Avançar para o conteúdo principal

Troféu Joaquim Agostinho: etapa de Edgar Pinto, amarela de Delio Fernández

Edgar Pinto (LA Alumínios-Antarte) venceu a 1ª etapa do Troféu Joaquim Agostinho e o 3º lugar alcançado por Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa) levou-o à liderança da camisola amarela.



Vitória de Edgar Pinto (Foto www.trofeujoaquimagostinho.com)

A jornada de 170,3 km ligou Manique do Intendente ao Sobral de Monte Agraço, tendo a incrementar o espectáculo a 1ª cat. de Montejunto (km 110,5) e as 3ªs cats. de Serra da Vila (km 150,9) e na chegada à meta.
Sempre com o sol abrasador por companhia, uma fuga conseguiu rumar à aventura do dia passados 20 km de percurso. Dela fizeram parte os corredores de equipas lusas Luís Afonso (LA Alumínios-Antarte), Micael Isidoro (Louletano-Dunas Douradas), Alberto Gallego (Rádio Popular-Boavista), Samuel Magalhães (Liberty Seguros/Feira/KTM), Hugo Vaz e Rui Rodrigues (Anicolor), acompanhados por José Ragonessi (Team Ecuador), Camilo Suárez (4-72 Colombia) e Diego Cuervo (Burgos BH).

Enquanto os nove mantinham a esperança de chegar a bom porto, no pelotão a Efapel-Glassdrive marcava o ritmo na defesa da liderança de Victor de la Parte, sempre a uma distância a rondar os 2 minutos. A fuga chegou à primeira dureza do dia e, em plena escalada, Alberto Gallego deixou os companheiros para trás, coroando isolado o alto de Montejunto. No entanto, na descida seria alcançado por Luís Afonso, Samuel Magalhães e Micael Isidoro, enquanto os demais aventureiros regressavam ao pelotão.

Pressentindo a aproximação do grande grupo, o jovem luso Samuel Magalhães, vice-campeão nacional sub-23 de fundo, tentou uma aventura em solitário, sendo alcançado na aproximação à subida seguinte, na Serra da Vila, enquanto Evgeny Shalunov (Lokosphinx) atacava no pelotão e chegava à sua companhia, levando consigo os fugitivos Gallego e Micael Isidoro, luso que viria a coroar o alto.

O quarteto não iria longe, pois o ritmo imposto pela Efapel acabou com a fuga a cerca de 8 km para o desenlace. Mário Costa (OFM-Quinta da Lixa) ainda tentou a sua sorte a 2 km da meta, mas sem êxito. Na subida final Edgar Pinto fez a diferença, pedalando para a vitória da jornada, a 5 segundos da dupla espanhola Jordi Simon (Team Ecuador) e Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), o novo líder do Troféu, que irá tentar defender o título conquistado pelo companheiro Eduard Prades na edição anterior.

Nos sub-23, o colombiano Bernardo Suaza (4-72 Colombia) foi o primeiro a cruzar a meta na 12º posição, assumindo a liderança da juventude. Seguiu-se em 17º o luso Nuno Bico (Rádio Popular-Boavista) e em 22º o russo Kirill Sveshnikov (Lokosphinx), respectivamente 3º e 2º na geral deste escalão.

Na geral por equipas, a 4-72 Colombia lidera no final da jornada, enquanto nos pontos impera Edgar Pinto, na montanha reina Alberto Gallego e nas metas volantes comanda Rui Rodrigues.

Para amanhã, a 2ª etapa reserva ao pelotão 147,5 km entre Atouguia da Baleia e Torres Vedras, onde se irá pedalar o tradicional final da etapa em circuito.

Resultados Et1
1 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte 4:27:02 [38,265 km/h]
2 Jordi Simon (Esp) Team Ecuador +5”
3 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa +5”
4 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +8”
5 Victor de la Parte (Esp) Efapel-Glassdrive +10”
6 Julien Loubet (Fra) GSC Blagnac Velo Sport31 +10”
7 David Belda (Esp) Burgos BH +10”
8 Frederico Figueiredo (Por) Rádio Popular-Boavista +10”
9 Edson Calderón (Col) 4-72 Colombia +10”
10 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive +13”

Geral
1 Delio Fernández (Esp) OFM-Quinta da Lixa 4:36:34
2 Victor de la Parte (Esp) Efapel-Glassdrive +3”
3 Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Antarte +6”
4 Julien Loubet (Fra) GSC Blagnac Velo Sport31 +13”
5 Sérgio Sousa (Por) Efapel-Glassdrive +23”
6 Edson Calderón (Col) 4-72 Colombia +30”
7 César Fonte (Por) Rádio Popular-Boavista +37”
8 Daniel Mestre (Por) Banco BIC-Carmim +37”
9 Bernardo Suaza (Col) 4-72 Colombia +37”
10 Hernâni Brôco (Por) Louletano-Dunas Douradas +38”

Resultados completos aqui
Prólogo - "Victor de la Parte vence prólogo"
Apresentação - 37º Troféu Joaquim Agostinho
(escrito em português de acordo com a antiga ortografia)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.

Os velódromos de Portugal

Velódromo de Palhavã (© Arquivo Municipal de Lisboa) Em Portugal, o ciclismo já foi considerado o desporto da moda entre as elites. Para chegarmos a esse momento da história, temos de recuar ao tempo da monarquia, até finais do século XIX, para encontrar o primeiro velódromo em território nacional, o Velódromo do Clube de Caçadores do Porto , na Quinta de Salgueiros, não sendo a sua data totalmente precisa, já que a informação a seu respeito é muito escassa. Em alguns relatos, a sua inauguração data de 1883, enquanto noutros data de 1893.