Avançar para o conteúdo principal

CC José Maria Nicolau comanda Taça de Portugal Juniores

Este fim-de-semana, os juniores pedalaram duas provas da Taça de Portugal/Libertu Seguros em Odemira. O Clube José Maria Nicolau imperou no colectivo, vencendo ambas as provas do Troféu José Poeira com Tiago Antunes e André Crispim.

Na tarde de sábado, os jovens ciclistas pedalaram na pequena freguesia costeira de Zambujeira do Mar o contra-relógio individual de 23,4 km. Tiago Antunes, que já tinha ganho o mês transacto a 1ª prova da Taça disputada em Alcobaça, chegou à sua especialidade e voltou a conquistar o primeiro lugar, com um tempo de 31m24s a 44,713 km/h. No segundo lugar terminou Ivo Oliveira (CC Bairrada) a 23s e em terceiro o companheiro de equipa do vencedor, Bruno Gonçalves a 45s.

Pela manhã de domingo, o pelotão de 130 juniores disputou a prova em linha de 127 km. Na jornada, José Silva (EC Carlos Carvalho) conquistou as metas volantes e o companheiro de equipa João Pereira coroou o prémio de montanha de 3ªcat. (km 72,6). Com cerca de 50 km ainda por pedalar, uma fuga foi tentada e no seu encalço chegou André Crispim, que seguiu em solitário nos últimos 30 km até ao cruzar vitorioso da meta. O grupo perseguidor chegou a mais de 2 minutos com Alexandre Matos (Liberty Seguros/Feira/KTM) a cruzar a linha em segundo e Emanuel Rodrigues (Alcobaça CC/ Crédito Agrícola) em terceiro.

A Taça de Portugal Juniores regressa para a 4ª prova pontuável em Maio.
 
Juniores CC José Maria Nicolau (Foto facebook equipa)
Resultados 2ª Prova
1 Tiago Antunes (Por) CC José Maria Nicolau 0:31:24
2 Ivo Oliveira (Por) CC Bairrada +0:23
3 Bruno Gonçalves (Por) CC José Maria Nicolau +0:45
4 André Crispim (Por) CC José Maria Nicolau +0:55
5 Jorge Magalhães (Por) Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel +1:13
6 Marcelo Salvador (Por) Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros +1:42
7 Marvin Scheulen (Por) Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros +1:49
8 Miguel Amorim (Por) CC Bairrada +1:57
9 Francisco Campos (Por) Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel +2:02
10 Alexandre Matos (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM) +2:03

Resultados 3ª Prova
1 André Crispim (Por) CC José Maria Nicolau 3:31:40
2 Alexandre Matos (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM) +2:23
3 Emanuel Rodrigues (Por) Alcobaça CC/Crédito Agrícola +2:23
4 André carvalho (Por) EC Carlos carvalho +2:23
5 Pedro Preto (Por) CC Bairrada +2:41
6 André Ramalho (Por) LA Alumínios/SGR Ambiente +2:41
7 Rui Oliveira (Por) CC Bairrada +2:41
8 Tiago Antunes (Por) CC José Maria Nicolau +2:41
9 Gonçalo Carvalho (Por) Alcobaça CC/Crédito Agrícola +2:41
10 Hugo Nunes (Por) Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel +2:41


Resultados completos 2ª prova
Resultados completos 3ª prova
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

Rafael Reis: “É um orgulho pertencer à equipa mais antiga do mundo no activo”

Aos 22 anos, Rafael Reis é considerado uma das maiores promessas do ciclismo português, contando ainda com uma grande margem de progressão relativamente às suas capacidades enquanto ciclista. Numa temporada marcada pelo regresso ao pelotão nacional, abraçou a equipa Banco BIC-Carmim após dois anos a pedalar no estrangeiro. Este ano, sagrou-se pela segunda vez consecutiva campeão nacional sub-23 em contra-relógio, uma especialidade na qual alcançou o mesmo feito em júnior.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.