Avançar para o conteúdo principal

Maia aplaude triunfo de Hugo Sabido

Vitória de Hugo Sabido na 2ª etapa (by LA Alumínios-Antarte)

Segunda etapa, segunda vitória lusa no 6º Grande Prémio Liberty Seguros/Volta às Terras de Santa Maria, desta feita pelas pedaladas ao sprint de Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), que escalou ao segundo lugar da geral. Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa) permaneceu de amarela ao cruzar a meta em nono lugar, com o mesmo tempo do vencedor.

O pelotão do Grande Prémio esteve hoje na Cidade Europeia do Desporto 2014. A Maia foi o palco eleito para a partida e chegada da segunda jornada de 147,3 km, com dois prémios de montanha de 3ª categoria e duas metas volantes, a segunda localizada à primeira passagem pela linha de meta à falta de 13,3 km para o final.

À imagem da etapa anterior, a chuva voltou a marcar presença tal como uma fuga tentou a sorte rumo à aventura do dia. O grupo chegou a alcançar 3 minutos de vantagem, completamente apagados no asfalto nos quilómetros finais da jornada.

Na chegada à Avenida D. Manuel II repleta de público, o sprint foi lançado e no pavé maiato Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte) demonstrou na experiência dos seus 34 anos a garra de triunfar na meta, batendo toda a concorrência e subindo com esta vitória ao segundo lugar da geral, apenas a 4s da camisola amarela na posse de Ricardo Vilela (OFM-Quinta da Lixa). Rafael Silva (Efapel-Glassdrive) cruzou a meta em segundo, agarrando a liderança da camisola verde dos pontos. Pelo segundo dia consecutivo, Vicente De Mateos (Louletano-Dunas Douradas) foi terceiro na meta.

Além da classificação dos pontos, também a camisola vermelha das metas volantes mudou de dono, pertencendo agora ao jovem espanhol Pablo Lechuga (Euskadi). Já Hugo Sancho (LA Alumínios-Antarte) defendeu a liderança da camisola azul da montanha. No colectivo nada mudou, a OFM-Quinta da Lixa manteve o primeiro lugar por equipas e a Anicolor por equipas de clube.

Nos mais jovens, Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) continuou a envergar a camisola dourada de líder da juventude, mas na meta foi o companheiro de equipa Leonel Coutinho o primeiro sub-23 a cruzar a linha, seguido de Carlos Ribeiro (Anicolor) e Luís Gomes (Maia-Bicicletas Andrade), num dia especial para a equipa de clube da cidade maiata.

Numa jornada totalmente dedicada ao asfalto da ‘Cidade do Lidador’, o homenageado do dia foi, a título póstumo, Fernando Moreira de Sá, bi-campeão nacional sempre ao serviço da equipa do FC Porto pela qual venceu a Volta a Portugal de 1952.

O 6º Grande Prémio despede-se amanhã numa dupla jornada em Santa Maria da Feira. Pela manhã, disputa-se um contra-relógio por equipas de 15 km no Europarque. De tarde, será o habitual Circuito do Castelo num total de 79,2 km.
 
Equipa Maia-Bicicletas Andrade à partida 2ª etapa (by @UCMaia)

Resultados Etapa 2
1 Hugo Sabido (Por) LA Alumínios-Antarte 3:39:57 [40,182 km/h]
2 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
3 Vicente De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas m.t.
4 Manuel Cardoso (Por) Banco BIC-Carmim m.t.
5 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista m.t.
6 Jon Aberasturi (Esp) Euskadi m.t.
7 Leonel Coutinho (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM m.t.
8 Joni Brandão (Por) Efapel-Glassdrive m.t.
9 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa m.t.
10 Nuno Ribeiro (Por) OFM-Quinta da Lixa m.t.
------
Geral Juventude:
1 Rúben Guerreiro (Por) Liberty Seguros/Feira/KTM
2 António Barbio (Por) Anicolor
3 Hugo Vaz (Por) Anicolor
4 Luís Gomes (Por) Maia-Bicicletas Andrade
5 Joaquim Silva (Por) Anicolor
Pontos: Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive
Montanha: Hugo Sancho (Por) LA Alumínios-Antarte
Metas Volantes: Pablo Lechuga (Esp) Euskadi
Equipas Absoluto: OFM-Quinta da Lixa
Equipas Clube: Anicolor
------
Geral
1 Ricardo Vilela (Por) OFM-Quinta da Lixa 7:28:01
2 Hugo Sabido (Por) LA Alumínios-Antarte +4”
3 Nuno Ribeiro (Por) OFM-Quinta da Lixa +5”
4 Vicente De Mateos (Esp) Louletano-Dunas Douradas +6”
5 Rafael Silva (Por) Efapel-Glassdrive +8”
6 Eduard Prades (Esp) OFM-Quinta da Lixa +12”
7 Beñat Txoperena (Esp) Euskadi +12”
8 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +14”
9 Luís Afonso (Por) LA Alumínios-Antarte +14”
10 Arkaitz Durán (Esp) OFM-Quinta da Lixa +14”

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.