foto @ElPeloton)
Vitória de Valverde (Foto @ElPeloton)


Resultados
1 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 4:52:01
2 Tom-Jelte Slagter (Ned) Garmin-Sharp +1:02
3 Sergei Chernetckii (Rus) Katusha +1:02
4 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +1:06
5 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +1:06
6 Ryder Hesjedal (Can) Garmin-Sharp +1:40
7 Alexandr Kolobnev (Rus) Katusha +2:18
8 Ben King (USA) Garmin-Sharp +2:28
9 David Arroyo (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +2:39
10 Miguel Minguez (Esp) Euskadi +3:11
24 Vicente De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas +7:45
25 Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +7:45
32 Raúl De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas +7:45
34 Micael Isidoro (Por) Louletano-Dunas Douradas +12:20
37 Sandro Pinto (Por) Louletano-Dunas Douradas +12:30
50 Raúl Alarcón (Esp) Louletano-Dunas Douradas +18:23
53 Jorge Montenegro (Arg) Louletano-Dunas Douradas +18:42
DNF Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista
DNF Vergílio Santos (Por) Rádio Popular-Boavista
DNF César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista
DNF Célio Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista
DNF Nuno Bico (Por) Rádio Popular-Boavista
DNF Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista
DNF Hernâni Brôco (Por) Louletano-Dunas Douradas
DNF Francisco Moreno (Esp) Louletano-Dunas Douradas

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.