Avançar para o conteúdo principal

Celina Carpinteiro triunfa na 2ª prova Taça de Portugal

Nesta sexta-feira, 25 de Abril, a meta da 2ª prova pontuável da Taça de Portugal Feminina encheu-se de campeãs nacionais do ciclismo português. A linha de todas as decisões do 2º Grande Prémio de Gondomar foi disputada ao sprint em elites, com a campeã nacional Celina Carpinteiro a superar toda a concorrência e a sua equipa CC Ouriquense a impor-se no primeiro lugar colectivo.

Em Gondomar estiveram presentes todas as categorias femininas do pelotão nacional para disputarem a vitória do circuito de 4,5 km. Em elites, o pelotão de 16 corredoras pedalou 90 km em 20 voltas, no final das quais 6 disputaram ao sprint a linha de meta. A vitória sorriu à campeã nacional de fundo Celina Carpinteiro (CC Ouriquense). O segundo lugar ficou entregue à rainha do ciclismo luso Isabel Caetano (Individual), uma das atletas mais triunfadoras da história do ciclismo português. O terceiro posto ficou nas pedaladas de Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira), campeã nacional de contra-relógio, especialidade com a qual venceu a 1ª prova da Taça, conseguindo assim manter a liderança da mesma.

Em juniores, 8 atletas pedalaram 67,7 km em 15 voltas. A vitória pertenceu à campeã nacional de fundo Ana Silvestre (Atlantic Service/Clube Xelb), que triunfou isolada na meta e assumiu a liderança do ranking neste escalão. No segundo lugar, a 5m35s, terminou Ana Lopes (CC Ouriquense) e em terceiro, a 9m24s, finalizou Andreia Alves (Acreditar/AC Malveira), que viu fugir a liderança da Taça.

Em cadetes e masters percorreram-se 49,5 km em 11 voltas. Entre as 12 jovens cadetes, a campeã nacional de contra-relógio Beatriz Lopes (CC Ouriquense) repetiu a vitória da 1ª prova e brilhou em Gondomar, deixando a 22s Soraia Silva (CC Bairrada) e a 1 volta Maria Martins (CC Ouriquense). Nas mais experientes, das 5 masters alcançou a vitória na prova a campeã nacional de fundo Teresa Fernandes (Atlantic Service/Clube Xelb), mas o segundo lugar alcançado por Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) a 41s assegurou-lhe a permanência na liderança da Taça. A 1 volta na terceira posição terminou Orieta Oliveira (Individual).

A competição no feminino regressa à estrada no próximo dia 24 de Maio para a 3ª prova da Taça de Portugal.


Celina Carpinteiro (Foto UVP-FPC)

Resultados Completos Elites
1 Celina Carpinteiro (Por) CC Ouriquense 2:36:08
2 Isabel Caetano (Por) Individual m.t.
3 Daniela Reis (Por) Acreditar/AC Malveira m.t.
4 Marisa Santos (Por) BMC/Sram/Póvoa de Varzim m.t.
5 Marta Barros (Esp) CC Spol m.t.
6 Ana Azenha (Por) BMC/Sram/Póvoa de Varzim m.t.
7 Andreia Ferrum (Por) Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC +0:11
8 Tânia Neves (Por) CC Bairrada +0:11
9 Ana Rita Vigário (Por) BMC/Sram/Póvoa de Varzim +0:11
10 Ilda Pereira (Por) CC Ouriquense +0:11
11 Ana Santos (Por) Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC +0:24
12 Andreia Ponte (Por) CC Ouriquense +0:34
13 Ana Valido (Por) Acreditar/AC Malveira +0:51
14 Andreia Lopes (Por) CC Ouriquense +8:42
15 Ana Gaspar (Por) CC Ouriquense a1volta
16 Ângela Santos (Por) Santa Cruz/Bicicastro a2voltas

Resultados completos restantes categorias aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

David Rodrigues vence prova da Taça em Mortágua

Uma fuga de sucesso deu à equipa RP-Boavista a primeira vitória da temporada pelos pedais de David Rodrigues no 17º Grande Prémio Mortágua. Sobre a linha de meta bateu ao sprint o companheiro de fuga Joaquim Silva (W52-FC Porto) e a 5 segundos chegou o pelotão a alta velocidade com Samuel Caldeira (W52-FC Porto) a fechar o pódio da jornada. Antonio Angulo (LA Alumínios-Metalusa-BlackJack) segurou o comando da Taça de Portugal em Elite e Xuban Errazkin (RP-Boavista) em Sub-23.

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).