Avançar para o conteúdo principal

Volta a Portugal: Damien Gaudin veste amarela no prólogo de Belém

A equipa Armée de Terre entrou a vencer na 79ª Volta a Portugal Santander Totta pelos pedais de Damien Gaudin, de 30 anos. No prólogo em Belém, o ciclista francês superou por 2 segundos o campeão nacional de contra-relógio Domingos Gonçalves (RP-Boavista) e por 3 segundos o galego Alejandro Marque (Sporting-Tavira).


Depois de pedalar o curto esforço individual de 5,4 km a 50,625 km/h, Damien Gaudin vestiu a primeira camisola amarela da Volta a Portugal de 2017. Domingos Gonçalves subiu ao pódio como melhor português da jornada e Alejandro Marque vestiu a camisola da montanha.

O canadiano Travis Samuel (H&R Block Pro Cycling Team) envergou a camisola branca da juventude ao ser o melhor jovem no prólogo inaugural, pedalando o 5º melhor tempo.

Entre as 18 equipas presentes, imperou no colectivo a Sporting-Tavira ao colocar três ciclistas entre os primeiros 11 melhores tempos da jornada.

Amanhã, a primeira etapa disputa-se entre Vila Franca de Xira e Setúbal, num total de 203 km.


Damien Gaudin feliz com a vitória (© Helena Dias)
Damien Gaudin vence prólogo da Volta a Portugal (© Helena Dias)
Domingos Gonçalves brilha no equipamento de campeão nacional de contra-relógio  (© Helena Dias)
  
Pódio do prólogo com Travis Samuel, Alejandro Marque, Domingos Gonçalves e Damien Gaudin (© Helena Dias)

A festa do dia inaugural da 79ª Volta a Portugal Santander Totta (© Helena Dias)


Resultados Prólogo [resultados completos]
1º Damien Gaudin (Fra) Armée de Terre 0:06:24 [50,625 km/h]
2º Domingos Gonçalves (Por) RP-Boavista +2s
3º Alejandro Marque (Esp) Sporting-Tavira +3s
4º James Gullen (GBr) JLT Condor +4s
5º Travis Samuel (Can) H&R Block Pro Cycling Team +9s
6º Jesús Ezquerra (Esp) Sporting-Tavira +11s
7º Théry Schir (Sui) Team Vorarlberg +11s
8º Stefan Schumacher (Ger) Kuwait-Cartucho.es +11s
9º Gian Friesecke (Sui) Team Vorarlberg +12s
10º Óscar Rodríguez (Esp) Euskadi-Murias +13s
11º Rinaldo Nocentini (Ita) Sporting-Tavira +13s
12º Gustavo Veloso (Por) W52-FC Porto +14s
13º Daniel Mestre (Por) Efapel +14s
14º João Matias (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +15s
15º Sérgio Paulinho (Por) Efapel +17s
16º Raúl Alarcón (Esp) W52-FC Porto +18s
17º Edgar Pinto (Por) LA Alumínios-Metalusa-BlackJack +18s
18º Thomas Rostollan (Fra) Armée de Terre +19s
19º Ricardo Mestre (Por) W52-FC Porto +19s
20º António Barbio (Por) Efapel +20s

______
Ver também:

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo ...

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Formação e futuro do ciclismo em Portugal

Tema bastante recorrente, o futuro do ciclismo em perigo na Península Ibérica pelo desaparecimento das equipas de formação. Apesar da diferente dimensão e consequente potencial do território, Portugal tem superado este problema de forma mais evidente do que Espanha , que viu nos últimos anos várias equipas evaporarem-se da categoria continental, restando duas frente às seis lusitanas. Superando expectativas nacionais e estrangeiras, no recente Campeonato do Mundo em Ponferrada, tal como no anterior em Florença, os jovens lusos mostraram-se nos lugares cimeiros, superando os jovens do país vizinho que tem vindo a esmorecer como uma potência do ciclismo.