Avançar para o conteúdo principal

CC José Maria Nicolau comanda Taça de Portugal Juniores

Este fim-de-semana, os juniores pedalaram duas provas da Taça de Portugal/Libertu Seguros em Odemira. O Clube José Maria Nicolau imperou no colectivo, vencendo ambas as provas do Troféu José Poeira com Tiago Antunes e André Crispim.

Na tarde de sábado, os jovens ciclistas pedalaram na pequena freguesia costeira de Zambujeira do Mar o contra-relógio individual de 23,4 km. Tiago Antunes, que já tinha ganho o mês transacto a 1ª prova da Taça disputada em Alcobaça, chegou à sua especialidade e voltou a conquistar o primeiro lugar, com um tempo de 31m24s a 44,713 km/h. No segundo lugar terminou Ivo Oliveira (CC Bairrada) a 23s e em terceiro o companheiro de equipa do vencedor, Bruno Gonçalves a 45s.

Pela manhã de domingo, o pelotão de 130 juniores disputou a prova em linha de 127 km. Na jornada, José Silva (EC Carlos Carvalho) conquistou as metas volantes e o companheiro de equipa João Pereira coroou o prémio de montanha de 3ªcat. (km 72,6). Com cerca de 50 km ainda por pedalar, uma fuga foi tentada e no seu encalço chegou André Crispim, que seguiu em solitário nos últimos 30 km até ao cruzar vitorioso da meta. O grupo perseguidor chegou a mais de 2 minutos com Alexandre Matos (Liberty Seguros/Feira/KTM) a cruzar a linha em segundo e Emanuel Rodrigues (Alcobaça CC/ Crédito Agrícola) em terceiro.

A Taça de Portugal Juniores regressa para a 4ª prova pontuável em Maio.
 
Juniores CC José Maria Nicolau (Foto facebook equipa)
Resultados 2ª Prova
1 Tiago Antunes (Por) CC José Maria Nicolau 0:31:24
2 Ivo Oliveira (Por) CC Bairrada +0:23
3 Bruno Gonçalves (Por) CC José Maria Nicolau +0:45
4 André Crispim (Por) CC José Maria Nicolau +0:55
5 Jorge Magalhães (Por) Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel +1:13
6 Marcelo Salvador (Por) Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros +1:42
7 Marvin Scheulen (Por) Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros +1:49
8 Miguel Amorim (Por) CC Bairrada +1:57
9 Francisco Campos (Por) Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel +2:02
10 Alexandre Matos (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM) +2:03

Resultados 3ª Prova
1 André Crispim (Por) CC José Maria Nicolau 3:31:40
2 Alexandre Matos (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM) +2:23
3 Emanuel Rodrigues (Por) Alcobaça CC/Crédito Agrícola +2:23
4 André carvalho (Por) EC Carlos carvalho +2:23
5 Pedro Preto (Por) CC Bairrada +2:41
6 André Ramalho (Por) LA Alumínios/SGR Ambiente +2:41
7 Rui Oliveira (Por) CC Bairrada +2:41
8 Tiago Antunes (Por) CC José Maria Nicolau +2:41
9 Gonçalo Carvalho (Por) Alcobaça CC/Crédito Agrícola +2:41
10 Hugo Nunes (Por) Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel +2:41


Resultados completos 2ª prova
Resultados completos 3ª prova
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.