Avançar para o conteúdo principal

Gustavo Veloso: “Temos uma equipa forte”

O Cycling & Thoughts entrevistou Gustavo Veloso (W52-FC Porto) em Belém, na apresentação das equipas da 79ª Volta a Portugal Santander Totta. O galego de 37 anos irá tentar vencer a sua terceira Volta, depois dos triunfos alcançados em 2014 e 2015.


Gustavo Veloso chega à 79ª edição da Volta com o objectivo primordial de conquistar a camisola amarela.

GV: “Espero discutir a Volta como todos os anos. Penso que fiz um bom trabalho até agora, chego numa condição muito parecida a todos os anos e agora há que ver na estrada como os rivais se comportam e qual o lugar que me toca no último dia.”

O percurso deste ano difere um pouco da edição anterior, tornando-o mais fácil na sua opinião.

GV: “Penso que o percurso é um pouco mais fácil do que no ano passado. O facto de apenas se fazer a subida da Torre uma vez, se calhar haverá menos diferenças no final. A etapa da Sra. da Graça também não é tão dura como antes. E etapas como a do ano passado que se subia o S. Macário, uma montanha muito dura e que impunha respeito, este ano não temos. No final, a Volta é a Volta e os atletas é que fazem as corridas duras. Vamos ver a velocidade a que se corre, o calor que faz e, dia após dia, há que ir pensando como se faz a corrida e ver o que acontece.”

Em 2016, a partir do final da terceira etapa, Gustavo Veloso deixou a luta pela geral nas mãos do companheiro Rui Vinhas, que chegou à liderança após uma fuga de êxito. A partir desse momento, defendeu a liderança do companheiro de equipa, não deixando de ser ofensivo na luta por etapas. Em 2017, que Gustavo veremos na Volta?

GV: “Não sei que Gustavo se vai ver na Volta. O ano passado, a corrida fez com que tivesse uma postura mais em defesa do Vinhas do que tirar tempo. Isso ajudou-me a poder discutir as etapas. Os rivais arrancavam e eu ia na roda, não colaborava, porque o líder estava na minha equipa. Isso fez com que chegasse ao final com a liberdade de discutir as etapas. Este ano não sei como vai ser. Nas anteriores Voltas nunca tive a ambição de ganhar etapas, a minha missão é sempre ganhar a geral, mas uma coisa leva à outra. Quando estás a discutir a geral vais estar na frente e se podes ganhar tentas ganhar.”

A W52-FC Porto chega à Volta a Portugal como a mais vitoriosa do pelotão português, somando 15 vitórias.

GV: “Temos uma equipa forte. Temos dentro da mesma equipa três ciclistas que já ganharam a Volta [Rui Vinhas, Gustavo Veloso e Ricardo Mestre], mais três que terminaram nos dez primeiros [António Carvalho, Amaro Antunes e Raúl Alarcón] e os outros dois são o [Samuel] Caldeira, que já tem muitos anos de experiência trabalhando na Volta para diferentes líderes, e já ganhou 8 Voltas como colega de equipa, e temos o Joaquim Silva que já começa a ser um veterano da Volta. A equipa está forte e compensada.”

Gustavo Veloso sonha assim com a amarela em Viseu.

GV: “Esse é o objectivo. É para isso que treinei, que me cuidei. Mas claro, há que concretizá-lo na estrada.”

Gustavo Veloso (© Helena Dias)

W52-FC Porto na 79ª Volta a Portugal (© Helena Dias)

Comentários

Artigos Mais Lidos

Apresentação Liberty Seguros/Feira/KTM 2014

Esta quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Sta. Maria da Feira recebeu a apresentação do 6º GP Liberty Seguros/Volta às Terras de Sta. Maria e das equipas de formação Liberty Seguros/Feira/KTM do Sport Ciclismo S. João de Ver. Entre as personalidades presentes destacaram-se os patrocinadores das equipas, nomeadamente a Liberty Seguros, a KTM e a Câmara Municipal de Sta. Maria da Feira. Também não faltaram antigos corredores da casa, actualmente a pedalar no pelotão profissional nacional, entre outros o campeão nacional Joni Brandão, César Fonte, Edgar Pinto, Frederico Figueiredo, Mário Costa, Rafael Silva e o internacional André Cardoso. Nem o campeão do mundo Rui Costa faltou à chamada de um dos directores desportivos mais acarinhados no país, Manuel Correia, deixando em vídeo uma mensagem sentida de agradecimento pelo seu percurso e aprendizagem no clube. Precisamente de Manuel Correia surgiu o momento mais marcante da cerimónia, aquando do seu anúncio de fim de ciclo

#Giro100 no Eurosport

A 100ª edição do Giro d’Italia decorre entre os dias 5 e 28 de Maio, com transmissão alargada e personalizada no canal Eurosport , tendo como principais anfitriões da emissão portuguesa os conhecidos comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira. O Cycling & Thoughts esteve à fala com três dos comentadores para conhecer os pontos-chave da emissão, prognósticos do pódio e perspectivas da prestação lusitana na Corsa Rosa . No centenário do Giro d’Italia, o pelotão [ ver lista ] contará com três estreias lusitanas: o campeão nacional José Mendes (BORA-hansgrohe), José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e o campeão do mundo de 2013 Rui Costa (UAE Team Emirates).

Entrevista a Isabel Fernandes: “África leva-nos a colocar em causa as nossas prioridades de Primeiro Mundo”

O ciclismo apareceu na vida profissional de Isabel Fernandes em 1987 para não mais sair. De comissária estagiária em 1989, chegou ao patamar de comissária internacional dez anos depois, realizando diversas funções na modalidade ao longo dos anos, nomeadamente intérprete e relações públicas de equipas, membro da APCP (Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais) e da organização de várias provas como os Campeonatos da Europa e do Mundo, em Lisboa.