Avançar para o conteúdo principal

Itzulia: Tony Martin vence 2ª etapa

Tony Martin (Foto @BiciGoga)

O alemão Tony Martin (Omega Pharma-Quick Step) alcançou a vitória da jornada em Itzulia, após uma fuga iniciada logo ao começo da etapa. A liderança da Vuelta al País Vasco permaneceu em Alberto Contador (Tinkoff-Saxo).

A segunda etapa no País Basco viveu-se ao longo de 155,8 km, entre Ordizia e Dantxarinea. Após o tiro de partida, sete corredores iniciaram a fuga do dia composta por Gorka Izagirre (Movistar), Hubert Dupont (AG2R), Bob Jungels (Trek), Davide Malacarne (Europcar), Maxime Monfort (Lotto), Tony Martin e Jan Bakelants (Omega).

O grupo superou na frente as quatro dificuldades da jornada, mais precisamente as 2ªs. cats. de Gorosmendi (km 30,7), Usategieta (km 43), a 3ª cat. de La Piedad (km 88) e a mais dura de todas, a 1ª cat. de Lizaieta (km 105,2). Nunca ultrapassando os 3 minutos de vantagem, a fuga viu a distância drasticamente reduzida abaixo do minuto a 20 km da meta, quando o trio Orica, Garmin e Sky uniu esforços e aumentou o ritmo no pelotão.

Martin não quis dar o dia em fuga por perdido e, seguido apenas pelo companheiro Bakelants e também por Izagirre, o trio tentou resistir à perseguição do pelotão. Mais do que isso, o tri-campeão do mundo em contra-relógio fez da sua especialidade a chave mestra para, a 10 km do final, arrancar em solitário num esforço individual.

No pelotão, a última subida não pontuável viu Valverde (Movistar) atacar com resposta de Contador (Tinkoff), enquanto na frente Martin tinha ainda uma luta de 5 km por enfrentar. Numa cadência rumo à vitória, o alemão pedalou até à conquista da linha de meta, alcançando a segunda vitória da temporada, após ter ganho o contra-relógio por equipas na Tirreno-Adriatico. Atrás de Tony Martin chegou o grupo dos favoritos a 30 segundos com Ben Swift (Sky) e Michal Kwiatkowski (Omega) a preencherem os restantes lugares do pódio da etapa.

As três primeiras posições da geral não sofreram qualquer alteração e quanto à armada lusa, do quinteto terminou o dia a 30 segundos André Cardoso (Garmin) e também o campeão do mundo Rui Costa (Lampre), que neste dia já correu com a sua bicicleta ao contrário do dia anterior, além de ter mostrado na estrada estar recuperado do cansaço de ter estado mais de 10 horas no aeroporto, devido a atrasos no voo para o País Basco, levando ao começo menos bom na prova. Minutos mais tarde cruzaram a meta Nelson Oliveira (Lampre), Sérgio Paulinho e Bruno Pires (Tinkoff).

A terceira etapa reserva ao pelotão 194,5 km entre Urdazubi-Urdax e Vitoria-Gasteiz, para a qual os ciclistas lusos partem em 20º André Cardoso (Garmin), 36º Rui Costa e 90º Nelson Oliveira (Lampre), 129º Sérgio Paulinho e 143º Bruno Pires (Tinkoff).


Resultados Etapa 2
1 Tony Martin (Ger) Omega Pharma-Quick Step 3:46:17
2 Ben Swift (GBr) Sky +0:30
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:30
4 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:30
5 Paul Martens (Ger) Belkin +0:30
6 Alejandro valverde (Esp) Movistar +0:30
7 Maxim Iglinskiy (Kaz) Astana +0:30
8 Yukiya Arashiro (Jap) Europcar +0:30
9 Michael Matthews (Aus) Orica-GreenEdge +0:30
10 Rinaldo Nocdentini (Ita) AG2R La Mondiale +0:30
31 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:30
34 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +0:30
117 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +7:51
125 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +11:24
137 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +15:34
------
Montanha: Davide Villella (Ita) Cannondale
Metas Volantes: Matteo Montaguti (Ita) AG2R La Mondiale
Regularidade: Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
Equipas: BMC
------
Geral
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 7:51:54
2 Alejandro valverde (Esp) Movistar +0:14
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:34
4 Damiano Cunego (Ita) Lampre-Merida +0:36
5 Cadel Evans (Aus) BMC +0:36
6 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +0:36
7 Mikel Nieve (Esp) Sky +0:36
8 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +0:36
9 Roman Kreuziger (Cze) Tinkoff-Saxo +0:54
10 Mikel Landa (Esp) Astana +0:54
20 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +0:58
36 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +4:15
90 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +17:26
129 Sérgio Paulinho (Por) Tinkoff-Saxo +26:16
143 Bruno Pires (Por) Tinkoff-Saxo +32:54

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

  1. Melhor hoje. Pior ontem. E amanhã? Mais um dia, mais um treino. PCruz

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.