Avançar para o conteúdo principal

Itzulia: Ben Swift vence ao sprint 5ª etapa

Ben Swift (Foto Team Sky)

O britânico Ben Swift (Sky) venceu ao sprint a quinta etapa de #Itzulia frente a Alejandro Valverde (Movistar) e Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quick Step). Uma vez mais, Alberto Contador resistiu e defendeu a liderança da Vuelta al País Vasco.

A jornada foi bastante movimentada desde o tiro de partida em Eibar para os 160,2 km até à chegada em Markina-Xemein. Só após a passagem da primeira de cinco montanhas do dia, a 2ª cat. de Muniketagane (km 25), um grupo numeroso de 16 corredores conseguiu ganhar alguma vantagem para formar a fuga, entre eles o português Nelson Oliveira (Lampre-Merida) pelo segundo dia consecutivo.

A fuga coroou na frente a 3ª cat. de Gontzagaigana (km 106,4) e de Santa Eufemia (km 118,9), enquanto no pelotão Movistar e Tinkoff-Saxo dividiam as despesas do comando do grande grupo. Na primeira passagem pela meta, a fuga contava com menos de 1 minuto de vantagem e Nelson Oliveira (Lampre-Merida) tentou a sorte lançando-se numa aventura em solitário, que se desvaneceu na aproximação à subida mais dura da jornada, sendo alcançado pelos companheiros de fuga.

Na escalada da 1ª cat. de Izua (km 134,5), um a um os fugitivos foram sendo absorvidos pelo pelotão, excepto Bauke Mollema (Belkin), Tim Wellens (Lotto-Belisol) e Bob Jungels (Trek). O trio coroou Izua na frente, mas os escassos 20 segundos foram completamente apagados no asfalto à entrada da derradeira dificuldade da etapa.

Em plena ascensão da 2ª cat. de Aiastia (km 151,8), no pequeno grupo que restava na frente mantinham-se os favoritos à geral e o ataque entre os principais candidatos surgiu pelos pedais de Valverde (Movistar), apenas respondido por Contador (Tinkoff-Saxo) e Wout Poels (Omega Pharma-Quick Step), o vencedor da etapa anterior. Os três coroaram Aiastia com 10 segundos de vantagem para os perseguidores, que tudo fizeram para deitar por terra as aspirações do primeiro e segundo classificados de Itzulia na busca pelo triunfo da etapa.

O trabalho da BMC e da Omega, por Tony Martin, resultou e a 2 km para o final o grupo de cerca de 20 corredores preparou-se para uma chegada ao sprint. Na luta pela linha de meta, Ben Swift foi o mais forte, alcançando o triunfo da etapa para a Sky.

Sem alterações nos primeiros lugares, a derradeira etapa de amanhã torna crucial o contra-relógio individual de 25,9 km em Markina-Xemein, para o qual Contador (Tinkoff-Saxo) parte com 12 segundos de vantagem sobre Valverde (Movistar), ambos a mostrar nos últimos dias que estão prontos para deixar tudo na estrada pela vitória final da 54ª Itzulia.

Quanto aos ciclistas lusos, a dupla da Tinkoff-Saxo, Bruno Pires e Sérgio Paulinho, deu por finalizado o trabalho de apoio ao líder Alberto Contador e não terminaram ambos a etapa de hoje. Já André Cardoso (Garmin-Sharp), Rui Costa e Nelson Oliveira (Lampre-Merida) cruzaram a meta a mais de 10 minutos do vencedor, partindo para a última etapa em 37º, 59º e 88º respectivamente.


Resultados Etapa 5
1 Ben Swift (GBr) Sky 3:56:56
2 Alejandro Valverde (Esp) Movistar m.t.
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step m.t.
4 Tom Jelte Slagter (Ned) Garmin-Sharp m.t.
5 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida m.t.
6 Cyril Gautier (Fra) Europcar m.t.
7 Jonathan Hivert (Fra) Belkin m.t.
8 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale m.t.
9 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo m.t.
10 Cadel Evans (Aus) BMC m.t.
53 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +12:48
58 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +12:48
105 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +17:26
DNF Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo
DNF Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo
------
Montanha: Davide Villella (Ita) Cannondale
Metas Volantes: Omar Fraile (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
Regularidade: Alejandro Valverde (Esp) Movistar
Equipas: BMC
------
Geral
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 20:30:31
2 Alejandro Valverde (Esp) Movistar +0:12
3 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:36
4 Cadel Evans (Aus) BMC +0:36
5 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +0:36
6 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +0:36
7 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:41
8 Mikel Landa (Esp) Astana +0:54
9 Wout Poels (Ned) Omega Pharma-Quick Step +0:55
10 Samuel Sánchez (Esp) BMC +0:56
37 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +20:32
59 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +35:01
88 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +51:29

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.