Avançar para o conteúdo principal

Troféu Joaquim Agostinho: a glória de Delio Fernández

Delio Fernández conquistou o 37º Troféu Joaquim Agostinho. No alto da Carvoeira, o galego de 28 anos defendeu o título ganho na edição anterior pela sua equipa OFM-Quinta da Lixa, na altura pelas pedaladas do conterrâneo Eduard Prades. Nesta 3ª etapa, a vitória na linha de meta sorriu ao checo Karel Hnik (Etixx).


Delio Fernández (Foto www.trofeujoaquimagostinho.com)

De São Martinho do Porto ao Parque Eólico da Carvoeira, o pelotão pedalou este domingo 164 km da etapa rainha. Com duas montanhas por coroar antes da chegada em alto, várias foram as tentativas de escapada que pontuaram a derradeira jornada.

Uma primeira fuga viu o intento terminar após a 3ª cat. na Carvoeira (km 102), seguindo apenas na frente Bruno Sancho (Banco BIC-Carmim), a quem se juntou mais tarde o japonês Hiroshi Stubaki (Bridgestone Anchor). Contudo, na aproximação à 1ª cat. de Montejunto (km 134,8), já o pelotão tinha alcançado o duo em fuga. Em plena escalada, o espanhol David Belda (Burgos BH) atacou coroando o alto, recebendo logo em seguida a companhia de Edson Calderón (4-72 Colombia), mas o colombiano não aguentou a pedalada do espanhol, seguindo Belda em solitário, mas apenas até à entrada da derradeira escalada.

A meta esperava os últimos golpes de pedal no alto da Carvoeira, uma 2ª categoria fustigada impiedosamente pelo vento. A OFM-Quinta da Lixa voou para anular a fuga de Belda e defender a amarela de Delio Fernández. Em plenas rampas do Parque Eólico da Carvoeira, os ataques surgiram com o camisola amarela a defender-se da dupla mais perigosa, o 2º à geral Victor de la Parte e o companheiro Sérgio Sousa (Efapel-Glassdrive).

Contudo, a vitória na linha de todas as decisões coube ao vencedor de uma das etapas da Volta ao Alentejo. O jovem Karel Hnik (Etixx) lançou-se para o triunfo da jornada nos 800m finais, deixando a 5 segundos Jordi Simon (Team Ecuador) e César Fonte (Rádio Popular-Boavista).

Na 5ª posição cruzou a meta Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), conquistando esta primeira gloriosa vitória da temporada para o seu palmarés. Victor de la Parte (Efapel-Glassdrive) e Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte) completaram o pódio do 37º Troféu Joaquim Agostinho, no ano em que se cumprem 30 anos do falecimento do carismático corredor português.

Na juventude, o pódio pertenceu a Kirill Sveshnikov (Lokosphinx), Juan Felipe Osorio e Bernardo Suaza (4-72 Colombia), surgindo na 4ª e 5ª posições os lusos Gaspar Gonçalves (Anicolor) e Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista).

A 4-72 Colombia triunfou por equipas, a camisola cinza dos pontos coube a Jordi Simon (Team Ecuador), a azul da montanha ficou em Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista) e a branca das metas volantes em Raúl Alarcón (Louletano-Dunas Douradas).

Resultados Et3
1 Karel Hnik (Cze) Etixx 4:04:24 [40,262 km/h]
2 Jordi Simon (Esp) Team Ecuador +5”
3 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +5”
4 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +5”
5 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa +5”
6 Higinio Fernández (Esp) Team Ecuador +5”
7 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +5”
8 Kirill Sveshnikov (Rus) Lokosphinx +11”
9 Thomas Lebas (Fra) Bridgestone Anchor +11”
10 Hernâni Brôco (Por) Louletano-Dunas Douradas +11”

Geral Final
1 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa 12:17:06
2 Victor de la Parte (Esp) Efapel-Glassdrive  +10”
3 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +13”
4 Karel Hnik (Cze) Etixx +38”
5 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +40”
6 Kirill Sveshnikov (Rus) Lokosphinx +48”
7 Hernâni Brôco (Por) Louletano-Dunas Douradas +51”
8 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive +53”
9 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +59”
10 Higinio Fernández (Esp) Team Ecuador +1:04”

Resultados completos aqui
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.