Avançar para o conteúdo principal

Itzulia: Matthews sprinta para a vitória da 3ª etapa

(Foto by Graham Watson)

O australiano Michael Matthews (Orica-GreenEdge) agarrou a vitória da terceira etapa em Itzulia num sprint frente a Kevin Reza (Europcar) e Michal Kwiatkowski (Omega Pharma-Quick Step), o terceiro da geral que continua a ter na liderança Alberto Contador (Tinkoff-Saxo).

A jornada no País Basco ligou Urdazubi-Urdax a Vitoria-Gasteiz ao longo de 194,5 km e teve em Rubén Fernández (Caja Rural-Seguros RGA) o protagonista da fuga em solitário até cerca de 30 km para o final.

No menu da montanha, o pelotão teve duas 2ªs cats. em Otsondo (km 7,6) e Belate (km 40,3) por superar, onde na segunda já Fernández seguia em solitário no comando da corrida. No entanto, com as 3ªs cats. ainda por coroar, em Gasteiz (km 165,2) e Zaldiaran (km 185,2), o espanhol da Caja Rural viu os quase 8 minutos de vantagem que ganhou ao longo jornada se desvanecerem no asfalto.

Aventura terminada, o pelotão coroou compacto as referidas dificuldades com Davide Villella (Cannondale) a defender a liderança da montanha. Seguiu-se a descida com uma parte final em terreno plano até à meta e com o sprint à vista, Matthews (Orica) superou toda a concorrência agarrando o triunfo da jornada, poucos dias depois de ter alcançado a primeira vitória da temporada igualmente em território espanhol, na Vuelta a La Rioja.

Na geral da Vuelta al País Vasco, os primeiros classificados mantiveram os lugares e na armada lusa André Cardoso (Garmin) e Rui Costa (Lampre) chegaram integrados no pelotão, enquanto Nelson Oliveira (Lampre), Bruno Pires e Sérgio Paulinho (Tinkoff) cruzaram a meta uns minutos mais tarde.

Para a quarta jornada, vista como das mais decisivas nas contas da geral, o pelotão irá percorrer 151 km entre Vitoria-Gasteiz e Arrate (Eibar), com cinco montanhas por superar, a última das quais de 1ª cat. em Usartza a 2 km da meta. Os heróis lusitanos partem para este desafio em 19º André Cardoso (Garmin), 37º Rui Costa e 101º Nelson Oliveira (Lampre), 131º Sérgio Paulinho e 142º Bruno Pires (Tinkoff).


Resultados Etapa 3
1 Michael Matthews (Aus) Orica-GreenEdge 5:02:09
2 Kevin Reza (Fra) Europcar m.t.
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step m.t.
4 Ben Swift (GBr) Sky m.t.
5 Paul Martens (Ger) Belkin m.t.
6 Yukiya Arashiro (Jap) Europcar m.t.
7 Daniele Ratto (Ita) Cannondale m.t.
8 Maxim Iglinskiy (Kaz) Astana m.t.
9 Enrico Gasparotto (Ita) Astana m.t.
10 Tosh Van Der Sande (Bel) Lotto-Belisol m.t.
37 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp m.t.
59 Rui Costa (Por) Lampre-Merida m.t.
122 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +3:17
131 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +5:56
132 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +5:56
------
Montanha: Davide Villella (Ita) Cannondale
Metas Volantes: Matteo Montaguti (Ita) AG2R La Mondiale
Regularidade: Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
Equipas: BMC
------
Geral
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 12:54:03
2 Alejandro valverde (Esp) Movistar +0:14
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:34
4 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:36
5 Cadel Evans (Aus) BMC +0:36
6 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +0:36
7 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +0:36
8 Mikel Nieve (Esp) Sky +0:36
9 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +0:54
10 Mikel Landa (Esp) Astana +0:54
19 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:58
37 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +4:15
101 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +20:43
131 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +32:12
142 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +38:50

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.