Avançar para o conteúdo principal

À conversa com Eduard Prades, líder em Março do Ranking APCP

Eduard Prades (Foto by Zé Paulo / Momento Certo Fotografia)

Este foi um início de temporada brilhante, assumindo em Março a liderança do Ranking APCP. Como recebeste a notícia e que significado tem para ti alcançá-lo?
Foi um grande começo de temporada. De qualquer forma a liderança do Ranking foi uma surpresa. Não esperava, mas é o reflexo da regularidade e do bom trabalho, o que me motiva para continuar a trabalhar.

Com os resultados obtidos principalmente nas corridas lusas por etapas, no Algarve e Alentejo, podemos afirmar que este foi o melhor começo de temporada que já tiveste?
Sim, embora costume arrancar muito bem as temporadas. O ano passado comecei a mostrar-me na geral das voltas. Antes só visava clássicas e etapas, mas agora estou a consolidar-me nas voltas de maior categoria.

Além da tua liderança no Ranking APCP de Março, a OFM-Quinta da Lixa detém o primeiro lugar por equipas e também no equipier com Luís Fernandes. Com está a ver o grupo este bom momento?
Esta é a demonstração de que todos pedalamos para o mesmo lado, há pessoas que dão tudo pelos companheiros e outros que respondem com resultados. Trabalhamos bem e há que continuar no bom caminho rumo a novos objectivos.

Quais são as tuas próximas metas e da equipa?
A meta da equipa é trabalhar dia-a-dia para que o nome OFM-Quinta da Lixa suba o mais alto possível. Quanto a mim, o meu próximo objectivo é Amorebieta, em Espanha. Quero melhorar o meu 7º lugar do ano passado e depois terei que levantar um pouco o pé para chegar bem ao verão.
  


-------------------------
Versão em Castelhano
-------------------------

Hablando con Eduard Prades, líder en marzo del Ranking APCP

Este ha sido un inicio de temporada brillante, asumiendo el liderato del Ranking APCP en marzo. ¿Cómo has recibido la noticia y qué significa para ti lograrlo?
Ha sido un gran comienzo de temporada. De todas formas ha sido una sorpresa el liderato del Ranking. No lo esperaba, pero eso es el reflejo de la constancia y el buen trabajo y me motiva para seguir trabajando.

Con los resultados obtenidos principalmente en las carreras lusas por etapas, en Algarve y Alentejo, ¿se puede decir que es el mejor comienzo de temporada que ya tuviste?
Sí, aunque suelo arrancar muy bien las temporadas. El año pasado empecé a dejarme ver en las generales de las vueltas. Antes sólo apuntaba a clásicas y etapas, pero ahora me estoy consolidando en vueltas de mayor categoría.

Además de tu liderato en el Ranking APCP de marzo, el OFM-Quinta da Lixa detiene el primer lugar por equipas y también en el equipier con Luís Fernandes. ¿Cómo está viendo el grupo este buen momento?
Esto es la muestra de que todos pedaleamos hacia el mismo lado, hay gente que lo da todo por los compañeros y otros que responden con resultados. Trabajamos bien y hay que continuar por el buen camino hacia nuevos objetivos.

¿Qué metas el equipo y tú te apuntas próximamente?
La meta del equipo es trabajar día a día y que el nombre OFM-Quinta da Lixa suba lo más alto. En cuanto a mí, mi próximo objetivo es Amorebieta, en España. Quiero mejorar mi 7º lugar del año pasado y después tendré que levantar un poco el pie, para llegar bien al verano.

______
Entrevista realizada para APCP
Ranking APCP completo aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Ciclistas portugueses no estrangeiro em 2022

A época de 2022 já decorre a toda a velocidade no pelotão internacional. Este ano, o ciclismo português conta com 18 ciclistas em equipas estrangeiras de Estrada UCI e quatro na vertente de BTT UCI.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.