Avançar para o conteúdo principal

André Cardoso 4º na vitória de Valverde no GP Indurain

O português André Cardoso (Garmin-Sharp) esteve próximo do pódio no GP Miguel Indurain, terminando em 4º na meta. Hoje, o triunfo ficou entregue ao espanhol Alejandro Valverde (Movistar), que soma sete vitórias na presente temporada.

A 16ª edição do Gran Premio esteve próxima de não se realizar, devido aos conhecidos problemas financeiros que várias corridas atravessam para se manterem na estrada. No entanto, o organizador CC Estella fez frente à adversidade e o pelotão pôde disputar os 187 km com partida e chegada na localidade de Estella.

A jornada ficou marcada por duas fugas, uma primeira de 18 corredores, entre os quais Raúl Alarcón da equipa lusitana Louletano-Dunas Douradas, que venceu a classificação dos sprints especiais. A aventura foi coroando os altos de Arradia (2ªcat. km 80,2), Eraul (2ªcat. km 104,9) e Guirguillano (1ªcat. km 134,2), perdendo companheiros pelo caminho até serem todos alcançados pelo pelotão.

Com cerca de 30 km ainda por pedalar, uma nova fuga foi tentada por 6 corredores. Entre eles, André Cardoso juntamente com o companheiro Nathan Haas, que tinha estado na primeira aventura, tentaram conquistar a vitória para a Garmin-Sharp. Mas no grupo seguiam três Movistar chegando ainda Valverde, que na ascensão de Eraul (2ªcat. km 177,7) tentou a sorte em solitário, ganhando vantagem até cruzar a meta e conquistar o seu primeiro GP Miguel Indurain, deixando a cerca de 1 minuto Tom-Jelte Slagter (Garmin-Sharp) e Sergei Chernetckii (Katusha) nos restantes lugares do pódio, finalizando André Cardoso na 4ª posição.

Na prova espanhola estiveram duas equipas lusitanas, Louletano-Dunas Douradas e Rádio Popular-Boavista, ambas com os seus corredores a cruzarem a meta a cerca de 7 minutos de Valverde.
 
Partida do GP Indurain (Foto @ElPeloton)
Vitória de Valverde (Foto @ElPeloton)


Resultados
1 Alejandro Valverde (Esp) Movistar 4:52:01
2 Tom-Jelte Slagter (Ned) Garmin-Sharp +1:02
3 Sergei Chernetckii (Rus) Katusha +1:02
4 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +1:06
5 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +1:06
6 Ryder Hesjedal (Can) Garmin-Sharp +1:40
7 Alexandr Kolobnev (Rus) Katusha +2:18
8 Ben King (USA) Garmin-Sharp +2:28
9 David Arroyo (Esp) Caja Rural-Seguros RGA +2:39
10 Miguel Minguez (Esp) Euskadi +3:11
24 Vicente De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas +7:45
25 Daniel Silva (Por) Rádio Popular-Boavista +7:45
32 Raúl De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas +7:45
34 Micael Isidoro (Por) Louletano-Dunas Douradas +12:20
37 Sandro Pinto (Por) Louletano-Dunas Douradas +12:30
50 Raúl Alarcón (Esp) Louletano-Dunas Douradas +18:23
53 Jorge Montenegro (Arg) Louletano-Dunas Douradas +18:42
DNF Rui Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista
DNF Vergílio Santos (Por) Rádio Popular-Boavista
DNF César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista
DNF Célio Sousa (Por) Rádio Popular-Boavista
DNF Nuno Bico (Por) Rádio Popular-Boavista
DNF Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista
DNF Hernâni Brôco (Por) Louletano-Dunas Douradas
DNF Francisco Moreno (Esp) Louletano-Dunas Douradas

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Mariana Líbano na Soltec Team em 2023: “Gostava de fazer a Vuelta, é uma corrida com que sempre sonhei”

Aos 18 anos de idade, ainda no escalão júnior, Mariana Líbano tornou-se num dos nomes mais sonantes do pelotão português feminino. Esta época, na vertente de Estrada correu pela VeloPerformance/JS Campinense sagrando-se vencedora da primeira edição da Volta a Portugal Feminina Sub-19, campeã nacional de contra-relógio, vice-campeã nacional de fundo e foi segunda na Taça de Portugal. Na vertente de BTT correu pela equipa Guilhabreu BTT e sagrou-se campeã nacional de XCO (cross country olímpico) e XCC (cross country curto), conquistou a Taça de Portugal de XCO e com a Selecção Nacional triunfou na prova Superprestígio em Caparroso, Espanha.   O Cycling & Thoughts entrevistou Mariana Líbano , que em 2023, naquele que será o seu primeiro ano de sub-23, ruma ao pelotão internacional pela equipa continental espanhola Soltec.   Mariana Líbano na performance que a levou ao título nacional de contra-relógio em 2022 (foto: Helena Dias) Cycling & Thoughts: Esta foi a tua melhor...