Avançar para o conteúdo principal

Itzulia: Contador conquista Vuelta al País Vasco

Alberto Contador vencedor de Itzulia (Foto www.berria.info)

O alemão Tony Martin (Omega Pharma-Quick Step) conquistou a segunda vitória em etapas no derradeiro dia de Itzulia, triunfando no contra-relógio individual, especialidade em que é tri-campeão do mundo. Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) esteve muito perto de alcançar a vitória da etapa, defendendo-se brilhantemente na estrada e convertendo-se no grande vencedor da Vuelta al País Vasco pela terceira vez na sua carreira, uma corrida marcante pelas paisagens, dureza das etapas e entrega dos aficionados bascos em cada ascensão.

Ao longo dos seis dias de prova, a luta pela amarela esteve bastante acesa, principalmente entre dois protagonistas, Alberto Contador (Tinkoff-Saxo) e Alejandro Valverde (Movistar). Os dois espanhóis chegaram ao contra-relógio individual, pedalado hoje em Markina-Xemein, separados por escassos 12 segundos, que durante os 25,9 km de percurso foram ganhando mais e mais distância a favor do ‘Pistolero’, levando ‘Bala’ a cair para o quinto lugar da geral.

Entre o terreno plano e duas subidas a meio da luta individual, os altos de Gontzagaigana e Santa Eufemia, o campeão mundial da especialidade Tony Martin (Omega) não deixou escapar a vitória, terminando com um tempo de 38m33s na meta. Por muito pouco, Alberto Contador (Tinkoff) não venceu a etapa, ficando em segundo a 7s do alemão, que viu o companheiro de equipa Michal Kwiatkowski pedalar um fantástico terceiro lugar, gastando mais 15s e subindo o campeão polaco ao segundo lugar da geral final, a qual ficou completa com o francês Jean-Christophe Peraud (AG2R La Mondiale) no terceiro lugar ao finalizar hoje o contra-relógio na quinta posição.

Alberto Contador (Tinkoff) mostra-se imparável esta temporada tendo agarrado hoje a sexta vitória no início do ano, retribuindo assim todo o trabalho realizado pela equipa ao longo da prova basca, como no caso da dupla lusa Bruno Pires e Sérgio Paulinho, que hoje já não lutaram contra o relógio, tendo finalizado o seu trabalho no dia anterior à imagem de mais três companheiros de equipa.

Em prova continuaram os ciclistas portugueses da Lampre-Merida, Rui Costa e Nelson Oliveira, a alcançarem hoje o 23º e 68º tempo no contra-relógio, bem como André Cardoso da Garmin-Sharp, que finalizou o esforço individual na 97ª posição. Nas contas finais, este trio lusitano terminou na geral de Itzulia em 38º André Cardoso, 51º Rui Costa e 83º Nelson Oliveira.


Resultados Etapa 6
1 Tony Martin (Ger) Omega Pharma-Quick Step 0:38:33
2 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo +0:07
3 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:15
4 Simon Spilak (Rus) Katusha +0:16
5 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +0:35
6 Tom Dumoulin (Ned) Giant-Shimano +0:38
7 Ion Izagirre (Esp) Movistar +0:41
8 Alejandro Valverde (Esp) Movistar +1:02
9 Tejay Van Garderen (USA) BMC +1:05
10 Thibaut Pinot (Fra) FDJ.fr +1:25
23 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +2:09
68 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +4:10
97 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +5:50
------
Montanha: Davide Villella (Ita) Cannondale
Metas Volantes: Omar Fraile (Esp) Caja Rural-Seguros RGA
Regularidade: Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
Equipas: BMC
------
Geral Final
1 Alberto Contador (Esp) Tinkoff-Saxo 21:09:11
2 Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step +0:49
3 Jean-Christophe Peraud (Fra) AG2R La Mondiale +1:04
4 Simon Spilak (Rus) Katusha +1:07
5 Alejandro Valverde (Esp) Movistar +1:07
6 Tejay Van Garderen (USA) BMC +1:56
7 Cadel Evans (Aus) BMC +1:56
8 Yuri Trofimov (Rus) Katusha +2:13
9 Thibaut Pinot (Fra) FDJ.fr +2:14
10 Wout Poels (Ned) Omega Pharma-Quick Step +2:26
38 André Cardoso (Por) Garmin-Sharp +26:15
51 Rui Costa (Por) Lampre-Merida +37:03
83 Nelson Oliveira (Por) Lampre-Merida +55:32

(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.